O Colégio Rainha Dona Leonor (CRDL) disponibilizou uma plataforma totalmente interactiva para alunos e encarregados de educação, “com resultados extremamente positivos”, afirmou a directora daquele estabelecimento de ensino, Sandra Santos, segundo nota de imprensa.
Nesta plataforma inovadora, que reúne todas as disciplinas e materiais escolares num só local – disponível através do Google Classroom – os encarregados de educação são os tutores e podem acompanhar todas as tarefas realizadas pelos seus educandos, através da recepção de notificações dos professores.
Segundo a mesma nota, a nova plataforma auxilia na autonomia dos alunos, aliviando o papel dos pais e educadores que, estando em casa, têm muitas vezes que se dividir entre o seu próprio trabalho, o acompanhamento das crianças e jovens e as tarefas do dia-a-dia.
Os estudantes podem aceder a esta plataforma através de computador, tablet, telemóvel ou consola de jogo com ligação à internet (exemplo Playstation 4, Xbox ou outra), o que vem facilitar a gestão de recursos em casa. De forma a garantir o acesso de todos, a Escola tem estado a disponibilizar computadores aos alunos com essa necessidade. O colégio quer manter activo o contacto encarregado de educação e por isso está a promover reuniões em videoconferência para esclarecimento de dúvidas.
Formação a pais e alunos
Os encarregados de educação e alunos receberam formação e um roteiro sobre o funcionamento da plataforma, e foi introduzida, entre outras funcionalidades, uma aula síncrona (em directo) por semana e por disciplina de forma a manter a relação directa entre professor-alunos e entre o grupo-turma, promovendo laços e atenuando o distanciamento social.
Estas aulas podem servir para introduzir novos conteúdos, esclarecer dúvidas e/ou dar feedback à turma relativamente a trabalhos/tarefas desenvolvidas.
No 1.º ciclo, todos os dias, das 16h00 às 17h00, existe uma sessão aberta, por turma, para pais e alunos poderem contactar o professor titular e esclarecer dúvidas, já que neste ciclo de ensino os alunos são menos autónomos.
Na creche e no jardim de infância também foram introduzidas alterações: para além de sessões em directo duas vezes por semana (sendo uma delas a assembleia de turma), as educadoras e os professores de Inglês, Atividade Físico-Motora e Música estão a enviar tarefas interactivas. As actividades incluem momentos de mindfulness e relacionadas com o quotidiano.
Psicologia à distância
O Serviço de Psicologia e a Educação Especial também continua a trabalhar, facultando apoios à distância, e a dar continuidade à orientação vocacional do 9.º ano.
Relativamente à avaliação, foram adaptados e dados a conhecer os critérios do 3.º período,. Segundo a mesma nota, há uma maior diversidade dos instrumentos de avaliação que respeitam os ritmos de aprendizagem neste novo sistema e valorizam as tarefas diárias dos alunos. “Conscientes de que estamos perante um período atípico, já estamos a pensar no regresso e sabemos que, no próximo ano lectivo, devem ser planeadas estratégias de recuperação, sobretudo para novos alunos que não tenham tido as mesmas oportunidades”, salientou na nota, a directora Sandra Santos.





