Utentes reivindicam uma UCC em Alcobaça

0
690
- publicidade -

A Pró-Comissão de Utentes da Saúde do concelho de Alcobaça veio esta semana destacar que os objetivos da sua luta “foram concretizados”, cerca de um mês após a reunião destes responsáveis com a nova Administração da Unidade Local de Saúde da Região Leiria, que ocorreu no dia 7 de janeiro.
“Podemos confirmar que os objectivos principais da nossa luta foram concretizados no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes Oliveira”, frisam, esclarecendo ainda que, por um lado, “voltou a funcionar a Unidade de Internamento de Curta Duração – UICD – que estava encerrada desde 1 de setembro de 2024”.
Por outro lado, acrescentam, “a medicina interna também voltou a ter funcionamento regular”.
Acresce que, segundo a Pró-Comissão de Utentes de Saúde do concelho de Alcobaça, “a nova administração planeia rentabilizar o Bloco Operatório do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes Oliveira – HABLO – com intervenções cirúrgicas nas especialidades de Ortopedia e Dermatologia”.
Em comunicado enviado aos jornais, a comissão alerta que “falta assim encontrar resposta para uma Unidade de Cuidados Continuados no nosso concelho”, recordando que reivindicaram uma “resposta pública, mas a solução aponta para uma Misericórdia ou uma IPSS”.
Os utentes alcobacenses garantem que a comissão “vai estar atenta à ampliação das Consultas de Especialidade a serem realizadas em Alcobaça, de forma a evitar a deslocação dos alcobacenses ao Hospital de Leiria”, mas também, afiançam, “ao excessivo número de horas de espera nas urgências assim como a um conjunto de reclamações reportadas concernante a atividade de uma das médicas tarefeiras, e por fim, à falta de atendimento rápido no 112 e no 808 242424”. ■

- publicidade -