Depois de uma primeira edição dedicada aos séniores, a iniciativa cresceu e inclui atividades para todas as faixas etárias. Termina no dia 10, na Expoeste
Milhares de crianças e jovens estiveram no Parque D. Carlos I, no passado dia 22 de setembro. a visitar a Festa da Saúde, que no primeiro dia foi dedicada aos mais novos. O evento, que nesta segunda edição, passou para três dias, tornando-se tranversal a todas as idades e contou com atividades tão diversas como massagens, aulas de dança, showcooking, jogos tradicionais, animação de rua, palestras, aulas abertas, mas também a apresentação de projetos na área da prevenção da doença. Um deles, que captou particularmente a atenção dos mais novos, no primeiro dia de feira, foi o Fast Heroes, que pretende alertar para os sintomas do Acidente Vascular Cerebral (AVC). Direcionado para crianças com idades entre os 5 e os 10 anos, o projeto consiste na entrega de manuais, gratuitos, e material educativo, que é entregue aos professores para trabalharem com os seus alunos a sensibilização para a importância de aprender a ligar o 112 quando veem possíveis sinais de risco. “Gostas muito do teu avô, então vamos ensinar-te alguns aspetos com os quais deves estar muito familiarizado para que, se acontecer alguma coisa, sejas um herói super rápido para ligar o 112 e explicar o que está a acontecer”, exemplifica Sónia Figueira, enfermeira do INEM.
A profissional de saúde realça que o AVC é uma das principais causas de morte em Portugal e a maior causa de incapacidade, razões que levam o INEM a estar tão atento a esta temática e a divulgar este projeto internacional, com materiais que consideram “cientificamente válidos e pedagogicamente muito adequados a esta faixa etária”, concretizou Sónia Figueira.
Com os materiais físicos já conseguiram chegar a cerca de cinco mil crianças, e mais de 100 agrupamentos e escolas do país, e gostariam agora também de chegar às Caldas neste início de ano letivo.
Sob o mote “Ser + saudável, para ser + feliz”, decorreu pelo recinto do Parque, vasto conjunto de atividades pedagógicas na área da alimentação saudável, do ambiente e sustentabilidade, do desporto, e outras iniciativas no âmbito da promoção da saúde e adoção de estilos de vida saudáveis. Depois de dirigida às criaças e jovens (22 de setembro) e famílias e comunidade (23 de setembro), a Festa da Saúde, regressará a 10 de outubro, desta feita na Expoeste, com um programa de atividades direcionadas para a população sénior em colaboração com as IPSS do concelho.
Organizada pelo município, a Festa da Saúde tem como parceiros, desde a primeira hora, o CHO e o ACeS Oeste Norte e conta com o envolvimento de várias entidades do concelho.
Caminhada pela cidade
Mais de dois milhares de alunos chegaram à feira depois de participarem na iniciativa “Caminhamos juntos”, que reuniu todas as escolas do Agrupamento de Escolas Raul Proença numa caminhada pela cidade e que culminou no Parque com a dinamização de várias atividades. Para além de assinalar o Dia Europeu sem Carros, o périplo pelas Caldas pretende também mostrar que é fácil andar a pé e que os jovens podem usufruir da cidade dessa forma. “Quando estivemos na Praça houve alunos que disseram que nunca lá tinham ido antes e nem sequer a conheciam”, partilhou o diretor do agrupamento, João Silva, acrescentando que, além de permitir conhecer o espaço urbano, neste dia tentam “desenvolver a empatia dentro das turmas, para os alunos se conhecerem melhor entre si e os professores”.
A atividade, que terminou por volta das 13h00, com um lanche-convívio, apenas não englobou o pré-escolar e alguns alunos do primeiro ano. ■