Quinta-feira, 15 _ Janeiro _ 2026, 13:02
- publicidade -
InícioSilos foram “farol de imagens” dedicadas ao 25 de Abril

Silos foram “farol de imagens” dedicadas ao 25 de Abril

-

Foi com imagens de arquivo referentes à Revolução, projectadas na fachada dos Silos, que o VJ Marco Telmo Martins assinalou o 25 de Abril. A ideia, apoiada pelo PCP, marcou estas celebrações pela dimensão e pelas memórias evocadas. O autor quer voltar a apresentar este trabalho mas em ambiente festivo e com público

Nos serões dos dias 24 e 25 de Abril evocou-se a revolução de forma original. Sob a coordenação do VJ Marco Telmo Martins foram projectadas imagens referentes a Abril sob a fachada dos Silos. A apresentação decorreu ao longo de duas horas, “mas sempre em mutação”, contou o autor, que trabalha com as imagens tal como um DJ trabalha os sons. Na projecção efectuada “não estánada definido, as imagens vão sendo mudadas e trabalhadas ao vivo”, explicou o VJ, explicando ainda que a intenção neste mapping “é mais de cartaz ou vídeo ambiental do que espectáculo que normalmente se faria acompanhar de música e público”. A ideia subjacente foi mesmo “fazer do edifício um farol de imagem com contexto dedicado ao 25 de Abril”, contou o artista plástico que quis, mesmo em quarentena, fazer um projecto, em parceria com a fotógrafa Liliana Resende onde ambos se identificassem “nas projecções, nas imagens escolhidas e nesta data tão importante para todos nós portugueses”.
E quando se comemora a liberdade em confinamento em casa, “é importante de alguma forma retribuir” com arte e ajudar a dar algum sentimento de normalidade a quem também “acompanhou ao vivo pela transmissão em directo durante o evento”, sublinhou.
Para esta iniciativa, os dois autores contaram com o apoio do PCP/Caldas da Rainha, tendo sido possível fazer uma selecção de imagens e vídeos de arquivo que foram trabalhados pelo VJ e pela fotógrafa, que as  transformaram para uma linguagem de projecção. Não foi possível usar todas as imagens que se pretendia, pois nem todo o tipo de imagem funciona devido a distância da projecção com que trabalharam.
EVENTO NACIONAL PARA ASSINALAR ABRIL
No dia 22 de Abril, Marco Telmo foi também um dos VJ’s que fez parte do evento nacional dos artistas de vídeo, o movimento Re-Agir, tendo apresentado projecções nos Silos Contentor Criativo.
Este começou por ser um grupo no WhatsApp, organizado pelo VJ Draft, e que rapidamente juntou todos os técnicos e artistas dedicados à imagem a nível nacional. “Com esta acção mostrámos que somos trabalhadores precários que de repente ficamos sem trabalho, pois tudo o que envolve imagem como espectáculos, festas e eventos estão neste momento cancelados”, acrescentou.
Todos os participantes – que também assinalaram o Dia da Terra – estiveram em livestreaming durante duas horas do dia 22, com imagens e locais de todo o pais proporcionados pelos mais variados artistas. “Foram projectados e mostrados, para que todos pudessem ver em casa as mais variadas intervenções artísticas projectadas, com imagens e palavras de conforto para todos os que estão de quarentena”, disse o VJ, contando que a apresentação on-line teve mais de 1500 visualizações. O mais importante foi o facto desta iniciativa ter permitido criar um colectivo nacional que logo três dias depois assinalou o 25 Abril por todo o país. Segundo Marco Martins, ficou também  vontade de voltar a repetir este tipo de iniciativa. O autor gostava de poder voltar a apresentar a projecção relacionada com Abril mas gostaria de o fazer “em ambiente mais festivo e com público presente. Faz sempre sentido para mim celebrar e relembrar esta data”. Diz também que nas Caldas há vários locais para projectar como, por exemplo, nas fachadas da Câmara ou do Hospital Termal. “São bons exemplos com interesse da nossa paisagem urbana para realizar projecções”, rematou.

Loading

- Advertisment -

Edição #5626

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.