Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 14:44
- publicidade -
InícioRubricas SemanaisAsas e BicosPato-real (Anas platyrhynchos)

Pato-real (Anas platyrhynchos)

-

Gazeta das Caldas
| D.R.

O pato-real, possui uma aparência bastante familiar e conhecida por toda a gente, os indivíduos machos desta espécie apresentam uma cabeça verde fluorescente e um bico amarelo e uma faixa branca há volta do pescoço, que faz dele uma das aves mais bonitas e fotogénicas, O pato-real distribuísse por quase todos os cantos do mundo, e por diversos habitats, como lagos, paúis, barragens e parques urbanos, são disso exemplo o Parque D. Carlos I, o Paúl de Tornada, e claro, a Lagoa de Óbidos, não podia ser excepção, onde entre março e julho se registam um elevado número de indivíduos desta espécie, na época de acasalamento na ordem das centenas.
Ao contrário da espécie humana, na natureza, no Reino Animal sobretudo nas aves, regra geral os machos são sempre mais vistosos e bonitos do que as fêmeas, o Pato-real é um bom exemplo para esta minha teoria. A espécie apresenta um claro dimorfismo sexual, onde o macho apresenta cores mais distintivas e vibrantes que a fêmea. A cabeça verde icónica juntamente com a faixa branca no pescoço e o corpo acinzentado são bem conhecidos. As fêmeas apresentam principalmente uma coloração castanha salpicada, mas também possuem penas azuis iridescentes dispostas em faixas em ambas asas, tal como os machos. São aves sociáveis e podem ser observadas em grupo a nadar à procura de alimento, a sua dieta alimentar inclui invertebrados, peixes, anfíbios e uma variedade de plantas, também é costume irem para terra e alimentarem-se de plantas e sementes. Faz parte da lista de espécies cinegéticas susceptíveis serem caçadas.
Muito apreciados na culinária portuguesa com uma grande variedade gastronómica.
Pato bravo também é um epíteto de conotação pejorativa, que designa um indivíduo ou classe empresarial. Esta alcunha tem origem nos construtores civis do concelho de Tomar.
Também dá o nome a uma famosa marca de arroz da região de Coimbra.
As suas penas são utilizadas na confecção de Edredons e almofadas, e nos famosos blusões de penas da prestigiada marca portuguesa Duffy.

João Edgar
sarabuga@gmail.com

Loading

Artigo anterior
Próximo artigo
- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.