Sexta-feira, 30 _ Janeiro _ 2026, 4:47
- publicidade -
InícioSociedadeCortejo de oferendas voltou a bater recordes

Cortejo de oferendas voltou a bater recordes

-

No passado domingo realizou-se o Cortejo de Oferendas dos Bombeiros, que angariou mais de 178 mil euros, aos quais se junta uma mota de água

Foi num clima de festa que se realizou, no passado domingo, mais um cortejo de oferendas dos Bombeiros das Caldas. O valor angariado bateu novamente o recorde, com um total de 178 698,20 euros que provém da população, das empresas, das autarquias e do próprio corpo de bombeiros.

Este ano em A-dos-Francos foram angariados 6200 euros, em Alvorninha 10350 euros, no Carvalhal Benfeito 4600 euros, na Foz do Arelho 5146,52 euros, no Landal 4165 euros, no Nadadouro 6200 euros, em Salir de Matos 10205, em Santa Catarina 8375,22 euros e nos Vidais 6048,46 euros.

Na União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório foram angariados 43010,25 euros, na de Santo Onofre e Serra do Bouro foram 18500 euros e na de Tornada e Salir do Porto 15244 euros. A Câmara contribuiu com 26906,25 euros e o próprio corpo de bombeiros doou 13747,50 euros para esta causa.

O presidente da Câmara, Vítor Marques, destacou a generosidade e o reconhecimento que a população tem para com os Bombeiros. “Todos os anos nos surpreendemos com a generosidade de todos os caldenses”, disse, notando que o somatório “ano após ano é maior”. O autarca frisou ainda “o quão é importante estarmos atentos e disponíveis para ajudar em todos os momentos a nossa corporação de bombeiros”, até porque “do dia 1 de janeiro ao dia 31 de dezembro os bombeiros estão sempre disponíveis para nós, esteja bom ou mau tempo, seja em terra ou no mar, em todo o lado, contamos com os nossos bombeiros”. Na cerimónia, Vítor Marques deixou o desafio de que as autarquias possam juntar a este donativo uma mota de água para o socorro na Foz do Arelho.

Já o presidente da Assembleia Municipal das Caldas, Fernando Costa, disse que é um orgulho para as Caldas este cortejo que se faz há décadas. “É dos poucos que se fazem em Portugal, somos um exemplo nesta matéria”. Lembrou que há cerca de 30 anos começou a ser feito em colaboração com as Juntas de Freguesia “e tem dado resultado”. E disse que é preciso fazer jus à memória de Henriques Sales e Vasco Oliveira. O autarca afirmou ainda que “acima de tudo, o que marca este cortejo é a vossa generosidade” e notou que a corporação das Caldas é reconhecida tanto no concelho, como fora dele. “É um dos melhores corpos de bombeiros do país”, resumiu, antes de deixar votos de “que nunca deixem acabar este cortejo, que não é só a entrega de um cheque, é o símbolo mais solene da ligação das pessoas com os Bombeiros, a nossa estima, reconhecimento e agradecimento pelo que fazem durante o ano para salvar a vida das pessoas e bens”.

Em nome dos presidentes de Junta, Nuno Aleixo, presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, afirmou que “nesta matéria estamos todos de acordo, é para nós um orgulho ajudar os Bombeiros” e realçou o valor angariado, reforçando também ele a importância de ajudar os bombeiros ao longo do ano.

O anfitrião, Carlos Gouveia, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, agradeceu “este enorme cortejo de oferendas” e afirmou que “os Bombeiros não conseguem viver bem sem o cortejo de oferendas”, frisando a importância deste montante nas contas da associação. “O que aqui se passou hoje é brutal”, descreveu Carlos Gouveia, agradecendo uma vez mais a todos. “Sempre que precisarem, os Bombeiros respondem sempre”, frisou.

Por sua vez, Nelson Cruz, comandante dos Bombeiros das Caldas, agradeceu à população “que todos os anos tem demonstrado generosidade connosco e reconhecimento com os bombeiros”, admitindo que “enche o corpo de bombeiros de orgulho sentir que a população gosta dos bombeiros e os reconhece, é uma grande motivação para nós”. O comandante reconheceu o trabalho das Juntas de Freguesia e garantiu que “o corpo de bombeiros está cá sempre, forte e coeso, para ajudar a população nos momentos mais difíceis”. E foi precisamente ao seu corpo de bombeiros que deixou o último agradecimento. São “mulheres e homens de excelência que dão tudo pelo concelho e pela população, são de facto uns grandes heróis”, concluiu.

A festa contou ainda com o desfile e com um já tradicional concerto da cantora caldense Rebeca, no próprio quartel dos Soldados da Paz.

- Advertisment -

Edição #5628

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.