
Com 27 elementos em palco, a orquestra começou o concerto com uma estreia – American Feeling -, prosseguindo depois com interpretações de swing, bossa nova, latin, jazz, entre outros estilos musicais. Este espectáculo contou também com a presença da cantora Anabela que interpretou temas como Lisboa à Noite, Wave e A Cidade Até Ser Dia, com o qual venceu o Festival RTP da Canção, em 1993.
Todos os temas que Anabela cantou foram orquestrados por Rui Rodrigues, o pianista da orquestra que se encontra actualmente a fazer o mestrado em Direcção de Orquestra em Viena de Áustria. Coube também a este músico fazer um solo de piano, tal como aconteceu com o outro pianista do grupo, Olavo Mesquita, que apresentou um arranjo original. A parte solística ficou completa com a interpretação do clarinetista Ruben Leiria, que também integra a Orquestra Ligeira Obidense.
O espectáculo terminou ao som de Solta-se o Beijo, interpretado por Anabela e Joana Marques, cantora que acompanha a orquestra.
De acordo com o maestro Rodrigo Martins, este é o espectáculo “mais importante da orquestra no ano”. Para alem das actuações na região, como foi o caso do concerto que realizou na Benedita no passado dia 5 de Dezembro, este grupo participa anualmente no Festival de Música de Staffolo, em Itália.
O também director da orquestra destacou que a cantora Anabela ficou surpreendida com o nível de qualidade do grupo e que lhe manifestou a intenção de ter mais colaborações com ele no futuro.
O espectáculo foi precedido por uma prova de vinhos, com produtos da Quinta dos Capuchos e Adega de Alcobaça (de Alcobaça), da Quinta da Silveira (Douro), da Herdade das Fontes Bárbaras (Alentejo) e de João Barbosa (Rio Maior).
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt





