Nissan cria X-Trail a pensar nos cães e nos seus donos

0
1336
Notícias das Caldas
Nissan X-Trail, Dog | D.R.
Nissan X-Trail, Dog | D.R.
Nissan X-Trail, Dog | D.R.

A Nissan lançou um protótipo que pode vir a fazer as delícias dos amantes dos cães. Quem já passou pela experiência de uma viagem de regresso a casa após um passeio cheio de brincadeira na praia… ou na lama, sabem bem a utilidade que o veículo pode vir a ter.

O cenário é familiar a muita gente. Um passeio em família pelo campo, ou pela praia, muita brincadeira à mistura e um cão feliz, ou vários, mas todo sujo a ameaçar os estofos do automóvel.

A Nissan debruçou-se sobre o assunto e lançou recentemente um protótipo que pode resolver este problema. Na verdade não é o automóvel que é novo, o estudo foi desenvolvido através de um X-Trail, modelo vocacionado para o todo o terreno, tão normal em termos de concepção arquitectónica e mecânica como outro qualquer. A grande diferença é que os “extras” são para os humanos, são para os amigos de quatro patas. E para eles, a Nissan fez questão de colocar tudo o que eles precisam.
A bagageira foi convertida numa luxuosa casota para cão. O primeiro pedaço de engenharia simples, mas inteligente, foi a criação de uma rampa que transforma a subida do cão para o automóvel um passo confortável em vez de um número de acrobacia.
O habitáculo destinado aos patudos é convenientemente estofado e com um revestimento lavável, para garantir o conforto da viagem e que a higiene é facilmente mantida. O compartimento tem um dispensador de água anti derrame e também um dispensador de comida, que o cão acciona com um toque da pata. Para garantir a segurança da viagem existe um conjunto de arnês para que o cão se mantenha estável.
Se o seu patudo é nervoso, há um ecrã de 10 polegadas que permite ver o que a família está a fazer. E o sistema também comunica no sentido inverso, para que o condutor se aperceba que está tudo em ordem na bagageira.
Mas as engenhocas não se ficam por aqui. O X-Trail 4Dogs inclui um chuveiro de 360 graus, que permite lavar os cães antes de estes subirem a bordo. E como de nada servia ´dar-lhes bem sem os secar, também existe um secador. O fluxo de ar também pode ser direcionado para o interior do compartimento do automóvel, para climatizar o habitáculo canino.
O X-Trail 4 Dogs é apenas um protótipo que dificilmente passará à produção, mas não deixa de ser um interessante exercício da marca japonesa. E quem gostar da ideia até pode encontrar nela inspiração para personalizar a bagageira do seu próprio automóvel para dar mais conforto e melhores condições de viagem aos seus amigos de quatro patas.