Salas de aula vão voltar a ser ocupadas após interregno de seis meses
- publicidade -

Fique a par de todas as datas importantes que deve conhecer para o ano lectivo que se iniciou esta semana para muitos milhares de alunos

O ano lectivo 2020/21 já teve início esta semana, mas, num ano tão atípico como este, o melhor mesmo é anotar todas as datas importantes, por forma a melhor organizar as actividades escolares e familiares.
Assim, o primeiro período começou, para todos os níveis de ensino, entre 14 e 17 de Setembro e termina a 18 de Dezembro. Segundo a tutela, as cinco primeiras semanas deste período serão, sobretudo, dedicadas à recuperação de aprendizagens, de modo a colmatar eventuais perdas que tenham acontecido no último ano lectivo, devido à covid-19.
O segundo período inicia-se a 3 de Janeiro e prolonga-se até 24 de Março, enquanto o terceiro período arranca a 6 de Abril, sendo dado por concluído, consoante o nível de ensino: a 9 de junho cessam os 9.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade, a 15 de junho será a vez de terminarem as aulas dos 7.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade, ao passo que a data de 30 de Junho terminam as aulas do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.
No que diz respeito às pausas lectivas, serão as seguintes: a primeira acontece entre 21 e 31 de Dezembro para as férias do Natal, a segunda decorre entre 15 e 17 de Fevereiro para umas mini-férias do Carnaval, enquanto a terceira e última paragem está agendada para o período entre os dias 25 de Março e 5 de Abril para as férias da Páscoa, que, este ano, terão uma diminuição do número de dias em comparação aos anos lectivos anteriores.

datas dos exames

- publicidade -

Relativamente às provas de aferição, o Ministério da Educação aponta para a realização desses exames para os 2.º, 5.º e 8.º anos, entre Maio e Junho. No ano lectivo 2019/20 estas avaliações foram suspensas.
Assim, relativamente ao 2.º ano a prova de Educação Artística, Educação Física decorrerá entre 3 e 11 de Maio, enquanto a de Matemática e Estudo do Meio está agendada para 16 de Junho e a de Português e Estudo do Meio para 18 de Junho.
No 5.º ano, a prova de Componente de produção e interação orais de Inglês decorre entre 17 a 26 de Maio, enquanto a de Português e Português Língua Segunda está marcada para 4 de Junho e a de Inglês para 8 de Junho.
No que se refere ao 8.º ano, a prova de aferição da Componente de interação do oral de inglês acontecerá entre 17 e 26 de Maio. As provas de Matemática e Inglês estão marcadas para 4 e 8 de Junho, respectivamente.
Tal como as provas de aferição, também as provas finais de ciclo do 9.º ano regressam ao calendário escolar, depois de terem sido interrompidas. Estas avaliações, que têm um peso de 30% na nota final.
No 9.º ano, as datas dos exames são as seguintes: Português Língua Não Materna a 17 de Junho, Matemática a 21 de Junho e Português, Português Língua Segunda a 25 desse mês. A 2.ª fase fica reservada para 20 de Julho com Matemática e 22 de Julho para Português, Português Língua Segunda, Português Língua Não Materna.
Por fim, os alunos dos 11.º ano e 12.º anos farão os habituais exames nacionais, as avaliações mais importantes da escolaridade obrigatória. Contam para a média do ensino secundário e, em alguns casos, funcionam como provas de ingresso ao ensino superior. Os exames finais nacionais decorrerão entre Junho e Julho, aconselhando-se a consulta do despacho com o calendário escolar 2020/2021 publicado em Diário da República a 3 de Julho.

- publicidade -