Vacinação nos Centros de Saúde também já arrancou

0
225

Os profissionais começaram a ser vacinados a 29 de dezembro no centro de saúde das Caldas

 

Também no Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Oeste Norte a vacinação contra a covid-19, para os profissionais de saúde dos cuidados de saúde primários, arrancou a 29 de dezembro, na sedo ACeS, centro de saúde das Caldas da Rainha. De acordo com a diretora do agrupamento, Ana Pisco, o início da vacinação no Aces Oeste Norte “contemplou todos os profissionais que exercem funções nos contextos considerados prioritários pela DGS”. A mesma responsável destaca que a vacinação contra a covid 19 é “para todos nós (profissionais de saúde e população em geral) de uma enorme importância, por uma razão óbvia, salva vidas e diminui o risco de contágio”.
Atualmente este agrupamento de centros de saúde, que abrange os concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche, tem cerca de 450 profissionais de saúde.
Os profissionais de saúde que trabalham no centro hospitalar e agrupamento de centros de saúde do Oeste começaram a ser vacinados dois dias depois da administração da primeira vacina para a covid 19 no país, a 27 de dezembro. O primeiro lote simbólico teve como destinatários os profissionais de saúde mais expostos ao vírus, pertencentes aos hospitais centrais.
A primeira fase de vacinação engloba 950 mil pessoas, abrangendo os profissionais e residentes em lares, quem trabalha ou está internado em Unidades de Cuidados Continuados, os profissionais de saúde, das forças armadas e forças de segurança, bem como pessoas com mais de 50 anos que sofram determinadas patologias.
Na segunda fase deverão ser vacinadas as pessoas com mais de 65 anos. Neste grupo integram-se cerca de 1,8 milhões de idosos e pessoas entre 50 e 64 anos com patologias específicas. O resto da população será vacinada numa terceira fase, que deverá arrancar a partir de julho. ■