Há uma década que a cada sexta-feira 13 o radialista João Carlos Costa organiza um almoço para o qual convida pessoas das mais diversas áreas para conviver e falar sobre superstições. A passada sexta-feira não foi excepção. Às 13h13, 13 pessoas começaram a almoçar no restaurante Lisboa, na Zona Industrial das Caldas da Rainha e, este ano, com uma presença especial – um gato preto levado por um dos convidados.
“Juntamos pessoas que são crentes nestas coisas da superstição com outras que não acreditam”, explicou João Carlos Costa, acrescentando que nestes encontros já conheceu pessoas que só fazem contratos a uma sexta-feira 13, uma senhora cujos dois filhos nasceram a uma sexta-feira 13, ou empresários que neste dia não tomam decisões. Entre os convidados têm estado pessoas de profissões “muito supersticiosas”, como a tauromaquia e artistas, e outras para quem a data não tem qualquer influência, e que partilham os seus pontos de vista sobre a temática.
João Carlos Costa diz que passados 10 anos ainda há novidades nestes encontros porque os convidados são sempre diferentes. “Em cada encontro ficamos com algumas certezas em relação a algumas coisas e mais baralhados com outras…”, resume. “É uma oportunidade para confraternizarmos e falarmos da sorte e do azar”, conta o radialista, que diz não ser supersticioso.
Em Dezembro, sexta-feira 13, haverá novo almoço.





