CALDAS DA RAINHA
Porque não Emigras? hoje nos Pimpões
Porque não emigras? É como se designa a peça de revista e de comédia musical que sobe ao palco dos Pimpões, hoje, 24 de Outubro pelas 21h30. Trata-se de uma produção da Fora de Cena Produções, encenada por Carlos Areias com Patrícia Candoso, Carlos Areias, Marta Fernandes, Paulo Patrício e Rosa Soares no elenco.
“Do ver à palavra” no Museu Malhoa
Amanhã, 25 de Outubro, pelas 15h00, no Museu de José Malhoa vai realizar-se a conferência “Do ver à palavra”, por Irina Duarte. A oradora falará sobre o diálogo filosófico relacionado com a interpretação das obras de arte.
As entradas são livres e as inscrições podem ser feitas através do e-mail mjosemalhoa@drcc.pt ou do tel. 262831984.
Conferência no centro cultural espírita
Hoje, 24 de Outubro, às 21h00, realiza-se a conferência espírita “Histórias que os espíritos contaram” que terá lugar no Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas. As entradas são livres.
“Poesia Aberta” no Espaço Abril
No domingo, dia 26 de Outubro, a partir das 15h30, vai decorrer uma tarde de poesia, aberta a quem quiser participar.
O Espaço Abril fica na Rua de Camões nº 51.
ÓBIDOS
Dia do Obidense
O Dia do Obidense celebra-se amanhã, 25 de Outubro, organizado pela Sociedade Musical e Recreativa Obidense (SMRO).
Pelas 10h00 os convidados serão recebidos na sede da SMRO, seguindo-se uma actividade surpresa denominada Redescobrir o Concelho. Às 10h30 será dinamizado um workshop de pastelaria no pólo de Óbidos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.
Às 13h00 decorrerá um almoço no Salão do Pinhal, seguido de concerto da Banda de Óbidos.
Linhas Cruzadas na entrada da vila
O Espaço Ó e a zona da entrada da Vila de Óbidos vão ser o palco, amanhã, 25 de Outubro, a partir das 21h00, de um evento que junta exposições, concertos, apresentação de produtos e um desfile de moda.
Trata-se de uma iniciativa da Associação Bordar Óbidos que, ao estar inserida no Espaço Ó e no Colab, passou a ter outra preocupação em relação à concepção e design dos seus produtos.
Participam neste evento a Associação Bordar Óbidos, designers de moda, artesãos, designers gráficos, criativos, uma poeta rendilheira e todos os colaboradores do Espaço Ó e do Colab. Também a comunidade local está envolvida, participando como modelos no desfile, bem como a Orquestra Ligeira de Óbidos e um grupo de violinos.
Revista à portuguesa no Vau
O grupo de teatro “A Raiz” apresenta a revista à portuguesa “Em Terra a Minha de Novo” no próximo dia 26 de Outubro, pelas 16h30, na Associação Recreativa do Vau.
O espectáculo conta com a presença dos artistas convidados São Portugal, Dança São Gregório 3D e a acordeonista Mariana.
As entradas custam quatro euros (sendo gratuitas até aos 12 anos).
“A voz envolta em guitarra” na Casa da Música
Amanhã, 25 de Outubro, pelas 18h00, irá realizar-se no auditório da Casa da Música, em Óbidos, o espectáculo “A voz envolta em guitarra”, com a participação da soprano Ana Paula Russo e de Carlos Gutkin à guitarra.
O preço do bilhete é de 7,5 euros por pessoa, sendo gratuito para crianças com idades até aos 12 anos e para os portadores do cartão Via Verde para a Cultura.
Fado solidário em A-dos-Negros
O Grupo Desportivo e Recreativo de A-dos-Negros realiza, no próximo dia 8 de Novembro, na sua sede, um espectáculo de fado solidário a favor da Liga Portuguesa contra o Cancro.
O evento conta com a participação dos fadistas Margarida Santos, Gonçalves de Sousa, Mário Capinha, Joaquim Santos, Vítor Matos e outros artistas locais. Serão acompanhados à guitarra por António Vitorino e à viola por Mário Maduro.
Estará também patente uma mostra fotográfica intitulada “Nascer da guitarra”.
A entrada custa 10 euros ou 9 euros para sócios. As inscrições estão abertas até 5 de Novembro e podem ser feitas através dos números 933296725, 966222595, gdran@sapo.pt ou no facebook do GDR A-dos-Negros.
Exposição na galeria nova Ogiva
Hoje, 24 de Outubro, pelas 18h00, será inaugurada, na galeria nova Ogiva, a exposição “Cronologia do cotidiano – de Óbidos para Óbidos”, do artista Francisco Klinger Carvalho.
A mostra estará patente até 25 de Janeiro de 2015.
ALCOBAÇA
Associação de Cultura Espírita de Alcobaça
Amanhã, 25 de Outubro, às 16 horas, decorrerá a conferência sobre “Como vencer as provações”, na sede da Associação de Cultura Espírita de Alcobaça. Esta fica na Rua da Escola, nos Capuchos – Alcobaça. As entradas são gratuitas.
BENEDITA
Romeu e Julieta amanhã no Centro Cultural
Amanhã, 25 de Outubro, pelas 21h30, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, o grupo do Teatro Amador de Pombal apresenta a peça Romeu e Julieta, encenada por José Carlos Garcia e Nádia Santos.
BOMBARRAL
Yerma no Teatro Eduardo Brazão
Amanhã, 25 de Outubro, pelas 21h30, será representada Yerma, pela Companhia João Garcia Miguel, no Teatro Eduardo Brazão, no Bombarral. A peça é sobre Yerma, uma mulher casada que deseja ter um filho, tal como as restantes mulheres que estão à sua volta. Descobre que o marido não lhe consegue dar o filho que deseja, e desespera, trilhando um caminho que a levará à sua tragédia pessoal.
PENICHE
Revisitar o 25 de Abril e a prisão de Peniche
Amanhã, 25 de Outubro, pelas 17h00, será apresentado na Fortaleza de Peniche o livro “Militares e política: o 25 de Abril“. A apresentação estará a cargo do jornalista e professor universitário, Jacinto Godinho, e depois será projectado o documentário “Assalto à sede da PIDE/DGS”, também da sua autoria, numa versão alargada que inclui a libertação dos presos de Peniche. O evento contará a coordenadora da obra, Luísa Tiago de Oliveira, e do editor Teófilo Duarte.
Estarão presentes José Maria Azevedo e Machado Santos, os dois militares que coordenaram a saída dos presos da cadeia do forte de Peniche, no dia 27 de Abril de 1974.
Esta actividade está inserida nos Encontros “Fortaleza de Peniche – Cruzamentos: História, Arte e Património”, dinamizados no âmbito do 30º aniversário do Museu Municipal.
TORRES VEDRAS
Festival de Acordeões presta tributo a Eugénia Lima
Amanhã, 25 de Outubro, pelas 22h00, vai realizar-se no Pavilhão Multiusos, um concerto de tributo a Eugénia Lima. A acordeonista faleceu recentemente mas era uma lenda da música de acordeão em Portugal, tendo deixado uma forte marca no em Torres Vedras pois animou inúmeros bailes que se realizaram por todo o concelho.
Nesta justa homenagem vai participar os acordeonistas Bianca Luz, Emanuel Soares, Francisco Maia Batista, Mário Paulo & João Costa, Sofia Henriques, Teresa e Rodrigo Maurício, Tiago Inácio, Vítor Apolo e Vítor Pastor e Sérgio Pastor. O festival de Acordeões acontece até 11 de Novembro e inclui concertos em vários espaços da cidade.
Arte Partilhada na Galeria Municipal
Está patente, na galeria municipal de Torres Vedras, a mostra Abstracção – Arte Partilhada da colecção Millenium BCP. Da exposição fazem parte obras de Vieira da Silva, Arpad Szenes, Manessier, Serge Poliakof, André Lanskoy, Mário Cesariny, Paula Rego, António Areal, Júlio Resende, Teresa Magalhães, Menez, Augusto Barros, Luís Dourdil, Justino Alves, Skapinakis, Manuel d’Assumpção, Nadir Afonso, António Palolo, Ângelo de Sousa, Jorge Pinheiro, Eduardo Batarda e Fernando Lemos.
A galeria fica na Praça do Município e a exposição pode ser apreciada até 17 de Janeiro.