Sexta-feira, 30 _ Janeiro _ 2026, 8:25
- publicidade -
InícioSociedadeHospital no Domicílio Sénior arranca em janeiro

Hospital no Domicílio Sénior arranca em janeiro

-

Projeto-piloto decorre nas Caldas, Óbidos, Peniche e Bombarral com 210 utentes até abril

Vai arrancar no início do ano o Hospital no Domicílio Sénior, um projeto-piloto da Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste e da Segurança Social de Leiria que visa melhorar a resposta nos cuidados de saúde da população idosa institucionalizada. O piloto vai decorrer até abril com uma estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI) dos concelhos das Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche e Bombarral, mas o objetivo é que o serviço possa depois ser alargado a todos os concelhos.

Os números justificam a aposta neste projeto. Em 2024, registaram-se 2000 utentes das ERPI em atendimentos à urgência do hospital de Caldas da Rainha. A população institucionalizada nestes estabelecimentos da região Oeste totaliza 1303 pessoas distribuídas por quatro concelhos. As ERPI escolhidas para iniciar este serviço são a Santa Casa da Misericórdia de Bombarral, Santa Casa da Misericórdia de Óbidos, Santa Casa da Misericórdia de Peniche e Centro de Apoio Social de Nadadouro em Caldas da Rainha, que representa 20% da população das ERPI no Oeste.

“Claro que queremos evitar a ida desnecessária dos doentes à urgência, mas o objetivo do projeto é muito mais do que isso, é dar mais conforto aos nossos utentes”, disse Elsa Baião, presidente do Conselho de Administração da ULS Oeste.

As principais causas das idas às urgências por partes destes utentes foram infeções respiratórias, alterações dos sinais vitais, quedas e traumas e a análise realçou que seis a 10 dos idosos em ERPI recorrem com grande frequência ao serviço de urgência, uma situação que afeta significativamente a sua qualidade de vida e sobrecarrega os recursos hospitalares.

O modelo operacional baseia-se num sistema de comunicação dedicada. Os profissionais das ERPI poderão contactar uma linha telefónica específica, ou por correio eletrónico, para esclarecer dúvidas clínicas antes de decidir se o utente necessita de deslocação ao serviço de urgência.

Cristina Teotónio médica responsável pelo projeto, salienta que os médicos do serviço vão “ajudar a investigar algumas situações e a proporcionar uma melhor referenciação, para tentarmos de seguida fazer uma orientação mais direta e mais eficaz” para os doentes que tenham necessidade de aceder ao serviço de urgência.

Os profissionais das ERPI vão também ser capacitados para identificar sinais de alerta e avaliar situações agudas com maior confiança.

O projeto com a ULS do Oeste surge após uma experiência anterior em Leiria, que demonstrou a viabilidade do modelo. O projeto piloto naquela região reduziu em 70% o número de chamadas desnecessárias para o 112, realçou João Paulo Pedrosa, diretor do Centro Distrital de Leiria da Segurança Social.

Outro indicador que será medido é o número de quilómetros evitados. “Nós já temos esse indicador em muitos projetos e é muito importante que hoje consigamos ter essa informação disponível, porque tem um impacto social e até ambiental”, realçou Elsa Baião.

O projeto iniciará em 2 de janeiro e estender-se-á até abril numa fase piloto, seguido de uma segunda fase entre maio e julho. Se os resultados forem positivos, está prevista a inclusão de mais estruturas residenciais, com potencial para replicação noutras regiões.

A região Oeste conta com 68 estabelecimentos de acompanhamento a idosos, sendo 41 instituições do setor social e 27 de natureza privada. Estes estabelecimentos servem um total de 3900 utentes distribuídos por várias respostas.

Anfitrião da cerimónia, Filipe Daniel, presidente da Câmara de Óbidos, destacou que, mais do que um serviço, este projeto corresponde a uma visão de que “a saúde e o bem-estar, sobretudo na população sénior, não se fazem apenas dentro de paredes institucionais, fazem-se onde a vida acontece”, e que o município “estará disponível para facilitar a ligação à rede social e às instituições, promover a literacia e o contato com a comunidade”.

- Advertisment -

Edição #5628

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.