Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 20:14
- publicidade -
InícioTemáticasGazeta da Saúde e Bem-EstarMá alimentação mata mais do que o tabaco!

Má alimentação mata mais do que o tabaco!

-

Sabia que ter maus hábitos alimentares mata mais do que fumar? Imagine se tiver estes dois comportamentos! Fumar mata em média 8 milhões de pessoas por ano (OMS, 2019) e, segundo um estudo recentemente publicado na revista científica “The Lancet”, uma má alimentação causa 11 milhões de mortes no mundo (através de ataque cardíaco e derrames, seguindo de cancro e diabetes tipo II), sendo que 45% das pessoas morreram com menos de 70 anos. De acordo com esta análise sistemática realizada em 195 países intitulada “Health effects of dietary risks in 195 countries, 1990-2017: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2017”, o excesso de sal e o consumo insuficiente de alimentos saudáveis (legumes, frutas, frutos secos, grãos integrais e leguminosas) são o principal fator de risco. O mesmo estudo defende que comer e beber melhor pode evitar 1 em cada 5 mortes em todo o mundo! Quais são então as quantidades certas? De acordo com a Organização Mundial de Saúde devemos ingerir no mínimo 5 porções de frutas e legumes por dia e uma investigação publicada no “Journal of Epidemiology” em 2017 recomenda 10 porções diárias destes alimentos para que haja um efeito protetor e evitar 7,8 milhões de mortes prematuras anualmente. Inclusive, séculos aC, Hipócrates já defendia “que o alimento seja o nosso medicamento”!
Por conseguinte, pense bem antes de cometer excessos, melhore os seus hábitos alimentares urgentemente! Não só porque o Verão chegou mas porque é a sua vida que está em jogo! Cuide-se… Se não cuidar de si quem cuidará?!

*Céd. nº 0319N – Ordem Nutricionistas
Mestre em Nutrição Clínica
(Ex-docente da Universidade Católica e do IPLeiria)
E-mail: filipasoares80@hotmail.com

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.