Valado dos Frades comemora 21 anos de elevação a vila

0
844
Para assinalar o aniversário, a Junta de Freguesia preparou um mês de animação, numa iniciativa que junta diversas entidades locais

Valado dos Frades comemora durante o mês de Junho os 21 anos da elevação a vila. Desporto, cultura e muita animação juntam-se num extenso programa que teve início no passado fim-de-semana e se estende até dia 30.
Amanhã, dia 9 de Junho, o final da tarde marca o arranque do 4º festival de Sopas, organizado pelo agrupamento de escuteiros local, e a partir das 21h00 há música com “Five.pt” na Praça 25 de Abril. No domingo realiza-se o Encontro de Grupos Corais, que junta o Orfeão Caldense e o Grupo Coral da Academia Municipal das Artes da Nazaré na Biblioteca de Instrução e Recreio, pelas 17h30. Ainda nos próximos dias, haverá marcha popular às 22h00 do dia 12, na Praça 25 de Abril.
Na sexta-feira, dia 15, é inaugurada a exposição de trabalhos das crianças e dos seniores do Centro Social de Valado dos Frades, patente na Junta de Freguesia local. À tarde é apresentada uma marcha popular sénior e às 17h00 decorre a Rota das Expressões. No dia seguinte é recriado um mercado antigo a partir das 17h00 e a partir das 22h00 actuam os ranchos Velha Guarda do Folclore da Nazaré e “Flores do Campo”.
O ponto alto das comemorações tem lugar a 20 de Junho, quando se assinala o XXI aniversário de elevação de Vila dos Frades a vila. Às 9h30 é hasteada no Largo Manuel Collares Pereira a bandeira, acompanhada pelo Hino Nacional cantado pelas crianças do Centro Social. À noite, a partir das 22h00, há concerto com a Orquestra Juvenil da Junta de Freguesia de Valado dos Frades.
A 23 de Junho, véspera de São João, há mais uma marcha popular a animar a noite e no dia seguinte realiza-se o 16º Torneio de Chinquilho no pinhal junto ao caminho-de-ferro, numa organização da Casa do Benfica local. No dia 25 os seniores da vila vão em passeio até à Assembleia da República, num dia em que visitarão ainda a Quinta dos Loridos e o Jardim Oriental Buddha Éden, no Bombarral.
A noite de 28 de Junho volta a contar com uma marcha popular e no dia 30 põe-se um ponto final nas comemorações com o sarau “Valado, Nossa Paixão – ontem e hoje”, a partir das 21h30 no Clube Recreativo Beneficente Valadense.

J.F.