Já pensaste quão importante é a autoconsciência?

0
511
Joaquim Duarte
Joaquim Sobreiro Duarte Coach Transformacional e Terapeuta -joaquimduarte@yesdpeople.pt
- publicidade -

Sabemos que todos temos a capacidade de olhar para dentro de nós próprios e compreendermos onde estão as nossas barreiras e dificuldades. Esta capacidade é, sem dúvida, determinante para as nossas vidas. Podemos mesmo dizer que é uma sabedoria, não podemos?
Termos esta consciência é estarmos disponíveis para, conscientemente, eliminarmos o que não nos acrescenta valor para a nossa vida e para o nosso desenvolvimento.
Ter Autoconsciência é questionarmos o que pensamos, o que sentimos e o que dizemos. É, pois, ter uma comunicação assertiva connosco próprios.
Este é, sem dúvida, o grande desafio que o Ser Humano tem. Acredito que tu também sintas este desafio, não sentes?
Ensinaram-nos, ao longo da vida, que deveríamos conhecer bem os outros e sermos assertivos para com eles. E conhecermo-nos a nós próprios e comunicarmos assertivamente connosco?
A grande ajuda que podemos ter nas nossas vidas vem, sem dúvida, de nós próprios, do nosso interior. Termos a capacidade para avaliarmos tudo aquilo que em nós nos limita e impede de agirmos é fundamental!
Já descobriste em ti esses impedimentos?
Já te questionaste sobre o que pensas e sentes? Já avaliaste se o que estás a fazer está alinhado com o que pensas e sentes?
Queiras ou não queiras, são as respostas a estas perguntas que elevam a tua autoconsciência e, como tal, o teu autoconhecimento e, assim, te preparam para uma melhor “autoassertividade”.
Eu próprio, a primeira vez que fiz este exercício, tive que ser ajudado por um Coach, pois não conseguia sair do mesmo sítio. Melhor, só estava a encontrar as respostas mais confortáveis e não as mais úteis. Acredita que temos de ter o sentido de utilidade e não de confortabilidade. Faz sentido para ti?
Nas nossas vidas e, em particular, no momento que estamos a viver, é determinante encontrarmos o sentido de utilidade em tudo o que pensamos, sentimos e fazemos. Só assim pode haver desenvolvimento, quer em termos pessoais quer em termos profissionais.
Podemos andar em “ruminação” e assim não vamos sair do mesmo estado, ou, contrariamente, fazermos uma “reutilização” do que nos está acontecer, melhorando a nossa autoconsciência e potencializando os nossos recursos para encontrarmos as melhores soluções.
Independentemente da tua situação atual, aproveita esta minha reflexão para poderes maximizar as tuas energias, libertando os teus impedimentos de uma Simples, Poderosa e Significativa.
Dá o teu melhor, e, por vezes, darmos o melhor é mesmo pedirmos AJUDA!

Coach Transformacional e Terapeuta -joaquimduarte@yesdpeople.pt

- publicidade -