Agenda Cultural

0
758

CALDAS DA RAINHA

Exposição no Posto de Turismo
Hoje, 1 de Abril, pelas 18h30, será inaugurada na Galeria de Exposições do Posto de Turismo de Caldas da Rainha, a exposição colectiva “O traço e as cores”.
A mostra, organizada pela Cultartis, pode ser visitada de 2 a 29 de Abril, entre as 10h00 e 13h00 e as 14h00 e 18h00.
1 ABRIL

Centro de cultura espírita
Hoje, sexta-feira, 1 de Abril, pelas 21h00, vai decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema “vícios morais”, na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c. As entradas são livres.
1 ABRIL

Concerto da Banda Comércio e Indústria
Amanhã, pelas 21h30, a Banda Comércio e Indústria apresenta um concerto de gala para encerrar o Curso Internacional de Direcção de Banda, que foi orientado pelo maestro Robert Houlihan e teve como assistentes João Paulo Fernandes e Adelino Mota.
Os bilhetes custam cinco euros.
2 ABRIL

Dia Internacional do Livro Infantil
Amanhã, 2 de Abril, pelas 16h00, a Biblioteca Municipal assinala o Dia Internacional do Livro Infantil (e nascimento de Hans Christian Andersen) com a apresentação da obra “A Caixa dos Sonhos Bons”, da autoria das caldenses Sofia Aureliano (texto) e Estela Baptista (ilustração). Este livro infantil foi inspirado nos sonhos partilhados pelas crianças que vivem na Casa do Gil e os lucros da sua venda revertem na totalidade para este centro de acolhimento de crianças.
2 ABRIL

Noite de Fado no Caldas Hotel
Decorre amanhã, 2 de abril, pelas 20h00, no Caldas Internacional Hotel, uma grande noite do fado que vai contar com as actuações de Nuno da Câmara Pereira e de Cristina Madeira. Este evento está integrado no programa de celebração dos 30 anos da Rádio Litoral Oeste.
2 DE ABRIL

“Sardas das Caldas” nos Silos
“Sardas das Caldas” é a mais recente exposição inaugurada nos Silos que resultou de um concurso proposto por um conjunto de jovens ligados à ESAD. A mostra com os melhores cartazes com os símbolos fálicos vai estar patente até 3 de Abril.
ATÉ 3 DE ABRIL

Valter Vinagre no Museu Malhoa
Amanhã, dia 2 de Abril, pelas 15h00, o fotógrafo vai estar no Museu José Malhoa para efectuar uma visita guiada à sua exposição Barra das Almas. Nesta mostra podem ser apreciadas imagens que fazem referência à agricultura tradicional, à natureza e aos rituais agrícolas.
ATÉ 3 ABRIL

Workshop sobre plantas medicinais na Avenida
No domingo, 3 de Abril vai realizar-se um workshop de plantas medicinais, suplementos naturais e óleos cosméticos na espaço A Casa – Estúdio de Arte, Terapias Alternativas e de Desenvolvimento Pessoal, na Avenida 1º de Maio, lote 18 – 11º andar. As inscrições custam 15 euros.
3 ABRIL

“Índias” na Bertrand
No próximo dia 3 de Abril, pelas 17h00, será apresentado, na Livraria Bertrand do centro commercial La Vie, o livro “Índias”, de João Morgado. A obra centra-se na vida escondida de Vasco da Gama.
3 ABRIL

Mês da Juventude nas Caldas
Na próxima segunda-feira, 4 de Abril, às 10h00, haverá uma sessão de esclarecimento sobre o Erasmus+ no auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro. Dois dias depois, quarta-feira, realiza-se o “Dia da Actividade Física” no Colégio Rainha D. Leonor. Já na quinta-feira, a ESRBP organiza os workshops “A Televisão Aqui Tão Perto” e “Sombras Chinesas”.
4, 6 E 7 ABRIL

Electricidade Estética de regresso
A iniciativa Electricidade Estética apresenta todas as terças-feiras do mês de Abril (sempre entre as 22h00 e as 24h00) exposições em três locais do Centro de Artes e no Hotel Madrid (Travessa João de Deus). A primeira mostra é na próxima terça-feira (5 de Abril) com as obras “Sem título” de Rafael Faria e Mónica Garcia no Museu António Duarte; “What is Watt?” de Silvestre Pestana, Celeste Cerqueira, Pedro Ruiz e António Dantas no Espaço Concas; “Os três desenhistas e as suas propriedades”, de Morphe, no Atelier 6 e “NADD II” de Francisco Venâncio no Hotel Madrid.
5 ABRIL

Conferências na ESAD
João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira são os autores convidados que vêm à ESAD no próximo dia 5 de Abril, pelas 17h00,para apresentar e conversar sobre o seu trabalho conjunto.
No dia 7 de Abril será a vez do editor João Paulo Cotrim vir à escola de artes caldense para uma conversa intitulada “Por que raio papel (terra) se temos relâmpago (ecrã)?
5 e 7 ABRIL

Ofélia na ESAD e na cidade
Entre os dias 5 e 8 de Abril está a decorrer a sexta edição do festival de teatro e artes performativas Ofélia. Desta iniciativa, organizada pelos alunos do curso de teatro da ESAD, fazem parte dezenas de espectáculos e conversas sobre os bastidores do teatro. As peças serão representadas na escola, no CCC e no Parque D. Carlos I. Mais informações no Facebook.
5 a 8 ABRIL

4º Caderno Perigo no Museu do Hospital
Sábado, 9 de Abril, será apresentado no Museu do Hospital e das Caldas, pelas 15h00, o 4º caderno perigo de Ricardo Norte, com a presença de António Caeiro. Os cadernos perigo são edições de autor, editados trimestralmente, em que se pretende dar espaço à poesia e pensamento como forma de reflexão do niilismo contemporâneo. As entradas são livres.
9 ABRIL

Visita ao património bordaliano
No próximo dia 9 de Abril, o Conselho da Cidade vai realizar uma visita guiada por Isabel Castanheira e Margarida Araújo à descoberta da obra azulejar de Rafael Bordalo Pinheiro nas Caldas da Rainha.
O ponto de encontro para todos os interessados nesta visita é às 15h00 na Estação de Comboios de Caldas da Rainha, e termina cerca das 17h00 na esplanada do parque D. Carlos I.
9 ABRIL

“Pára-me” no CCC
“Pára-me de repente o pensamento”, assim se intitula o documentário de Jorge Pelicano que vai ser exibido, a 11 de Abril, no CCC. Este filme, rodado num hospital psiquiátrico e que se dedica à esquizofrenia, terá duas sessões: às 14h30 (escolas) e às 21h30 (público geral).
11 ABRIL

Pintura no Marcianus Bar
Encontra-se patente no Marcianus Bar, na Foz do Arelho, até 13 de Abril, uma exposição colectiva de Pedro Oliveira e Cláudia Santos. É composta por telas a óleo de diversas temáticas.
ATÉ 13 ABRIL

“Beco D’Obra” inaugura hoje no Beco do Forno
Inaugura hoje, 1 de Abril, pelas 18h00, na Casa Antero e no Forno do Beco, a exposição “Beco D’Obra” que reúne pinturas e peças de cerâmica de Mariana Sampaio. A artista plástica formou-se na ESAD (licenciatura e mestrado), tirou cursos de cerâmica no Cencal e já venceu um prémio Jovem Criação Europeia.
A mostra poderá ser vista até 18 de Abril, na Casa Antero das 8h30 às 22h00 e ao sábado das 8h30 às 15h30. Na padaria Forno do Beco entre as 7h30 e as 20h00 e aos sábado das 7h30 as 14h00. Aos domingos ambos estão fechados.
ATÉ 18 ABRIL

Fotografia na Eira Branca
“Centauros” é a exposição de fotografia de José Boldt que está patente nos dois estabelecimentos do Casal da Eira Branca (Óbidos e Infantes/Salir de Matos).
ATÉ 30 ABRIL

Exposição de João de Brito Vidigal
Inaugura hoje no CCC a exposição “Esquemas nos Bastidores” de João de Brito Vidigal, escultor natural das Caldas da Rainha actualmente a viver em Londres. A exposição está patente até 30 de Abril.
ATÉ 30 ABRIL

Colectiva de pintura e escultura
A agência caldense da Century XXI tem patente uma exposição colectiva de pintura e de escultura que poderá ser apreciada até Maio. Dela fazem parte pinturas de João Califórnia, Mário Rodrigues, Vasco Torres e de Real Bordalo e esculturas de Rogério Abreu.
ATÉ MAIO

O Regresso às Termas
“Regresso às termas” é como se designa o ciclo de conferências que vai decorrer de 2 de Abril e 25 de Junho. Esta é uma iniciativa do Casal Eira Branca, sob coordenação de Jorge Mangorrinha.
O ciclo começa no dia 2 de Abril, pelas 17h00 com a inauguração da exposição de Clara Azevedo “As Imagens – O que é que as termas têm de diferente no olhar fotográfico?”. A mostra poderá ser apreciada na Eira Branca, nos Infantes (Salir de Matos).
ATÉ JUNHO

Exposição de fotografia na Casa Bernardo
“Nem uma partida, nem uma chegada” é o nome da exposição de fotografia de Carlos Medeiros que pode ser visitada a partir de hoje na Casa Bernardo. A mostra reúne fotografias de paisagens citadinas e pode ser visitada até 1 de Maio.
ATÉ 1 MAIO

Alcobaça

ESB feat Perry Blake no Cine-Teatro
Hoje, pelas 21h30, o Cine-Teatro João D’Oliva Monteiro recebe o duo irlandês ESB (Electro Sensitive Behaviour) feat Perry Blake, que conta com Glenn Garret nos sintetizadores e baixo e com Perry Blake na voz e composições. O album de estreia “Modern Love” será apresentado em Alcobaça num concerto onde estarão presentes as influências dos grandes clássicos da electrónica. Os bilhetes custam oito euros.
1 ABRIL

Mês da Juventude em Alcobaça
Hoje, sexta-feira, às 14h30, o Museu do Vinho de Alcobaça organiza um workshop de vinhos com a presença de um enólogo que inclui uma visita guiada. Sábado realiza-se às 22h00 o 1º Concurso Regional de Bandas de Garagem no Cineteatro João D’Oliva Monteiro. Neste dia, na Benedita, apresentam-se dois espectáculos integrados no “Ao Teatro! Festival 2016”: “Quando o Tempo Tempo Tem” (18h00, Praça Damasceno Campos) e “Novecentos – O Pianista do Oceano” (21h30, Centro Cultural Gonçalves Sapinho). O primeiro é representado pela companhia CIA Mais que Imperfeita e o segundo pelos Peripécia Teatro. Já no domingo, o Centro de Bem Estar Social Maiorga recebe a peça “O Castelo Desencantado”, protagonizada pelos Gambuzinos – Grupo de Teatro do ECB.
1 A 3 ABRIL

Associação de cultura espírita
Amanhã, sábado, 2 de Abril, pelas 16h00, vai decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema “Lei Moral do Progresso”, na sede da Associação de Cultura Espírita, na Rua da Padeira (nº4), no lugar de Casal do Rei. As entradas são livres.
2 ABRIL

O sistema hidráulico do Mosteiro
No próximo dia 16 de Abril realiza-se a “Caminhada à beira de água – o antigo sistema hidráulico da Abadia de Alcobaça”. Trata-se da possibilidade de percorrer o sistema adutor, explicado pelo especialista Virgolino Jorge. A caminhada inclui um trajecto subterrâneo (facultativo) pelas galerias onde passava a água, pelo que deve munir-se de uma lanterna, para além de trajado confortável. A visita inicia-se às 9h30 em frente ao Mosteiro e termina por volta das 17h00. Inscrições até 8 de Abril através do e-mail visitas@malcobaca.dgpc.pt ou pelo tel. 262505120.
16 ABRIL

Óbidos

Mês da Juventude
Hoje, pelas 10h00, tem início na Lagoa de Óbidos (Bom Sucesso) uma actividade de Padle Surf. No Espaço Ó realiza-se às 18h o encontro regional da juventude (com associações juvenis) e às 21h o “Concerto na Adega”. No sábado, as actividades radicais estão marcadas para as 10h.
1 e 2 ABRIL

Concerto de Páscoa nas Gaeiras
A Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense realiza, no próximo dia 2 de Abril, pelas 21h30, um concerto de Páscoa. O espectáculo terá lugar na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, nas Gaeiras.
2 ABRIL

Música tradicional no Arelho
O IV Serão de Música Tradicional do Arelho (Óbidos), decorre no dia 2 de Abril, a partir das 20h00, no salão do Centro Social e Recreativo Arelhense (CCSRA). Este evento pretende divulgar os instrumentos tradicionais de regiões de Portugal e, através do Rancho Folclórico e Etnográfico do Arelho, que organiza o evento, serão apresentados “Quadros Etnográficos”, com tocadores individuais de concertina, gaita-de-beiços, pífaro, gaita-de-foles, harmónio, cavaquinho, viola, bandolim, banjo, entre outros.
A gastronomia acompanha o serão, tendo a organização preparado uma ceia. O custo por pessoa é de 12 euros. Dos 6 aos 12 anos, o preço é de sete euros. O bilhete só para o espectáculo custa dois euros.
2 ABRIL

Concerto de Pascoela com banda de A-da-Gorda
Domingo, pelas 16h30, a União Filarmónica de A-da-Gorda realiza o “Concerto de Pascoela” nos antigos armazéns do vinho. Antes do espectáculo, o mestre Carlos Oliveira apresentará à população uma réplica da escultura de Cristo na Cruz, que será depois entregue à capela de A-da-Gorda.
3 ABRIL

Evento solidário no Vau
No próximo dia 8 de Abril, pelas 22h00, vai realizar-se no Vau um evento solidário destinado a ajudar Maria Jesus Santos. Vão participar no espectáculo – apresentado por Rui Vieira – vários artistas tais como o duo Rodrigo e Filipa, Fernando Marques, Dinis Brites, João Marcelo, Helder Barradas, Marisa Duvall e Miguel Paiva.
8 ABRIL

Colectividade de A-dos-Negros celebra 52 anos
O Grupo Desportivo e Recreativo de A-dos-Negros celebra 52 anos a 10 de Abril. Para assinalar a efeméride haverá, no dia 9 de Abril, pelas 22h00, baile com Rodrigo e Filipa. No dia 10, pelas 13h00, terá lugar um almoço convívio de frango assado e, pelas 15h00, matiné com Manuel Freire, Victor Mata e a Escola de Concertinas da Gracieira. Pelas 17h00 haverá bolo de aniversário e champanhe. O custo do almoço é de cinco euros para sócios e 6 euros para não sócios. As reservas para o almoço podem ser feitas até ao dia 8 de Abril através dos contactos 933296725 ou gdran@sapo.pt
9 E 10 ABRIL

Bombarral

Workshop de teatro no Eduardo Brazão
Hoje o Teatro Eduardo Brazão organiza um workshop de teatro composto por três sessões (10h00, 14h00 e 16h30), das quais resultará um espectáculo final apresentado às 21h. Esta actividade faz parte do programa do Mês da Juventude.
1 ABRIL

Rio Maior

Dançar em Português no Cineteatro
Amanhã, pelas 21h, o Cineteatro de Rio Maior recebe “Dançar em Português”, um espectáculo que alia a dança (ballet, dança do ventre e contemporânea) à música portuguesa. Os intérpretes serão os alunos da Glow Space. As entradas custam quatro euros.
2 ABRIL

Cadaval

Geocaching urbano com rock à mistura
Sábado, a partir das 16h00, realiza-se um workshop e demonstração em área urbana de geocaching. Às 22h haverá animação musical com uma banda de rock e DJ no Pavilhão Multiusos. Estas duas actividades integram o programa do Mês da Juventude.
2 ABRIL

Cidade Lego no Cadaval
Entre 7 e 10 de Abril pode visitar uma cidade Lego com mais de 2500 peças no Pavilhão Municipal do Cadaval. Parte da receita da exposição, que está integrada na Mostra Itinerante do Brinquedo, reverte a favor dos Bombeiros Voluntários do Cadaval. A iniciativa integra ainda a “Mostra de Artesanato & Sabores do Cadaval” entre sexta-feira e domingo.
7 a 10 ABRIL

Nazaré

Amor com amor se paga na Galeria Paul Girol
A exposição de pintura “Amor com amor se paga”, de Ulrich Hilmer está patente na Galeria Municipal Paul Girol até amanhã. A entrada é livre.
ATÉ 2 ABRIL

Embarcações em miniatura no Centro Cultural
A exposição “Entrar ao mar”, que reúne miniaturas de embarcações da Nazaré e doutras zonas da costa portuguesa (como o Douro) está patente no museu Dr. Joaquim Manso no Centro Cultural da Nazaré até 30 de Abril. Todas as quintas-feiras, às 14h30, há visitas guiadas.
ATÉ 30 ABRIL