Candidato viaja na Linha do Oeste

0
459

João Ferreira, candidato do PCP à presidência da República, irá reunir com ativistas da defesa da Linha do Oeste

O candidato a Presidente da República, João Ferreira, irá fazer uma viagem pela Linha do Oeste, no próximo dia 11 de novembro, com saída nas Caldas da Rainha onde reunirá com ativistas em defesa desta linha ferroviária.
De acordo com a Direção da Organização Regional de Leiria (DORLEI) do PCP, os passos dados nas últimas semanas relacionados com a modernização da Linha do Oeste representam “importantes conquistas das populações” e “avanços na consolidação do caminho para a requalificação e valorização deste eixo ferroviário”. Esta estrutura sublinha que as conquistas agora alcançadas “não devem descansar ou desmobilizar todos aqueles que prosseguem a luta pela Linha do Oeste, modernizada, pública e ao serviço das populações”. Pedem uma “atenta intervenção” no sentido de impedir atrasos ou retrocessos nas decisões, e de prosseguir a exigência da requalificação, eletrificação e modernização de toda a linha, em articulação com a urgente definição de um plano de mobilidade e investimento no transporte público coletivo em todo o distrito.
Os comunistas garantem ainda que continuarão a desenvolver iniciativas e intervenções no Parlamento Europeu, na Assembleia da República e nas autarquias, até que seja feita a modernização de toda a linha.
Também a Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste realça os “passos importantes” dados nas últimas semanas na melhoria desta linha férrea e destaca todos os que lutaram em sua defesa. “Todos aqueles que ao longo dos anos não desistiram de lutar em defesa da Linha do Oeste devem ser saudados pela persistência em, por um lado, não aceitarem de forma passiva, a degradação e o eventual encerramento da Linha e por outro, defenderem a importância deste troço ferroviário como fator de desenvolvimento económico e social regional”, refere em comunicado.
Os ativistas desta comissão querem agora ver iniciadas as obras no troço Meleças – Torres Vedras, concretizado sem atrasos o concurso para a empreitada da obra do troço Torres Vedras – Caldas da Rainha, dar corpo à eletrificação do troço Caldas da Rainha – Louriçal e serem fabricados e entregues à CP, os novos comboios. Por outro lado, denuncia que continua sem solução a aplicação do PART (Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos) na Linha do Oeste, com a adoção de tarifários em 2020 que incentivem o uso do comboio, concorrendo com o transporte rodoviário de passageiros, e já exigidos pela comissão ao governo, à CP e à OesteCIM.