Zé Povinho tem muita estima pelos recursos naturais que brotam das entranhas da terra e por quem os sabe aproveitar. E se nas Caldas foram as águas termais a garantirem fulgor à cidade durante vários séculos, a vizinha cidade de Alcobaça parece ter agora a oportunidade de ganhar um novo impulso com a suposta existência de gás natural no seu subsolo.
Ciente de que esta possibilidade há muito é discutida sem que até agora se tenham encontrado recursos passíveis de exploração, Zé Povinho não pode deixar de salientar a perseverança da Mohave Oil and Gas Corporation que há duas décadas investe na busca de hidrocarbonetos em terras de Cister. E fá-lo na pessoa do seu director-geral, Arlindo Alves, que não se esquiva a explicar os trabalhos que estão a ser feitos a apenas 700 metros do Mosteiro e que tanto têm apoquentado os populares, deixando-lhes garantias de segurança.
E ainda que não haja “ouro negro” ou gás no interior da terra, o investimento da Mohave já trouxe benefícios económicos para Alcobaça, ajudando várias empresas locais a fazerem frente à crise instalada no país.
Uma obscura empresa de trabalho temporário contratou enfermeiros para prestarem serviço nos quatro hospitais do CHON, mas tem-se “esquecido” de lhes pagar as horas de qualidade e horas extraordinárias a que estes têm direito.
O CHON, que contratou o serviço diz que tem os pagamentos em dia e que, se os enfermeiros não recebem, é porque a empresa que os contratou não lhes paga.
A Complementus, como se chama a dita empresa, até poderia ter boas razões para não pagar e, sobretudo, poderia até explicá-las, mas como é normal nos incumpridores, prefere esconder-se e não falar à comunicação social quando contactada sobre o assunto.
Situações como esta espelham os tempos actuais, onde o paradigma ultra-liberal espezinha os direitos de quem trabalha e privilegia os negócios entre o Estado (que deveria ser o empregador directo dos enfermeiros) e as empresas de trabalho temporário que nascem como cogumelos.
Talvez desta forma se reduza a despesa do Estado. Mas as externalidades negativas causadas por estas medidas economicistas serão certamente mais prejudiciais para o país.