Quinta-feira, 15 _ Janeiro _ 2026, 21:08
- publicidade -
InícioCaldenses criam poema visual ilustrado para celebrar Abril

Caldenses criam poema visual ilustrado para celebrar Abril

-

Ao som de Grândola, Vila Morena, a livreira Mafalda Milhões, juntamente com as filhas Matilde e Maria, criaram, no espaço público da cidade, um poema visual ilustrado para celebrar Abril. O tributo à liberdade, foi registado pelo amigo e fotógrafo Edgar Libório

 

Para a livreira Mafalda Milhões e família, não cantar Abril está fora de questão. Como o amigo Edgar Libório estava confinado em casa, num 10º andar da Avenida 1º de Maio, decidiram fazer-lhe uma surpresa. Disseram que colocasse a camara na varanda e, às 15h00, instalaram-se frente ao prédio e, ao som da música de Zeca Afonso, ilustraram um poema visual. “Simbolicamente, o vermelho é apenas de uma caneta, que partilhámos para desenhar o cravo”, explicou a livreira à Gazeta das Caldas.
A performance decorreu de forma livre, com as autoras a escrever num cartaz as palavras que a música e Abril lhes fazia lembrar. No final, dobraram o cartaz como se de um livro se tratasse. Voltariam a abri-lo, momentos depois, no regresso a casa, partilhando a  mensagem com todos os transeuntes e amigos que encontraram até casa, na Rua Leão Azedo.
O fotógrafo Edgar Libório acabou por fazer um vídeo (http://bit.ly/25Abril_2020), denominado “Somos livres, somos livros”, e este acto livre originou um tributo ao escritor Luís Sepúlveda (1949-2020), vítima do coronavírus, e a todos os participantes das Correntes d’Escrita, que foram os primeiros a estar confinados. Nas palavras de Mafalda Milhões, o vídeo “editado pelo Edgar Libório é uma consequência do poder da amizade, do respeito pelos homens e pela arte, pela literatura e, sobretudo, pela felicidade imensa de estarmos vivos”. Em suma, esta iniciativa espontânea “aconteceu porque somos livres de dizer, ilustrar, cantar, pensar, ler… imaginar”, concretiza a livreira, adiantando que, há muitas formas de cantar Abril, este ano foi assim.
Ao longo do país um grupo de artistas organizado captou imagem do Cantar o Abril em casa para documentarem a liberdade confinada.

Loading

- Advertisment -

Edição #5626

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.