Agenda Cultural

0
523
CALDAS DA RAINHA
Colóquio sobre José Malhoa
No próximo domingo, 26 de Abril, pelas 15h00 decorrerá um colóquio, no Museu de José Malhoa que visa assinalar os 160 anos do nascimento do pintor e evocar os 75 anos da instalação definitiva do museu em edifício próprio. Participam Conceição Colaço, Ana Maria Farinha, Miguel Portela, Margarida Herdade Lucas e Rui Calisto.
26 ABRIL
Designers e performer na ESAD
No dia 28 de Abril, na ESAD, decorrerá uma conversa com os designers responsáveis pelo atelier Pedrita, Rita João e Pedro Ferreira, que são também docentes no curso de Design de Ambientes da ESAD. Estes vêm dar a conhecer os seus projectos de design instalados no Museu Nacional do Azulejo e no Jardim Botânico Tropical.
O performer João Fiadeiro é o convidado que marcará presença a 29 de Abril para uma conferência-demonstração que revisita a obra de Helena Almeida.
28 E 29 ABRIL
Mais exposições da Electricidade Estética 
Continuam a decorrer as  exposições do ciclo Electricidade Estética que acontecem  às terças-feiras, entre as 22h00 e a meia-noite. No dia 28 de Abril abre portas no Atelier 6 uma exposição de esculturas de Filipe Feijão enquanto que, no mesmo dia, no Espaço Concas, abre uma mostra de fotografia de Valter Vinagre dedicada aos “Animais de Estimação”. No Hotel Madrid – que fica na Travessa João de Deus nº2 – vai estar “Caçadoras e Recolectoras” de Nadine Rodrigues.
28 ABRIL
Henrique Leitão na Bordalo Pinheiro
Henrique Leitão virá às Caldas a 30 de Abril e será o primeiro convidado da iniciativa “Faça-se Luz!”, que é organizada pelo  Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE).
O autor é doutorado em Física e é o coordenador da Comissão Científica encarregue da publicação das Obras de Pedro Nunes, um projeto da Academia das Ciências de Lisboa, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
30 ABRIL
Festa de Sócios em Alvorninha
No domingo, 26 de Abril, vai realizar-se em Alvorninha a Festa de Sócios da Sociedade Filarmónica local. Esta inclui missa às 15h00 e às 16h30 decorre, no coreto, um concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica de Alvorninha. Às 18h00 há um lanche convívio para todos os sócios e amigos da Banda.
26 ABRIL
“Saúde em 1º” em Santa Catarina
No próximo dia 26 de Abril vai decorrer em Santa Catarina o evento “Saúde em 1º”. Organizado pelo grupo de voluntariado Mãos à Obra, consiste numa caminhada de quatro quilómetros (pelas 9h30), uma sessão de primeiros socorros (11h00), uma aula de zumba (12h00) e, para finalizar, um almoço.
A participação terá um custo de 3,50 euros com almoço incluído.
Para mais informações consultar a página do Mãos à Obra no facebook.
26 ABRIL
Workshop de cutelaria artesanal
Vai realizar-se, a 16 de Maio, na Oficina Lombo do Ferreiro (Rua 10 de Julho, Nº 10, em Sta. Catarina), um workshop de Cutelaria Artesanal, com o objectivo de realizar uma faca desde a sua concepção até à arte final.
Mais informações pelo tel. 262098585  ou e-mail geral@lombodoferreiro.com
16 MAIO
Centro cultural espírita
Hoje, sexta-feira, às 21h00, decorre a palestra “O bullying na juventude”, na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c. As entradas são livres.
24 ABRIL
Maratona do Chocolate
A Alimentação Inspirada irá realizar amanhã, dia 25 de Abril, um workshop de sobremesas de chocolate sem glúten e sem açúcar refinado, onde serão ensinadas três receitas. A formação começa às 16h00, tem uma duração de duas horas e um custo de 15 euros (inclui degustação e manual digital), estando integrada na Maratona do Chocolate, promovida pelo Restaurante Maratona (onde se realiza a formação).
A Maratona do Chocolate já vai na quinta edição e termina a 10 de Maio.
25 ABRIL
Roubo de Identidade e Cinema Italiano no CCC
Realiza-se hoje o último Roubo de Identidade, de Luís Franco Bastos, no CCC. O espectáculo é pautado pelas imitações vocais de várias personagens e pelas histórias dos últimos dois anos do humorista na estrada. Os bilhetes custam 12 euros (10 euros para estudantes).
Durante cinco dias poderão ser vistos no CCC vários filmes do Festival de Cinema Italiano que está a decorrer nas Calda da Rainha.
Gazeta das Caldas tem 30 bilhetes (5 por sessão) para oferecer para este evento.
O Fim das Possibilidades
O Fim das Possibilidades, peça de teatro de Jean Pierre Sarrazac, sobe ao palco nos próximos dias 29 e 30 de Abril (21h30) no CCC. O espectáculo tem um custo de 10 euros (7,50 euros para estu dantes e seniores; 20 euros em pack’s de três bilhetes ou seis euros por pessoa em grupos de mais de 10 pessoas.
Gazeta das Caldas tem bilhetes duplos para oferecer aos seus leitores para esta peça de teatro e que podem ser levantados na redacção.
29 e 30 ABRIL
under_score nos SILOS
A exposição “under_score”, dos artistas plásticos pretende dar a conhecer o chocolate nas suas várias texturas. A iniciativa começa hoje e Paul Grosz e Pedro Lira poderá ser visitada nos SILOS, Contentor Criativo entre os dias 28 e 30 de Abril. A mostra será inaugurada na terça, dia 28, pelas 22h00.
28-30 ABRIL
O alimento como principal medicamento
A Casa da Árvore organiza este domingo, 26 de Abril, a 3ª edição do workshop O Alimento como Principal Medicamento, uma iniciativa que pretende promover uma alimentação que previna doenças crónicas.
Serão explicadas as propriedades terapêuticas dos alimentos, como cozinhá-los, quais os materiais a usar e a evitar, como aumentar a imunidade, entre outros assuntos.
Do programa faz parte também um lanche-jantar  sem açúcar, sem glúten e sem lactose.
O workshop realiza-se nas instalações da Casa da Árvore, na Rua Leão Azedo, nº30, Caldas da Rainha. Mais informações junto do 262833301.
26 ABRIL
Jantar com fados na Foz
No sábado, 25 de Abril, pelas 20h00, vai realizar-se o primeiro jantar com fados deste ano, no Centro Social e Recreativo da Foz do Arelho. Vão participar os fadistas Dulcinea Ramos, Alberto Corga, João Plácido, Anabela Jorge, Luís Arsénio, J. CArlos Marona. Da ementa faz parte caldo verde, bacalhau à pedra da escada e sobremesas diversas. Pela noite dentro haverá café da avó, chá e sonhos de cenoura. A refeição custa 15 euros e as reservas podem ser feitas pelo tel. 960448787, 966479613 ou 262187193.
25 ABRIL
Caminhada amanhã no Landal
Amanhã, 25 de Abril, realiza-se pelas 15h00, uma caminhada organizada pelo Centro de Desenvolvimento Comunitário do Landal com o objectivo de assinalar o Dia da Liberdade. A caminhada que terá seis quilómetros terá início no Centro de Desenvolvimento, passará pela Estrada do Matadouro, Granjeiros, Granja e regressará às instalações do centro. Às 16h00 haverá um lanche convívio.
25 ABRIL
ÓBIDOS
ChocoMercado na EHTO
“ChocoMercado” é como se designa o evento que terá lugar amanhã, 25 de Abril, no pólo de Óbidos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste que fica junto à cerca do Castelo.
A partir das 10h00 será possível comprar doces e salgados, feitos por alunos finalistas do curso de Gestão e Produção de Pastelaria daquela escola. Durante o evento os estudantes farão a apresentação do bolo de chocolate “Magia Negra de Framboesa”.
25 ABRIL
ALCOBAÇA
 Vamos falar de vinho alentejano e maçã de Alcobaça?!
Começam hoje as I Jornadas Técnicas de Agricultura, dedicadas ao vinho alentejano e à maçã de Alcobaça, no Real Abadia Congress & Spa Hotel. A iniciativa tem como objectivo a partilha de experiências, novos modos de produção e contacto entre os produtores. Está aberta abertas à participação de empresários e de todos os que têm interesse nas temáticas abordadas.
O evento termina no domingo, 26 de Abril, e é organizado pela referida unidade hoteleira em parceria com a Herdade das Cortiças.
25 e 26 ABRIL
Almoço no Your Hotel & Spa Alcobaça
Realiza-se no domingo, 26 de Abril, um almoço de solidariedade no Your Hotel & Spa Alcobaça. A iniciativa tem como objectivo angariar fundos para a Páginas de Música – Associação de Solidariedade e Apoio Social.
O evento tem início às 12h30 com um welcome drink, acompanhado por solistas da Orquestra do Norte.
O almoço, no restaurante Sentidos, terá um custo de 20 euros por pessoas. Reservas pelo tel. 262505370 ou 918731167.
26 ABRIL
Associação de Cultura Espírita
Amanhã, 25 de Abril, às 16h00, realiza-se a conferência espírita “Perguntas e respostas”.
O evento terá lugar na sede da Associação de Cultura Espírita de Alcobaça, na rua da Padeira, nº4 Casal do Rei, Alcobaça. As entradas são gratuitas.
25 ABRIL
Peniche
Inovação e segurança alimentar em debate na ESTM
No próximo dia 7 de Maio irá decorrer no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar (ESTM), em Peniche, a sétima edição da conferência de Inovação e Segurança Alimentar (CISA). É destinada a estudantes, investigadores e profissionais e empresas do sector alimentar, a CISA’15.
As inscrições podem ser feitas através da página eventos.ipleiria.pt/portal/eventos?p_id=22597
7MAIO
Cadaval
 Feira da caça e do mundo rural
 Caçagro é o nome do certame que reúne perto de 40 expositores relativos à caça e ao mundo rural, no pavilhão multiusos municipal, no Cadaval, entre sexta-feira e domingo.
O evento será inaugurado no dia 24 de Abril pelas 15h15, na presença de Miguel Castro Neto, secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza.
O evento tem entradas livres.
24-26 ABRIL
Bombarral
 Track Day no Kartódromo
Amanhã, 25 de Abril, terá lugar na Associação de Solidariedade Social do Pó uma recolha de Sangue promovida pela delegação local da Cruz Vermelha. No  Kartódromo do Oeste terá lugar a iniciativa Track Day para automóveis. Para mais informações contactar o site
www.cm-bombarral.pt
25 ABRIL
Nazaré
 Cartazes de Abril na Pederneira
Até ao dia 3 de Maio, a Antiga Casa da Câmara da Pederneira acolhe a exposição de Cartazes de Abril, espólio do Centro de Documentação do 25 de Abril da Universidade de Coimbra. No âmbito desta iniciativa, que visa celebrar o “25 de Abril, memória de um tempo recente”, decorrerá, a 2 de Maio, às 21h30, o concerto “Buganvília, com João Afonso e Rogério Pires.
ATÉ 3 DE MAIO
Lourinhã
Noite de Fados em Moita dos Ferreiros
Amanhã, 25 de Abril, pelas 21h30, decorrerá no Centro de Cultura e Recreio de Moita dos Ferreiros um noite de Fado que visa assinalar os 70 anos de carreira de Celeste Rodrigues. Vão participar os fadistas Francisco Sobral, Deolinda Bernardo e Luís Almada que serão acompanhados por José Bacalhau (guitarra) e Bernardo Viana (viola). Os bilhetes custam 12,50 euros e as reservas podem ser feitas pelo tel. 918424568 ou 965454657.
25 ABRIL