CALDAS DA RAINHA
Noddy e Diana Chaves dão as boas vindas ao Natal no Vivaci
Este ano o Pai Natal chega ao Vivaci acompanhado da actriz Diana Chaves e do boneco Noddy. A recepção está prevista para o próximo sábado, dia 1 de Dezembro, pelas 15h00 e promete muita animação.
As crianças poderão assistir a um espectáculo gratuito do mais conhecido habitante da Cidade dos Brinquedos, acompanhado por alguns dos seus vizinhos, como é o caso do Sr. Lei, o Orelhas e os “malvados” Sonso e Mafarrico. Os mais novos terão também oportunidade de cumprimentar o Pai Natal e dar um abraço ao Noddy e seus amigos.
O simpático velhinho de barbas brancas ficará no seu trono, localizado no piso 1, todos os fins-de-semana até 24 de Dezembro, podendo as crianças com ele partilhar os seus desejos e tirar uma fotografia para mais tarde recordar.
Todos os fins-de-semana terão animação, através da instalação de vários equipamentos numa área de 100 metros quadrados, como é o caso de insufláveis gratuitos e um espaço do Noddy com atelier de pinturas.
A quadra natalícia é também assinalada com o arranque de uma campanha de recolha de alimentos neste centro comercial a favor da Cruz Vermelha Portuguesa, que irá decorrer de 1 a 24 de Dezembro.
F.F.
Tralhas e Tarecos no Centro da Juventude
“Tralhas e Tarecos” é como se designa a feira que se dedica à venda e troca de artigos usados que se vai realizar amanhã, 1 de Dezembro, entre as 10h00 e as 20h00, no Centro da Juventude. As inscrições custam cinco euros e devem ser feitas na secretaria do Centro.
Esta entidade continua a promover a iniciativa Juventude Solidária, que consiste na recolha de livros e brinquedos infantis para distribuir por crianças carenciadas. Os bens podem ser entregues no Centro da Juventude, Surfoz, Bombeiros das Caldas da Rainha e Óbidos.
N.N.
Ex-doente oncológica apresenta livro na Escola de Hotelaria e Turismo
No próximo dia 3 de Dezembro (segunda-feira) pelas 21h00, vai realizar-se uma palestra, promovida pelo Rotary Club das Caldas da Rainha, com Liesbeth Vermoesen, que entrou no projecto Olha-Te com um problema oncológico, em 2010. Actualmente está bem de saúde e irá dar a conhecer o livro “462 Gramas – Cartas e pensamentos de uma mulher com cancro”. A palestra terá lugar na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste e é feita em parceria com o projecto Olha-te.
N.N.
Como enfeitar a mesa na noite de Natal
Estão a decorrer na Florista Begónia workshops de Natal para crianças. Nestes ateliers, os mais novos aprendem a fazer centros de mesa natalícios. A Florista Begónia fica na Praça 25 de Abril, próximo do Tribunal.
N.N.
Banda Comércio e Indústria na Escola Bordalo Pinheiro
Amanhã, dia 1 de Dezembro, às 16h30, a Banda Comércio e Indústria (BCI) vai actuar no auditório da Escola Rafael Bordalo Pinheiro. O concerto de Natal dedica-se sobretudo às famílias do músicos e sócios da banda, mas também é aberto ao público em geral.
Do programa fazem parte Instant Concert, Treasury for Piano (piano solo e banda), Septagon, Adventures in Seven, entre tantos outros, sem esquecer as melodias próprias da quadra natalícia.
A BCI está a preparar um concerto de Ano Novo que se vai realizar no dia 1 de Janeiro no CCC. Esta actuação contará com a parceria dos coros da cidade do Conservatório, do Coro das Caldas (ex-Pimpões) e Orfeão Caldense.
N.N.
Bazar e cinema de Natal nos Pimpões
No próximo domingo, 2 de Dezembro, decorrerá entre as 10h00 e as 19h00, a terceira edição do bazar e venda de garagem nos Pimpões As inscrições podem ser feitas na secretaria da colectividade e destinam-se a todos os que possuem bens que já não precisam e que querem realizar algum dinheiro com a sua venda.
Nos dias 13 e 14 de Dezembro, às 10h00 e às 15h00, haverá sessões de cinema para as escolas, sendo exibido o filme Madagáscar 3. O custo por criança é de um euro.
Para mais informações ou esclarecimentos contacte através do tel. 262877740.
N.N.
Música clássica amanhã no Museu de José Malhoa
Amanhã, dia 1 de Dezembro, pelas 15h30, no Museu José Malhoa, realiza-se um recital de canto e piano com a pianista caldense Maria Luiza Vieira Pereira da Gama Santos e a soprano Paula Pires de Matos.
A intérprete iniciou os seus estudos de piano com a professora Adelaide Pereira e completou posteriormente o Curso Superior de Piano do Conservatório Nacional. Tem participado nalguns concertos na sua cidade natal e em Óbidos. É uma das personalidades incluídas na obra Caldas da Rainha Vista em Cem Biografias, da autoria de Mário Nobre Soares.
A soprano Paula Pires de Matos formou-se na Escola Superior de Música de Lisboa e fez estudos pós-graduados na Guildhall School of Music and Drama de Londres. Completou a sua formação em canto e em piano no Instituto Gregoriano de Lisboa.
O programa inclui obras de Haydn, Mozart, Debussy, Hahn e Poulenc. Trata-se de uma iniciativa da Liga dos Amigos do Museu de José Malhoa.
N.N.
Ateliers de Natal no Museu de Cerâmica
Vai realizar-se nos dias 11 e 14 de Dezembro, no Museu de Cerâmica, entre as 10h00 e as 12h00 , ateliers de Natal onde será explorada a flora existente no jardim do museu e será feito um centro de mesa natalício para os participantes oferecerem à família.
A iniciativa dirige-se a crianças com idades entre os cinco e os 12 anos. A participação na actividade custa 3,50 euros e requer marcação prévia através do tel. 262840280.
N.N.
Biblioteca sai à rua para assinalar aniversário
No próximo dia 6 de Dezembro, a Biblioteca Municipal das Caldas sai à rua pois está a celebrar 15 anos de actividade e vai propor a companhia de um livro e de um café em vários estabelecimentos da cidade. Com esta iniciativa pretende-se promover a leitura fora dos espaços da biblioteca, levando o livro para locais onde não é habitual a sua presença.
O Teatro da Rainha associa-se à comemoração e leva à cena, no dia 6, pelas 21h00, uma peça baseada nos textos “Uma Noite na Biblioteca” ,de Jean Christophe Bailly, “A Biblioteca de Babel”, de Jorge Luís Borges, “Manifesto Anti-Leitura” ,de José Fanha, e excertos de Paul Valery, F. Garcia Lorca, Daniel Pennac, R. Tagore, Kafka, José Saramago, Gomes Leal, Padre António Vieira, Manuel Alegre, Fernando Pessoa e Alexandre O’Neill.
Ainda no âmbito da comemoração do 15º aniversário, a Biblioteca promove visitas guiadas e exposições que terão lugar às 10h00, às 14h00 e às 15h30.
Os cafés acompanhados pelas leituras poderão ser tomados no Café Central, Pastelaria Doce Pecado, Pastelaria Dominó, Pastelaria Machado, Café Maratona, Pastelaria Pingo de Mel e no Sons Tons & Sabores (CCC).
N.N.
Natal do Olha-te no Vivaci
Amanhã, dia 1 de Dezembro, a Academia de Música de Óbidos irá actuar no Vivaci. Os músicos vão proporcionar momentos musicais e participar nas actividades do projecto Olha-Te. No dia seguinte, pelas 15h30, Liesbeth Vermoesen apresentará o livro “462 Gramas” onde a autora narra a experiência passada durante um período em que teve uma doença oncológica.
O projecto Olha-Te, que se dedica a apoiar doentes de cancro e seus familiares, vai promover até ao final do ano várias iniciativas no centro comercial ocupando um espaço no piso zero, junto ao Pão de Açúcar. Serão organizados workshops e uma venda de obras de arte que visa angariar fundos para este projecto.
N.N.
As canções da Maria no CCC
No sábado, dia 1 de Dezembro, às 11h00 e às 16h00, sobe ao palco do CCC o espectáculo “As canções da Maria”. O projecto é da radialista Maria Vasconcelos, que apresentava “O Homem que mordeu o Cão” com Nuno Markl
A entrada na escola das suas filhas, Manon e Mathilde – que também integram o projecto – levou a que esta mãe criasse canções com a matéria escolar para lhes facilitar a aprendizagem, surgindo assim o livro/CD “As canções da Maria”, que foi produzido por Gimba, com os desenhos de Nuno Markl e editado pela Valentim de Carvalho.
Os bilhetes para este espectáculo custam entre 10 a 12 euros.
No dia 3 de Dezembro (segunda-feira), às 9h30, 11h00 e 14h30, será apresentado o musical em patins Cinderela. Do seu elenco fazem parte patinadores e actores profissionais, entre os quais Patrícia Candoso e Camilo Reis.
Os bilhetes para assistir ao musical custam sete euros.
No dia 6 de Dezembro, pelas 21h30, solistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa, vão interpretar a Gran Partita de Mozart na qual actuam Nuno Inácio (flauta), Alexêi Tolpygo (violino),
Alexandre Delgado (viola), Guenrikh Elessine (violoncelo) e Alexei Eremine (piano).
Os bilhetes custam 7,50 euros e cinco euros para os estudantes e seniores.
N.N.
Aprender a fazer enfeites de Natal no Centro de Artes
Está a decorrer no Centro de Artes, até ao dia 4 de Janeiro, um atelier que se dedica à execução de enfeites de feltro alusivos à quadra natalícia. Serão feitos anjos, estrelas, bolas, coroas e árvores de Natal.
Para decorar os feltros, com enchimento, serão usados diferentes materiais como lantejoulas, fitas e purpurinas. O objectivo é fazer um móbile (escultura formada por vários elementos natalícios que oscilam ou se movem).
Os ateliers decorrem de terça a sexta-feira, entre as 10h00 e as 12h00 e destinam-se a crianças e jovens do 1º, 2º ciclo e Educação Especial.
As inscrições são gratuitas e limitadas a um mínimo de 10 e a um máximo de 25 crianças e as marcações devem ser feitas com três dias de antecedência. Para mais informações contar através do tel. 262840540.
N.N.
Paróquia das Caldas acolhe lançamento de livro
Hoje à noite, pelas 21h30, será lançado o livro “Auto-de-Fé – A Igreja na inquisição da opinião pública”, onde Zita Seabra entrevista o padre Gonçalo Portocarrero de Almada.
A apresentação da obra será feita no auditório da paróquia caldense pelo padre Miguel Pereira, coadjuntor da Paróquia das Caldas da Rainha e Coto.
A obra é editada pela Aletheia Editores.
F.F.
Artesanato na Foz do Arelho
Vai realizar-se nos dias 1 e 2 de Dezembro, no Centro Social e Recreativo, na Foz do Arelho, uma Feira de Artesanato que se realizará entre as 10h30 e as 20h00. Nesta iniciativa poderão encontrar-se prendas de Natal a preços convidativos.
N.N.
ALCOBAÇA
Prospecção de petróleo debatida na Benedita
Realiza-se amanhã, 1 de Dezembro, mais uma sessão da iniciativa “Conversas ao Entardecer” na Associação Norte da Vila da Benedita. A proposta é para ouvir João Marcos Ferreira falar sobre a prospecção de petróleo, dando a conhecer todo o processo até à refinação do chamado ouro negro.
A tertúlia tem início às 18h00 e vai contar com moderação de Acácio Catarino.
J.F.
Um passeio por um carvalhal alcobacense
A associação ambiental A Rocha promove amanhã, 1 de Dezembro, uma actividade que pretende destinada a celebrar a floresta tipicamente portuguesa. A partir das 10h00 realiza-se um passeio na Fervença, num dos carvalhais do concelho de Alcobaça, no qual os participantes poderão recolher bolotas e sementes e conversar sobre o valor único das árvores e arbustos. As sementes recolhidas serão germinadas e plantadas no próximo ano.
J.F.
Dança contemporânea no Cine Teatro
É amanhã, 1 de Dezembro, que o Quorum Ballet sobe ao palco do Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro para apresentar duas das suas produções. Um espectáculo que esteve inicialmente marcado para 3 de Novembro, acabando por ser adiado para as 21h30 de amanhã.
Excentric Concentric é a primeira proposta e anda em torno dos sonhos, com o palco a assumir-se como a tela branca da nossa imaginação, “um espaço onde se pode deixar o inconsciente sugerir toda a sua criação”, adianta o Quoerum Ballet. A segunda proposta é “Mesa”, onde é colocada em destaque a peça de mobiliário que é “local de confrontos de ideologias”, uma peça “sobre a qual as grandes decisões são tomadas”.
Os bilhetes para o espectáculo do Quorum Ballet custam cinco euros. Na compra de um, o Cine-Teatro oferece outro.
J.F.
SPAL com feira de Natal este fim-de-semana
Nos dias 1 e 2 de Dezembro (sábado e domingo) a SPAL – Sociedade de Porcelanas de Alcobaça promove a sua já habitual Feira de Natal. No terreno adjacente à fábrica haverá peças com preços bastante mais baixos do que o habitual. Para entreter os mais novos foi preparado um espaço de lazer.
A Feira de Natal pode ser visitada entre as 10h00 e as 20h00 de sábado. No domingo a feira decorre entre as 10h00 e as 19h00.
J.F.
Livro juvenil lançado amanhã em Alcobaça
O Café Portugal, em Alcobaça, acolhe amanhã, dia 1 de Dezembro, o lançamento do livro “A Ordem do Poço do Inferno”. Assinado por Nuno Matos Valente e ilustrado por Joana Raimundo, este é um livro juvenil de aventuras, onde um grupo de amigos vê ser-lhes revelado o segredo mais obscuro da História de Portugal. Uma história na qual o Mosteiro de Alcobaça e a própria cidade assumem em simultâneo o papel de cenário e de personagens.
“A Ordem do Poço do Inferno” marca o arranque da editora alcobacense Edições Escafandro que se propõe “tornar a cultura mais acessível, não apenas do ponto de vista do seu consumo, mas do lado da sua produção”. Os responsáveis por esta nova editora acreditam que “há inúmeros talentos literários que podemos ajudar a revelar e bastantes manuscritos que deviam sair das gavetas dos seus autores”.
J.F.
A Bela e o Monstro em versão musical no Cine-Teatro
O Cine-Teatro de Alcobaça João d’Oliva Monteiro é palco do musical “A Bela e o Monstro” na próxima segunda-feira, 3 de Dezembro. Os alunos das escolas do concelho são desafiados a deixarem-se levar pela magia de uma das histórias de encantar mais conhecidas.
A interpretação do musical está a cargo de oito actores, entre os quais Miguel Dias no papel de Monstro. No final do espectáculo o actor, que é também responsável pela adaptação e encenação do musical, vai dar autógrafos e tirar fotografias com os pequenotes.
J.F.
Uma incursão a Goa e à diáspora goesa
Domingos Soares Rebelo, o goanês que reside em Alcobaça há duas décadas, apresenta amanhã, 1 de Dezembro, os seus três livros mais recentes. O auditório da Biblioteca Municipal acolhe o lançamento dos livros “Dicionário de Goanidade”, “Goeses no Brasil e Brasileiros em Goa” e “Goans in USA and Canada”.
O lançamento está marcado para as 15h00.
J.F.
Biografia de José Eduardo Raposo de Magalhães no Museu do Vinho
Depois de encerrado ao longo de mais de cinco anos, o Museu Nacional do Vinho, em Alcobaça, abre as suas portas amanhã, 1 de Dezembro, pelas 18h00, para um evento sobre o passado e o futuro daquele espaço. A primeira proposta é o lançamento do livro “Biografia de José Eduardo Raposo de Magalhães”, da autoria de António Maduro.
Trata-se de uma obra que recupera a história do engenheiro português, neto do último Ouvidor dos Coutos de Alcobaça, que construiu a adega onde hoje se encontra o museu. José Eduardo Raposo de Magalhães foi ainda um dos pioneiros na introdução da pasteurização em Portugal e ocupou o cargo de governador civil de Leiria aquando da implantação da República, funções em que se manteve até Junho de 1911. Editado pelo Centro do Património da Estremadura, este livro inaugura a colecção Biografia Entremanhas e será oferecido a todos quantos participarem neste final de tarde.
Logo depois, António Maduro junta-se ao presidente da autarquia alcobacense, Paulo Inácio, ao historiador e antigo director do Mosteiro de Alcobaça, Rui Rasquilho, ao técnico Alberto Guerreiro e a Fernando Magalhães para conversarem não só sobre o livro, mas também sobre a história da Adega do olival Fechado e o futuro do Museu Nacional do Vinho. No final do encontro, serão servidos vinhos da Adega Cooperativa de Alcobaça.
J.F.
NAZARÉ
Orquestra de Valado dos Frades já tem 21 anos
A Orquestra Juvenil da Junta de Freguesia de Valado dos Frades comemora este domingo, 2 de Dezembro, o seu 21º aniversário. A data vai ser assinalada com um concerto, marcado para as 16h00, no Clube Recreativo Beneficente Valadense, no qual participa ainda o Grupo Coral da Academia Municipal de Artes da Nazaré.
Dirigida por Adelino Mota, a Orquestra Juvenil da Junta de Freguesia de Valado dos Frades foi formada oficialmente a 21 de Dezembro de 1991 e desde então tem feito vários concertos, não só em Portugal, mas também no estrangeiro. O seu repertório assenta sobretudo em temas de jazz, contribuindo para que o interesse por este género musical aumente na região, em especial no Valado, onde anualmente decorre um festival de jazz que é já uma referência nacional.
Nestes 21 anos de história a formação editou já três discos. O primeiro foi gravado em 1996 e teve repercussão nas rádios locais e nacionais. O segundo foi editado para comemorar o seu 10º aniversário, em 2001, e o último em 2011, ao qual foi chamado “20 Anos – Nova Geração”.
J.F.
LISBOA
Alunos da ESAD em espectáculo em Lisboa
CAM – Conceito Arquivo Museu é como se designa o espectáculo do grupo Karnat que pode ser visto até ao dia 16 de Dezembro, de quinta-feira a segunda-feira, pelas 21h00, no Armazém 13 do Beco da Mitra, em Lisboa.
Do elenco, dirigido por Luís Castro (ex-professor da ESAD), fazem parte André Santos, André Fialho, Artur Moura, Diana Serrano, Hugo Coutinho, Inês Mendes, Laura Gonçalo Mafalda Ferraz, Mário Mendes, Miguel Grilo e Ricardo Pinto (apoio técnico), todos ligados à escola de artes caldense.
Este grupo já tinha apresentado “Ilhas”, de Raul Brandão, em Guimarães em Junho passado.
Para mais informações contactar através do site www.karnart.org ou dos tel. 213466411 e 914150935.
N.N.
PENICHE
Onda solidária em Peniche
No próximo dia 7 de Dezembro (sexta-feira) irá realizar-se, em Peniche, o evento onda solidária, cujos lucros revertem a favor da Cercipeniche (Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Peniche).
O evento terá inicio às 19h00 na danceteria Sportágua e conta com a participação de Ester Moura, o grupo de serenatas “Neptunos”, a A_marTuna (Tuna da ESTM) e danças de salão com o grupo “MPJ”, entre outros.
Haverá serviço de um jantar, com sopa, cinco petiscos diferentes e uma sobremesa. As bebidas não estão incluídas.
O custo da entrada será de 7,50 euros com jantar (bilhete pago antecipadamente) ou 10 euros com jantar (bilhete pago à entrada). Quem não quiser jantar poderá entrar e participar mediante um contributo simbólico.
F.F.
BOMBARRAL
Agricultura e empreendedorismo dão mote a debate político
A Juventude Popular do Bombarral vai organizar uma palestra, seguida de jantar, no próximo dia 1 de Dezembro.
O encontro, subordinado ao tema “Agricultura & Empreendedorismo”, terá como oradores os deputados do CDS/PP Manuel Isaac e Hélder Amaral e realiza-se na sede local daquele partido.
Pelas 20h30 terá lugar um jantar na Columbeira e, duas horas mais tarde, será feito o sorteio de uma pequena lembrança, seguido do discurso final.
O jantar tem um custo de sete euros para os adultos e de cinco euros para crianças até os 12 anos.
CADAVAL
Peças em madeira no Moinho das Castanholas
Vai ser inaugurada no próximo domingo, 4 de Dezembro, pelas 18h00, uma exposição de peças em madeira denominada “Mãos com arte”, de Abel Pereira Ribeiro, no Núcleo Museológico do Moinho das Castanholas (Cadaval).
O autor das peças tem 57 anos e é natural da Dagorda, concelho do Cadaval. Actualmente desempregado, é pedreiro de profissão e tem a agricultura como actividade paralela.
Há mais de 40 anos que Abel Pereira Ribeiro começou a fazer estes objectos. “Qualquer cavaco serve para fazer um boneco em madeira”, diz este artista, que se inspira na cultura africana para as suas criações, evidenciando um gosto particular pela escultura com motivos daquele continente, ainda que também aprecie a asiática.
Durante o processo criativo adapta as ferramentas que possui às suas necessidades e quando sente que o utensílio o limita, modifica-o ou cria novos instrumentos.
A exposição vai estar patente até 19 de Dezembro e pode ser visitada de terça a sábado (excepto feriados), das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.
P.A.
“Ó Zé Bate o Pé!” no Cadaval com Luís Aleluia
O actor Luís Aleluia, celebrizado pelo seu papel como “menino Tonecas” na série da RTP “As Lições do Tonecas”, participa na revista “Ó Zé Bate o Pé!” que sobe esta noite, 30 de Novembro, ao palco do cine-auditório dos bombeiros do Cadaval.
Com início às 21h30, esta revista conta ainda com outras caras conhecidas do teatro e da televisão, como Maria Tavares (“SIC 10 Horas” e “Malucos do Riso”) e João Rodrigo (“Malucos do Riso”).
A peça de revista à portuguesa é trazida ao Cadaval pelo grupo de teatro Gente Gira e conta com textos de Luís Aleluia, José Viana, Guilherme Leite e João Rodrigo. Luís Aleluia assina também a encenação, ao passo que a música está a cargo de Licínio França e Ernesto Leite.
São duas horas de espectáculo, onde o humor crítico e apimentado da revista à portuguesa é temperado com cantigas.
Os bilhetes podem ser reservados através da página de Facebook do Grupo Gente Gira (www.facebook.com/grupogentegira.grup odeteatro) e estão à venda na loja O Bambino e no salão Madlook, ambos no Cadaval.
P.A.
TORRES VEDRAS
Linhas de Wellington no Teatro-Cine
O filme Linhas de Wellington vai ser exibido entre os próximos dias 30 de Novembro e 2 de Dezembro, no Teatro-Cine de Torres Vedras.
Nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro será apresentado pelas 21h30 e no dia 2 às 15h00.
Produzida por Paulo Branco, realizada por Valéria Sarmiento (que deu continuidade ao trabalho do falecido cineasta Raoul Ruiz) e com argumento de Carlos Saboga, esta longa-metragem conta com um elenco de luxo que inclui nomes consagrados do panorama cinematográfico internacional como John Malkovich, Catherine Deneuve, Chiara Mastroianni, Marisa Paredes ou Isabelle Huppert, para além de actores nacionais de renome como Soraia Chaves, Vitória Guerra, Maria João Bastos, Nuno Lopes, Albano Jerónimo, Carloto Cotta, Marcello Urgeghe, Afonso Pimentel, Filipe Vargas, Adriano Luz, Gonçalo Waddington ou Paulo Pires.
Linhas de Wellington retrata um dos mais dramáticos e determinantes acontecimentos da História portuguesa e europeia: a terceira invasão napoleónica a Portugal.
O ponto de partida da trama acontece a 27 de Setembro de 1810, quando as tropas francesas comandadas pelo marechal Massena são derrotadas na Serra do Buçaco pelo exército anglo-português do general Wellington.
Apesar da vitória, portugueses e ingleses retiram-se a marchas forçadas diante do inimigo, numericamente superior, com o objectivo de o atrair a Torres Vedras, onde Wellington fez construir linhas fortificadas dificilmente transponíveis.
O preço do bilhete para se assistir a Linhas de Wellington no Teatro-Cine de Torres Vedras é de três euros.
O filme foi recentemente exibido nas salas de cinema Vivacine, no Vivaci e a sessão contou com a presença dos actores Marcello Urgeghe, Afonso Pimentel que no final conversaram com o público sobre o filme.
N.N.
LEIRIA
Álbum dos The Gift inspira exposição no IPL
O álbum “Explode” dos alcobacenses The Gift dá nome à exposição inclusiva que é inaugurada na próxima segunda-feira, 3 de Dezembro, no Campus 2 do Instituto Politécnico de Leiria. Trata-se de uma exposição que permite às pessoas cegas e com pouca visão “partilhar as emoções vividas pelo grupo na experiência multissensorial dos festejos Holi, na Índia, por altura da criação do trabalho ‘Explode’, através da disponibilização da audiodescrição e informação táctil”, explica o IPL em comunicado.
São 18 as fotografias que compõem a mostra que pretende ser uma “experiência multissensorial” com recurso à técnica “Soundpainting”, “onde a versão áudio das fotografias é feita através de Poesia, acompanhada de efeitos sonoros e música”. Um trabalho de adaptação realizado pela docente e investigadora do IPL, Josélia Neves, “a maior especialista portuguesa nesta área dos formatos inclusivos”, garante a instituição, que dedica este ano lectivo precisamente à inclusão.
Neste sentido foi lançada a iniciativa “IPL (+) Inclusivo” que pretende transformar aquele instituito numa instituição “cada vez mais inclusiva, capaz de receber e integrar pessoas com necessidades especiais e de mover mentalidades e potenciar atitudes inclusivas” por entre os membros da sua comunidade.
“IPL (+) Inclusivo” vai traduzir-se numa campanha de sensibilização, informação e formação, que juntou já a comunidade estudantil, a jornalista Madalena Balsa, Fernanda Freitas, a atleta Telma Fernandes, o atleta paraolímpico Armando Costa e o cantor Boss AC, que apadrinha a iniciativa.
A exposição “Explode” é inaugurada às 21h00 de segunda-feira, na Biblioteca José Saramago (Campus 2), na presença de Sónia Tavares e Nuno Gonçalves, dos The Gift. A mostra está patente até 4 de Janeiro de 2013.
J.F.
Naifa actua hoje em Leiria
Hoje, 30 de Novembro, a Naifa actuará no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.
Trata-se da digressão de Outono do grupo de Mitó Mendes, Luís Varatojo, Sandra Baptista e Samuel Palitos, que durante o Verão passado deram a conhecer por todo o país o quarto álbum de originais designado “Não se deitam comigo corações obedientes”.
Esta digressão no final de 2012 marca a despedida dos palcos portugueses, já que o próximo ano será dedicado à consolidação da carreira internacional deste grupo.
Depois de Leiria, a Naifa ainda actuará em Santarém, Setúbal e Figueira da Foz.
N.N.
BASILEIA
Joalheira caldense expõe amanhã em Basileia (Suíça)
A joalheira caldense, Liliana Alves, vai inaugurar amanhã, 1 de Dezembro, uma exposição de trabalhos em Basileia, na Suíça, que serão dadas a conhecer na Zytloos, uma galeria-café que se dedica à arte e à criatividade.
A autora, de 30 anos, formou-se no Cindor – escola profissional que se dedica ao ensino da ourivesaria e da relojoaria – e vai dar a conhecer três colecções: “Chitas”, inspirada nos tecidos tradicionais portugueses, “Sol”, feita com pedras âmbar, e a colecção “Pulsar”que aposta em peças simples e versáteis.
Na Suíça será ainda apresentada uma das peças mais fortes da nova colecção que se designa “Metamorfose”.
Também no dia 1 de Dezembro vai abrir em São Martinho do Porto, a nova joalharia “Alfeijoias” onde a marca “Liliana Alves – Jewelry Design” será apresentada como marca de joalharia de autor.
N.N.
SÃO PAULO
Humor caldense em teatro do Brasil
“Dieta à Portuguesa” é como se designa o novo espectáculo de stand up comedy do actor João Pedro Santos. O caldense divide o palco com um comediante de São Paulo chamado Marcelo di Morais e o espectáculo tem contado com casas cheias em vários locais do estado de S. Paulo.
No próximo dia 8 de Dezembro este show será apresentado no Tetaro Ruth Escobar (um dos mais tradicionais de S. Paulo). Segundo o actor caldense, o Dieta à Portuguesa vai ter uma edição para a net. João Pedro Santos disse à Gazeta das Caldas que tem tido muitos contactos dos seus colegas portugueses que também gostaria de ir trabalhar para terras de Vera Cruz.
N.N.