Indisciplina em contexto escolar – o que fazer? (parte II)

0
1041

Trabalhar pela positiva logo desde o primeiro dia de aulas – promover a disciplina:
– melhorar o comportamento dos alunos no contexto escolar;
– diminuir o número de ocorrências disciplinares, de medidas corretivas e sancionatórias;
– para cada situação de indisciplina, dar uma resposta imediata e objetiva;
– apresentar soluções para casos de indisciplina em contexto escolar.
A comunidade escolar deve ter presente um conjunto de regras bem definidas bem como o que acontece em caso de não cumprimento. No início do ano deve ser dada informação aos encarregados de educação das regras de comportamento na escola e dos códigos de conduta, bem como das consequências dos comportamentos indisciplinados.
Todas as ocorrências devem ser registadas e deve agir-se em conformidade. Comportamentos incorretos não podem passar impunes, devem ser sancionados sempre e com carácter educativo – sempre que infrinjo a regra A/B/C acontece X/Y/Z, sempre! Deixar passar é o primeiro passo para o aumento dos casos de comportamentos inapropriados.
Se é proibido estragar o material escolar, se a sala está limpa ao início do dia e as mesas aparecem riscadas, alguém foi. Não pode passar impune. Deve ser apurado o culpado e sancionado de forma a que não se repita e como exemplo para todos os outros.
Todos os agentes educativos devem intervir sempre que necessário para diminuir os comportamentos menos corretos. Fingir que não se vê não é solução, pelo contrário.
Docentes e não docentes devem ser exemplo no cumprimento das regras e do código de conduta e firmes na exigência do seu cumprimento.
Na próxima edição – o papel dos pais na indisciplina!