Quinta-feira, 15 _ Janeiro _ 2026, 15:17
- publicidade -
InícioBrevesApanha de bivalves sem restrições na Lagoa de Óbidos

Apanha de bivalves sem restrições na Lagoa de Óbidos

-

A Lagoa de Óbidos é uma das poucas zonas do país onde não foi interdita a apanha e captura de bivalves devido à presença de toxinas causadoras de intoxicação diarreica, segundo revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A semana passada foi imposta temporariamente a interdição da apanha e captura para todos os bivalves no litoral entre Peniche e Lisboa e áreas da Ria Formosa e para amêijoa-macha na Ria de Aveiro.
A sul, a proibição na Lagoa de Albufeira abrange a maioria dos bivalves, excepto a amêijoa-japonesa, amêijoa-macha e amêijoa-boa. A interdição deve à presença de fitoplâncton produtor de toxinas marinhas ou de níveis de toxinas ou de contaminação microbiológica acima dos valores regulamentares. Na maioria das amostras foram detectadas toxinas que provocam intoxicação diarreica (DSP). No litoral entre Setúbal e Sines está proibida a captura de amêijoa-branca devido à presença de toxinas que provocam intoxicação amnésica (ASP).

P.A.

Loading

- Advertisment -

Edição #5626

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.