Saiba onde pode dar sangue neste tempo de confinamento

0
189

Comissão Cívica de Utentes do Centro Hospitalar do Oeste informa sobre locais onde decorrem recolhas durante o mês de fevereiro

A pandemia continua sem dar tréguas e as necessidades de sangue nos hospitais aumentam a um ritmo diário. Por forma a facilitar o processo de recolha, a Comissão Cívica de Utentes do Centro Hospitalar do Oeste solicitou à Direção-Geral da Saúde informações sobre os locais onde, na região, será possível dar sangue durante este período de confinamento.
A primeira ação de recolha de sangue está marcada para o próximo dia 1 de fevereiro, na Sociedade Columbófila Caldense, entre as 15h00 e as 20h00. No dia seguinte, será a vez de a Escola de Sargentos das Caldas da Rainha ser palco do mesmo tipo de iniciativa, das 9h00 às 12h30.
Está também marcada uma ação no dia 7 de fevereiro, no parque de viaturas de saúde da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Peniche, no período entre as 9h00 e as 13h00.
Por fim, no dia 27 de fevereiro, entre as 9h00 e as 19h00, está prevista mais uma recolha de sangue, no pavilhão da Expoeste, nas Caldas.
A Comissão Cívica aproveita para “agradecer a todos os dadores de sangue” e “apelar à maior adesão possível” para uma iniciativa “tão importante” para que se possam salvar “mais vidas”, explicando que decidiu estabelecer contactos com a DGS na sequência do surgimento de dúvidas apresentadas por vários cidadãos, “preocupados pelo facto de desconhecerem onde se dirigirem, para voluntariamente, como sempre fizeram, doarem o seu sangue, que neste momento é tão escasso e importante, para que cada vez mais, sejam salvas o maior números vidas”.
Entretanto, a Associação de Dadores Benévolos de Sangue das Caldas da Rainha veio a público informar que “todos os dadores que queiram fazer a sua dádiva poderão deslocar-se a qualquer sessão de colheita anunciada, recebendo justificação em caso de necessidade, recordando que “a cada 2 segundos alguém precisa de sangue” e que cada doador só precisa “de 30 minutos” para ajudar o próximo. ■