A Amigo Fiel – Associação Protetora dos Animais do Bombarral promoveu, entre os dias 13 e 15 de Abril, mais uma edição da Feira do Livro Usado, que decorreu nos Claustros do Palácio Gorjão e teve como principal finalidade a angariação de fundos para esta associação de defesa dos animais. Uma das principais atrações da iniciativa foi o Concurso Rafeiros do Oeste.
No total, foram 14 os cães que se apresentaram a concurso na Praça do Município, no dia 15 de Abril, dos quais seis que se encontram a cargo da Amigo Fiel e dois dados à adopção pela associação há cerca de dois anos.
Embora o aspecto mais importante seja o convívio que a iniciativa gera, o Concurso Rafeiros do Oeste contou com uma classificação e a difícil tarefa de escolher os vencedores nas várias categorias esteve a cargo do Comandante Ângelo Gullota, que presidiu ao júri, composto ainda por Sheila Tomaz e Patrícia Pereira, vereadora da Câmara do Bombarral.
Os concorrentes Raty e Jessica e Rasta e Pedro foram os grandes vencedores do concurso, tendo o primeiro conjunto ganho nas categorias de “Cão com olhos mais meigos” e “Best in show”, enquanto o segundo conjunto venceu nas categorias de “Cão mais elegante” e “Cão com pêlo mais bonito”.
[showhide]
A organização do concurso contou ainda com a colaboração do presidente da Associação Cinófila do Oeste, Luís Santos, e os troféus entregues aos vencedores foram elaborados por Teresa Alves e Bruno Pontes.
Quanto aos prémios, a Agripet doou quatro sacas de ração de 20 quilos para os quatro primeiros classificados de cada categoria, enquanto a voluntária Sheila Tomaz angariou os restantes.
Fazendo um balanço da iniciativa, a Amigo Fiel considera que este é bastante positivo, destacando-se, entre outros aspectos, o elevado número de livros vendidos ao longo dos três dias.
Como é hábito, a Feira do Livro coincidiu com a passagem de mais um ano de vida da Amigo Fiel, tendo os 17 anos de existência da associação sido assinalados no primeiro dia do evento.

SANDRA PESTANA APRESENTOU “CLEO”
Durante o evento da Feira do Livro, a autora Sandra Pestana apresentou o seu livro “CLEO”, uma obra em que trata, na primeira pessoa, sobre o “amor incondicional” que a unia à sua cadela.
A iniciativa foi promovida pelo BomGato, grupo de voluntários que se dedica a ajudar os gatos de rua na vila do Bombarral, a quem se destinou a verba referente aos livros vendidos nesta sessão.
Sandra Pestana disse que “este deve ter sido o livro que demorou mais a tempo a ser escrito, demorei 16 anos a fazê-lo. No momento em que peguei pela primeira vez ao colo aquele tufo dourado de pêlo, com umas orelhas enormes, uns olhos muito grandes e expressivos, estava a escrever, no meu coração, o primeiro capítulo deste livro”, acrescentou a autora.
Como recordou, foram várias as “pedras” que se atravessaram no caminho da Cleo e foi com elas que decidiu, em sua homenagem, erguer um “castelo”, que é representado por este livro.
“Fui colocando essas pedras, umas sobre as outras, unindo-as com os ingredientes que nos acompanharam ao longo da vida: a amizade, o carinho, a generosidade, a cumplicidade, a lealdade, a partilha, a tolerância, o respeito, a confiança e um amor verdadeiramente incondicional”, contou a escritora.
Para além de prestar homenagem à Cleo, com este livro Sandra Pestana pretende igualmente “mostrar às pessoas que um animal de estimação é um membro efetivo da família e que a vida com ele é seguramente muito melhor”. J.R.
[/showhide]





