CALDAS DA RAINHA
Falas do Falo no Teatro da Rainha
Hoje e amanhã, dias 3 e 4 de Outubro, será reposta no Teatro da Rainha a peça “Falos do Falo e da Boca do Corpo”. Dela fazem parte um conjunto de poesias eróticas e satíricas de autores de língua portuguesa, desde as cantigas medievais de escárnio e mal-dizer, passando pelos poetas do Cancioneiro Geral a Camões, Bocage e Camilo, até aos surrealistas e outros autores contemporâneos. O espectáculo é também uma visitação às tradições fálicas da cerâmica caldense. Os bilhetes custam cinco euros e três euros (seniores e estudantes).
Amanhã, 4 de Outubro, pelas 16h00, no Museu de José Malhoa, será inaugurada a exposição de fotografia “A Construção da Guitarra Portuguesa”. As fotos são de Hugo de Macedo e o luthier (construtor de guitarras) é António Martins.
O centenário dos Viroscas
No dia 10 de Outubro, no Café Central, pelas 21h30, decorrerá uma sessão que visa assinalar o centenário do jornal satírico “O Viroscas”. O primeiro número foi lançado em11 de Outubro de 1914, pelo que o Conselho da Cidade convidou Jorge Mangorrinha para explicar a importância, os contextos e os conteúdos deste periódico que foi publicado até 1915.
Centro Cultural Espírita
Na sexta-feira, dia 3 de Outubro de 2014, às 21h00, realiza-se uma conferência espírita sobre o tema Auto-Perdão e Auto-Estima.
Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c. As entradas são livres.
Partilha de culturas no Museu do Ciclismo
Amanhã, 4 de Outubro, pelas 15h30, será inaugurada a exposição “Partilha de Culturas e Cruzamento de Identidades”, que integra núcleos representativos da cultura do Ayuntamiento de La Codosera e pintura da Associação Cultartis.
Estará também patente uma mostra de pintura sob o tema da Ornitologia, da autoria de Inácio Sobrinho.
A exposição poderá ser visitada durante o horário do museu, até 26 de Outubro.
Melhores alunos distinguidos na ETEO
Hoje, 3 de Outubro, pelas 20h30, o Rotary Club das Caldas da Rainha distingue os melhores alunos do terceiro ciclo e ensino secundário das escolas das Caldas da Rainha e Óbidos. A cerimónia terá lugar no auditório ETEO e contará com um momento musical protagonizado por alunos da Academia de Música de Óbidos.
Corrida de Touros da Pêra Rocha
Realiza-se no próximo domingo, 5 de Outubro, pelas 16h30, na praça de touros das Caldas, a quarta corrida de touros da Pêra Rocha no Oeste. Participam os cavaleiros Joaquim Bastinhas, Marco José, Sónia Matias, Pedro Salvador, Gilberto Filipe e Filipe Ferreira, que receberá a alternativa profissional. O grupo de forcados vem de Alenquer e os touros são da ganadaria Passanha.
Lusofonia na Biblioteca Municipal
Terá lugar no próximo sábado, 4 de Outubro, às 15h30, a inauguração da exposição itinerante sobre a lusofonia “A Língua Portuguesa na Diversidade Cultural” concebida pelo grupo de Coruche “Um Poema na Vila”. A inauguração contará com declamações de poesia e música lusófona.
Participam o poeta Jorge Castro e o coral Stella Maris (de Peniche).
No dia 11 de Outubro (sábado seguinte) decorrerá na biblioteca a apresentação do livro “Escrever um conto é acrescentar… um conto” de Ana Patacho.
Jorge Castro volta a estar presente. O Coral das Caldas dará um momento de animação musical.
ÓBIDOS
Filarmónica das Gaeiras celebra 89 anos
A Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense (SFRG) celebra o 89º aniversário nos próximos dias 4 e 5 de Outubro. No domingo, pelas 15h00, será feita a recepção às bandas filarmónicas convidadas. Segue-se um desfile pelas ruas da localidade e, a partir das 16h00, decorre a actuação da Sociedade Musical de Instrução e Recreio Aljustrelense (Aljustrel), Associação Musical União Filarmónica Maiorquense (Coimbra) e da Banda da SFRG.
Amanhã, pelas 10h30, realiza-se uma missa na capela do cemitério das Gaeiras, em homenagem aos sócios, músicos e dirigentes falecidos.
A Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense foi fundada em 1 de Outubro de 1925, sucedendo à Tuna da Sociedade Musical Gaeirense, que era composta por 13 elementos.
ALCOBAÇA
Associação de Cultura Espírita de Alcobaça
Amanhã, 4 de Outubro, às 16 horas, será apresentada uma conferencia subordinada ao tema “Porque continuam a existir guerras no século XXI”.
O evento terá lugar na sede da Associação de Cultura Espírita de Alcobaça, na rua da Escola, nos Capuchos – Alcobaça. As entradas são gratuitas.