As “Cerimónias da Semana Santa em Óbidos” foram validadas como candidatas ao concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular. De acordo com a mesa administrativa da Santa Casa da Misericórdia da Vila de Óbidos (que formalizou a candidatura) fazem parte destas cerimónias a Procissão Penitencial da Ordem Terceira de S. Francisco, a Procissão da Mudança de Imagens, a Procissão do Domingo de Ramos, a Procissão do Senhor Jesus dos Passos, o Auto do Descimento da Cruz e a Procissão do Enterro.
A Misericórdia de Óbidos refere -se à Semana Santa como um ex-libris, pois “Óbidos continua a ser um palco privilegiado de celebrações de acontecimento de índole histórico-religiosa”. Evocando a Paixão e a Morte de Cristo, a Semana Santa atrai à vila muitas pessoas, portugueses e estrangeiros, unidos pela devoção ou simplesmente por curiosidade cultural e turismo religioso.
Na candidatura, que recebeu esta semana o selo de nomeada, ainda é explicado que a Semana Santa desperta grande interesse cultural e turístico, pois “desde cedo se revelou como o melhor “cartaz” de Óbidos e inegavelmente apresenta as mais lindas e impressionantes cerimónias religiosas do seu género realizadas no Oeste”, refere a misericórdia em comunicado.
Segue-se agora a segunda fase da decisão, em que o painel de especialistas vota para fazer a escolha, regionalmente, num total nacional que pode chegar a 420 patrimónios.





