Maria João Luís à porta da sua sapataria, que é Pet Friendly, acompanhada pelo seu animal de companhia, o “famoso” Gonzaga

A Sapataria Bomtom tem dois animais de estimação: ao cão Gonzaga juntou-se agora um gato, que tem o nome da própria loja e que a guarda após a hora de fecho

A Sapataria Bomtom tem uma característica especial: é Pet Friendly, ou seja, no seu espaço é permitida a permanência dos animais de estimação.
Segundo Maria João Luís, a proprietária do espaço que abriu ao público em 1987, há clientes que sabem que esta loja permite a entrada de animais e, como tal, fazem-se acompanhar pelos seus bichos de estimação. “Num mês entram aqui com os seus animais entre dois a três clientes”, contou a responsável.
O dístico que assegura que a loja recebe os animais tem um cão e um gato, sob um fundo verde e está na porta do estabelecimento.
A própria loja é actualmente animada por dois animais de estimação. O Gonzaga, o conhecido cão da proprietária, “amigo” de numerosos clientes desta loja caldense, entre miúdos e graúdos. Maria João Luís comprou o Gonzaga na Praça da Fruta, algo que não é comum mas assim aconteceu em 2012 e é também conhecido como “o cão da sapataria”. É um animal muito afectuoso e conhecido pelas redondezas entre vários lojistas do centro da cidade.
“Há pessoas que vêm à loja só para o ver”, contou a empresária, que há sete anos passeia o seu Gonzaga por espaços como o Parque D. Carlos I.

BOM TOM, O GATO GUARDIÃO

Maria João Luís foi surpreendida há poucas semanas com a chegada de um novo animal. Há menos de um mês apareceu na loja um gato, magro e a precisar de cuidados, que se afeiçoou às pessoas e ao espaço da loja. O felino, apelidado de Bom Tom, o nome do estabelecimento, é tímido e, para já, prefere passar o dia no 1º andar no armazém.
Apesar de não ser tão “dado”, nem tão brincalhão como o Gonzaga, chamou a si a função de guardar o estabelecimento comercial.
Quem passa pela Rua Miguel Bombarda ou pela Rua General Queirós à noite encontrará o Bomtom à porta ou a dormir nas montras, entre os sapatos das novas colecções. Além da Sapataria, há pelo menos nas Caldas da Rainha uma loja de roupa e vários estabelecimentos com esplanada que pediram, desde 2018, o dístico que permite a permanência dos animais de companhia.