Diabetes: Um perigo iminente para a saúde oral

0
190
Ana Rita Fradinho
médica dentista

 

 

 

 

 

 

 

A maioria das pessoas com diabetes está ciente das fragilidades que possuem em função da sua condição, mas muitas vezes desconhecem o impacto que a diabetes tem na saúde oral.
Na área da saúde oral, ser diabético acarreta correr o risco de desenvolver infeções. A boca seca, um dos sintomas da diabetes, pode estar na origem de problemas dentários uma vez que as enzimas da saliva ajudam a manter um ambiente saudável.
A doença periodontal está intimamente associada à diabetes, no sentido em que acaba por se estabelecer uma relação bidirecional de causa e efeito. Estudos revelam que a doença periodontal não tratada em pessoas com diabetes, pode elevar os níveis de açúcar no sangue e enfraquecer o sistema imunológico, aumentando o risco de vir a ter diabetes ou de ter um bom controlo metabólico da mesma. Por outro lado a pessoa com diabetes possui maior probabilidade de vir a sofrer de doença periodontal, ou seja, de possuírem infeções que afetam os tecidos de suporte dos dentes, entre eles o osso e a gengiva. Muitas das vezes estamos perante infeções que pouco se manifestam. Podem não causar dor no início ou podem provocar dor apenas por um curto período de tempo e depois melhorar. (…)
Tendo em consideração o número crescente de pessoas com diabetes e o facto de que as doenças periodontais também podem ter um efeito negativo sobre o açúcar no sangue, é importante tomar medidas para controlar a doença periodontal, de modo a ajudar a melhorar os seus níveis de açúcar no sangue. ■