
Um Princípe da Dinamarca foi o aperitivo sugerido pela turma do 3º ano do curso de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas. A bebida (que foi adaptada) era constituída por vodka, monin de pêssego, sumo de limão, um dash de angustura bitter e preenchida com água tónica, formando uma mistura frutada de pêssego e citrinos que lhe conferiu um sabor muito agradável.
Para as entradas e primeiros pratos foi proposta a colheita de 2012 do vinho branco Cerejeiras, de Lisboa. A alternativa era uma cerveja Heineken, tendo em conta que nos países nórdicos a cerveja é bastante usada à refeição e que os vinhos destes países são, geralmente, mais licorosos.
Gravlax (salmão curado com sal e ervas) e Smorrebrod (sanduíche aberta, típica da Dinamarca, neste caso com três recheios: batata cozida; camarão e vazia) foram as entradas escolhidas pelos alunos da turma finalista de Técnicas de Cozinha e Pastelaria.
A sopa de peixe Nórdica, feita principalmente à base de perca, tinha uma textura e sabor que foram muito elogiados.
De seguida veio Flaekesteg, um prato que consiste em carne de porco assada, fatiada, acompanhada com beterraba e couve. E como não podia deixar de ser, as tradicionais batatas (que, neste caso, eram cozidas) que são parte integrante da grande maioria dos pratos nórdicos.
Para acompanhar o Flaekesteg foi escolhido o vinho tinto Cerejeiras, da colheita de 2010 que, tal como o branco, revelou um sabor frutado e suave.
A sobremesa foi uma torta de framboesas com sorvete, que tinha uma colorida e cuidada apresentação e um sabor doce, mas nada enjoativo.
A decoração da comida foi, em todos os pratos, muito cuidada e requintada reunindo uma excelente apresentação e um sabor muito agradável.
O chef Frederico Ferreira que coordenou o grupo de sete alunos do curso de Técnicas de Cozinha e Pastelaria, realçou que a ementa foi toda feita por eles, admitindo ainda que podem ter sido influenciados pelo que ele próprio partilhou da sua experiência no melhor restaurante do mundo, o Noma, em Copenhaga (Dinamarca). “Todos os pratos tinham elementos muito típicos”, afirmou.
Workshop de Natal
A 16 de Dezembro, pelas 18h00, realiza-se na EHTO o workshop de Natal, em que os participantes confeccionarão a sua comida. No dia a seguir está planeado um almoço solidário para pessoas carenciadas, em parceria com o Banco Alimentar do Oeste. No dia 18 haverá a comemoração do 8º ano desta escola com uma entrega de diplomas e certificados aos alunos que finalizaram os cursos em Julho passado. Este evento está marcado para as 11h00.
A EHTO irá também participar nas Jornadas do Enoturismo da Região Centro, nos dias 11 e 12 de Dezembro em Abrantes e Tomar.
Isaque Vicente
ivicente@gazetadascaldas.pt





