A próstata é uma pequena glândula existente na pélvis masculina, abaixo da bexiga e circundando a uretra, sendo responsável pela produção de um líquido constituinte do esperma. O seu tamanho normal é semelhante a uma castanha, mas o seu aumento com a idade é muito frequente, especialmente depois dos 50 anos. Devido à sua localização, o crescimento desta glândula comprime progressivamente a uretra, podendo causar dificuldades no esvaziamento da bexiga. Dessa forma, é possível que o homem desenvolva sintomas do tracto urinário, como jacto fraco, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga ou necessidade de urinar muitas vezes ao longo do dia. Pode ainda ter que se levantar uma ou mais vezes durante a noite para urinar.
Porém, é importante salientar que nem só a próstata pode provocar este tipo de sintomas. Outros problemas, como apertos da uretra, tumores da bexiga, cálculos ou infecções podem provocar queixas semelhantes, pelo que é fundamental uma avaliação médica adequada para que se possa chegar a um diagnóstico correcto. Outro aspecto importante é que a presença dos sintomas acima referidos, ou de um aumento das dimensões da próstata, não significam a presença de um cancro da próstata que, na maior parte dos casos, é uma doença silenciosa, e que geralmente nem leva ao aumento do tamanho da mesma. Contudo, o cancro da próstata é uma das situações que é necessário excluir quando o médico aborda este tipo de casos.
Refira-se, porém, que nem todos os homens que têm um aumento do volume da próstata chegam a desenvolver sintomas. É a presença e a severidade das queixas apresentadas pelo doente que determinam a necessidade e tipo de tratamentos a afectuar, e não o tamanho da próstata de forma isolada.
Numa fase inicial, o tratamento baseia-se em medidas gerais, como regular a ingestão de líquidos, evitar alguns alimentos mais irritantes (café, chá preto, comidas condimentadas e picantes, álcool) e prevenir a obstipação. Contudo, frequentemente isso não é suficiente, sendo necessário tomar também uma medicação por via oral (comprimidos ou cápsulas).
Os doentes com sinais de gravidade ou que mantêm queixas apesar da terapêutica medicamentosa podem necessitar de uma cirurgia para desobstrução da via urinária. Dependendo dos casos, esta cirurgia pode ser realizada por via endoscópica (ressecção transuretral da próstata, laser da próstata, entre outras), por via aberta ou laparoscópica – habitualmente com grande melhoria dos sintomas urinários.
Assim, os homens com sintomas urinários devem saber que podem melhorar a sua qualidade de vida com uma avaliação médica cuidada e tratamento apropriado. Mas para isso é necessário dar o primeiro passo, que é consultar o seu médico.
Frederico Furriel
Médico Urologista