Evitar a exposição solar nos meses de Verão é um dos aspectos salientados pelas autoridades de saúde

A Saúde Pública local deixa várias recomendações sobre qual é a melhor forma da população se proteger do calor que assola grande parte do país. Apela-se sobretudo à protecção dos grupos de risco: crianças, idosos e os que sofrem de doenças crónicas

A Saúde Pública local informa que a Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo tem implementado um Plano de Contingência que prevê um conjunto de medidas gerais e específicas de actuação, durante o período que vai desde o dia 1 de Maio até 30 de Setembro (e sempre que as condições metereológicas o justifiquem) .
As autoridades de saúde locais explicam que uma onda de calor é um período de calor intenso, com temperaturas superiores à média usual para a época, durante vários
dias consecutivos, que podem ocorrer, sobretudo, durante os meses de Verão. Esta exposição pode constituir-se como uma agressão para o organismo, podendo conduzir a desidratação, ao agravamento de doenças crónicas, a um esgotamento ou a um golpe de calor. Esta é a situação
mais grave, podendo provocar danos à saúde irreversíveis ou até a morte.

População mais vulnerável

São mais susceptíveis ao calor, merecendo, por isso, maiores cuidados e atenção as seguintes pessoas: as crianças nos primeiros anos de vida, os idosos e os portadores de doenças crónicas (doenças cardiovasculares, respiratórias, renais, diabetes, alcoolismo). Também os obesos, os acamados e os que sofrem de problemas de saúde mental devem tomar precauções para com o calor. Também os trabalhadores manuais expostos ao calor, as pessoa que vivem em más condições da habitação e as que tomam alguns medicamentos (antihipertensores, anti-arrítmicos, diuréticos, anti-depressivos, neurolépticos, entre outros) são mais vulneráveis aos efeitos causados pelo calor.
As entidades de saúde recomendam por isso que para prevenir os efeitos do calor cada pessoa possa aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta natural sem
açúcar. Beba com regularidade, mesmo sem ter sede. Deve-se também oferecer água aos mais novos, aos idosos e aos doentes Devem ser evitadas as bebidas alcoólicas, gaseificadas, com cafeína ou ricas em açúcar, pois podem provocar desidratação.
Em relação à alimentação devem ser feitas refeições leves e mais frequentes. Devem evitar-se as refeições pesadas e muito condimentadas.

CORES CLARAS E DE ALGODÃO

Em relação ao vestuário, as recomendações vão para o uso de se roupa solta, de preferência de algodão, e de cores claras.
Entre outras recomendações estão a exposição directa ao sol, em especial entre as 11h00 e as 16h00. É preciso também evitar estar em pé ao sol durante muito tempo.
Os idosos e os bebés não devem ir à praia nos dias de grande calor. Recomenda-se, também, o uso de um protector solar, com um índice maior ou igual a 15, nos adultos, ou maior ou igual a 20, nas pessoas de pele clara e sensível.
As crianças e pessoas de pele clara devem usar chapéu de preferência de abas largas e óculos escuros. Ainda se pede para evitar a permanência em viaturas expostas ao sol, principalmente nos períodos de maior calor. Sempre que possível devem evitar-se as filas de trânsito e estar dentro dos veículos nos parques de estacionamento.
Pede-se, igualmente, que nunca se deixe crianças, doentes ou idosos dentro de veículos, expostos ao sol. Se não tiver ar condicionado, não se deve fechar completamente as janelas. É igualmente importante deixar arejar os espaços. Em relação às viagens há também alguns conselhos como, por exemplo, viajar à noite ou, pelo menoss evitando as horas de maior calor e deve-se optar pelos trajectos curtos. Deve levar-se água suficiente ou sumos sem açúcar, ou poder parar para beber. Deve-se parar para descansar com frequência.