Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 15:59
- publicidade -
InícioCulturaCeramista e manufactura caldense fazem projecto para Livraria Lello

Ceramista e manufactura caldense fazem projecto para Livraria Lello

-

Amanhã, dia 13 de Janeiro, será inaugurada uma nova área na internacionalmente famosa Livraria Lello, no Porto. O ex-libris da Invicta está a celebrar o seu 112º aniversário e vai ter o seu tecto revestido com placas de porcelana que  estão a ser feitas no Estúdio da Braz Gil. O projecto é da autoria do ceramista Miguel Neto, numa interessante aliança entre a cerâmica de autor e a empresa caldense de manufactura especializada em porcelana.

Classificada como um ex-libris da Invicta e eleita como a terceira mais bela do mundo, a Livraria Lello no Porto vai passar a disponibilizar aos seus clientes um espaço na cave que terá o seu tecto revestido com mais de 300 placas de porcelana – com relevos – que serão translúcidas, dado que terão leds aplicados.
“As placas terão relevos orgânicos, inspirados em motivos que existem na livraria como, por exemplo, nos frescos da parede”, disse Miguel Neto, ceramista de Torres Novas que agora vive e trabalha nas Caldas.
A celebrar 25 anos de carreira, o ceramista não podia dizer não ao desafio proposto pela Lello. “Não conseguiria desenvolver o projecto sozinho, precisava do apoio da indústria”, disse o artista que está muito satisfeito e “totalmente empenhado” neste projecto. Miguel Neto conta também com a apoio da ceramista caldense Paula Violante na realização do projecto, iniciado há cerca de três meses.
“É um trabalho gigantesco… não tenho conhecimento do desenvolvimento de um trabalho desta natureza”, disse o autor, explicando que as placas vão ocupar uma área coberta de mais de 100 metros quadrados. Como tal, não teria conseguido desenvolver este projecto no seu atelier. Não seria possível. “Logo a começar pelo forno”, disse o autor, dado que as placas de porcelana para cozer têm que contar com mais temperatura do que os trabalhos em grés. As placas da Lello serão ainda enriquecidas com a decoração a ouro de alguns pormenores.
Miguel Neto tem 44 anos e Paula Violante tem 41. Ambos estão ligados a um projecto que decorre durante o Verão em Cerdeira, na Serra da Lousã. Aquela aldeia de xisto transforma-se num local de criação artística, através de residências artísticas internacionais, da realização de workshops de formação e de pequenas experiências criativas. Transforma-se pois num lugar para retiros criativos, de bem-estar, tirando-se partido da sua riqueza natural, do silêncio e de todas as infraestruturas da localidade que acolhem aprendizagens artísticas. Miguel e Paula ensinam a fazer cerâmica no festival “Elementos à Solta – Art meets Nature”, que reúne criadores contemporâneos de diferentes áreas e países e transforma a aldeia numa gigantesca galeria de arte ao ar livre.
Os dois ceramistas gostam de fazer parte desta iniciativa onde também prestam apoio técnico à realização dessas residências artísticas. “Mais tarde gostaríamos de disseminar o conceito e replicá-lo noutras terras”, disseram os autores que contaram como foi a experiência de construir e trabalhar em Cerdeira, num forno sem fumo. Miguel Neto gostava ainda de evoluir mais no contexto da cerâmica de autor “tirando proveito da tradição caldense”, disse preocupado com o desparecimento de tradições como o olaria de roda.
[showhide] A ceramista Paula Violante também estava a gostar de fazer parte deste projecto para o qual, diz, é necessária muita energia e atenção. “Estamos a ter como um workshop intenso sobre a porcelana. Só se percebe bem como é, quando se coloca a mão na massa”, comentou a autora enquanto “preenche” os desenhos de Miguel Neto nas placas que são cozidas a altas temperaturas, chegando aos 1500 graus.
“Na Braz Gil encontrámos uma excelente equipa. São todos essenciais para a execução do projecto”, disseram Miguel Neto e Paula Violante que ainda salientaram a atitude de Joaquim Braz Gil, aberto ao trabalho com os autores. “É assim que podem surgir novas ideias e produtos”, referiram os artistas que vão estar amanhã na Invicta, a celebrar o 112º aniversário da Livraria Lello, que contará agora com uma área revestida a porcelana, num trabalho artístico que uniu autores e a manufactura caldense.

Braz Gil faz grandes taças em porcelana por encomenda

Gazeta das Caldas
Joaquim Braz Gil, entre Paula Barros e José António, um casal de pintores que participou na decoração das taças

Um dos últimos projectos da Braz Gil Studio dá nas vistas por causa da escala de execução. Foram feitas seis grandes taças de porcelana (com 57 cm de diâmetro), por encomenda que já foi entregue para uma cliente no Brasil. Trata-se de uma peça Companhia das Índias do século XVII que foi baptizada na empresa caldense com o nome Orient Garden.
Em termos técnicos, a peça designa-se aquário e tem um custo de 1200 euros, dado que os gastos com o desenvolvimento do projecto já foram cobertos.
“É uma peça muito exigente que vai cinco vezes ao forno. Primeiro coze a 1220 graus e termina nos 800 graus”, explicou Joaquim Braz Gil, o responsável pela empresa que se dedica à manufactura em porcelana. José António e Paula Barros, um casal de pintores da Braz Gil participou na pintura final das peças. A decoração das taças Orient Garden inclui apontamentos a ouro. O Estúdio que se dedica à manufactura de porcelana só faz estas peças por encomenda.
A Braz Gil Studio tem actualmente 19 colaboradores e 75% da sua produção é para o estrangeiro. “Produzimos algumas peças para Portugal para clientes como a Gulbenkian mas a maioria da produção é para exportação”, disse o empresário, explicando que tem também um cliente português que reexporta para marcas internacionais presentes em 37 países. E é dessa forma que peças de porcelana feitas nas Caldas são depois comercializadas em grandes armazéns dos segmentos de luxo de todo o mundo.

[/showhide]

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.