Agenda Cultural

0
577

CALDAS DA RAINHA
Grupos de Sérgio Carolino actuam amanhã no CCC
Amanhã, 22 de Dezembro, pelas 21h30, realiza-se no CCC um concerto com vários grupos do tubista alcobacense Sérgio Carolino, músico residente do centro cultural. No palco do grande auditório actuarão os Duo XL, os Kinetix Trio e o Tubax Trio, que integram os  músicos Telmo Marques (piano), Daniel Bernardes (piano), Mário Marques (saxofones soprano e tenor), Fernando Ramos (saxofone soprano), Jeffery Davis (vibrafone), Gonçalo Dias (trombone baixo), Igor Silva (guitarra eléctrica e electrónica ao vivo), Gonçalo Traquínio (projecção de vídeo), sob direcção de Dimitris Andrikopoulos.
Neste espectáculo será estreada música original da autoria de Telmo Marques, Daniel Bernardes, Ângela da Ponte, Dimitris Andrikopoulos e Igor C. Silva.
Os bilhetes para o concerto custam 7,50 euros e cinco para estudantes e seniores.
N.N.
Liberalização do gás e da electricidade em debate
O mercado livre do gás e da electricidade dá tema ao próximo encontro “21 às 21”, que terá lugar a 21 de Dezembro, às 21h00, na sede da Junta de Freguesia de Nossa Sra. do Pópulo. A sessão contará com João Poseiro, jurista da Deco, que irá coordenar a sessão de esclarecimento promovida pelo Movimento Viver o Concelho (MVC).
N.N.
Festas solidárias no Green Hill e no Bowling Caldas
Hoje, dia 21 de Dezembro, a partir das 22h00, vai realizar-se na  discoteca Green Hill uma Festa Pais & Filhos, a favor da Ajuda de Berço na qual a entrada, em vez de ser paga em dinheiro custa apenas a entrega de bens que serão oferecidos aquela instituição.
Entre os produtos a oferecer, sugere-se leite em pó, papas, boiões de fruta, bolachas, fraldas, chuchas, assim como vários produtos de farmácia, de despensa e de escritório.
No domingo, dia 23 de Dezembro, a partir das 15h00, vai realizar-se no Bowling Caldas, um espectáculo solidário que contará com as actuações da BenBand, Banda Kumplycidade, Terabyte, Inês André, António Alves, e ainda músicos da Academia de Música de Alcobaça e da ADESO (Associação para o Desenvolvimento Sócio-Cultural da Benedita). A apresentação do espectáculo vai estar a cargo de João Carlos Costa e de Cristina Serralheiro de Sousa.
Esta iniciativa, que reuniu vontades de várias entidades caldenses, partiu de Shirley Muniz – Estética e Beleza e do Cabeleireiro Novo Look.
N.N.
Olha-te apresenta livros no Vivaci
Hoje, dia 21 de Dezembro, pelas 17h00, no Vivaci, decorrerá a apresentação do livro “O meu Natal e o Melhor” de Rita Campos. No mesmo local, às 21h30, decorrerá uma sessão de escrita criativa com Francisco Gomes. Trata-se de uma iniciativa do Projecto Olha-Te, que se dedica a apoiar doentes de cancro.
No sábado, 22 de Dezembro, pelas 15h30, será apresentado o livro “Uma portuguesa entre alemães” da autoria de Graça Wiesbaum. Durante a apresentação actuarão músicos da Academia de Música de Óbidos. Às 21h30 vai realizar-se uma conversa com Pedro Batim sobre “O poder da imagem pessoal”. No domingo, 23 de Dezembro, os músicos da Academia de Música de Óbidos.
No espaço do projecto Olha-te encontram-se à venda obras de arte e livros cujas receitas revertem a favor deste projecto caldense.
N.N.
Ordem do Trevo organiza festa solidária
A associação Ordem do Trevo vai realizar amanhã, 22 de Dezembro, uma festa solidária. Tendo por slogan “Ajude-nos a ajudar!”, a iniciativa irá realizar-se entre as 22h00 e as 4h00 no Dupplex Lounge Bar (antigo Joyce Bar), nas Caldas da Rainha, e contará com a presença dos DJ Kourosh Tazmini, Tiago M. e André Silva.
A festa visa a angariação de fundos e a recolha de bens alimentares para que a associação possa ajudar as famílias carenciadas que acolhe. Os participantes poderão oferecer um donativo ou entregar bens, de preferência não perecíveis como arroz, massa, enlatados, cereais, bolachas ou comida de bebé.
A iniciativa conta com o apoio da Câmara das Caldas, Dupplex Lounge Bar e HiperFm.
F.F.


Concerto de Natal em Santa Catarina

A Sociedade Filarmónica Catarinense promove este domingo, 23 de Dezembro, o seu tradicional Concerto de Natal na Igreja Paroquial de Santa Catarina. Com início às 17h00, o concerto conta com a participação das vozes de Fabiana Gonzaga e Sara Rocha.
Neste espectáculo serão ainda apresentados os novos membros da Sociedade Filarmónica Catarinense.
J.F.


Exposição do Atelier Micaspatudo na Capela de S. Sebastião

Está patente até amanhã, dia 22 de Dezembro, na Capela de S. Sebastião, a VIII Mostra de Pintura, Bordados Tradicionais e de Artesanato Urbano, uma iniciativa do Atelier Micaspatudo que se dedica ao ensino de várias artes nas suas instalações na Praça da República. A Capela de S. Sebastião fica no topo da Praça da Fruta.
N.N.

ALCOBAÇA

Mercado de Natal em Alfeizerão
A Casa do Povo de Alfeizerão promove amanhã, 22 de Dezembro, um Mercado de Natal em forma de venda de garagem. O desafio é para que os interessados vendam tudo o que têm e já não usam, como roupa, artigos decorativos ou móveis, bem como doces, bolos ou licores.
As inscrições para participar neste mercado de Natal terminam hoje, dia 21, e devem ser feitas para o tel. 968064789. O mercado tem início às 12h00.
J.F.


Academia de Dança de Alcobaça apresenta “Quadros de Natal”

Pela primeira vez, a Academia de Dança de Alcobaça promove um espectáculo de Natal em nome próprio. Hoje e amanhã, dias 21 e 22 de Dezembro, sobem ao palco do Cine-Teatro de Alcobaça João d’Oliva Monteiro os alunos do Curso de Ensino Básico de Dança, das classes de iniciação e da turma de Hip Hop.
Sob o mote “Quadros de Natal”, o espectáculo vai evocar diversas imagens desta época festiva, bem como os princípios fundamentais da quadra. A sessão de hoje está marcada para as 21h30. A de amanhã realiza-se às 11h00.
J.F.


A Jigsaw em concerto no Cine-Teatro de Alcobaça

Os A Jigsaw vão estar amanhã, 22 de Dezembro, em Alcobaça, num concerto ode vão apresentar temas do seu trabalho “Drunken Sailors & Happy Pirates”, lançado em 2011.
Formada em 1999 Coimbra pelo trio João Rui, Jorri e Susana Ribeiro, a banda blues-folk é presença assídua em diversos palcos europeus. Amanhã pode ser ouvidos em Alcobaça a partir das 21h30. Os bilhetes custam cinco euros.
J.F.


Livro infantil apresentado em S. Martinho do Porto

O livro “Pena. O Investigador”, da autoria de Sofia Quaresma, é apresentado amanhã, dia 22 de Dezembro, na Casa da Cultural José Bento da Silva, em São Martinho do Porto. Nesta estreia da bióloga pela escrita infantil, conta-se a história de Penas, o guarda-rios, que vai alertar os pequenotes para a importância de manter os rios limpos.
O livro foi lançado em Alcobaça no passado dia 8 de Dezembro. Amanhã será apresentado em São Martinho do Porto pelas 16h00.
J.F.


Concerto de Natal na Igreja de Turquel

A Sociedade Filarmónica Turquelense volta a dar o seu habitual concerto de Natal na tarde de 25 de Dezembro. A proposta é para passar pela igreja matriz da vila onde a filarmónica actua a partir das 15h00 com Miguel Luís, antigo membro da banda, na qualidade de convidado especial.
J.F.


Concerto de Natal na Igreja da Vestiaria

A Igreja de Nossa Senhora D’Ajuda, na Vestiaria (Alcobaça), acolhe amanhã, dia 22, um concerto de Natal promovido pela Agência de Leiria da Fundação Inatel. A partir das 21h30 actuam a Banda da Sociedade Filarmónica Vestiariense “Monsenhor José Cacella” e o Grupo Coral da Igreja Nossa Senhora D’Ajuda. A entrada é gratuita.
J.F.


Mercado de usados e artesanato na Benedita

A Praça Damasceno Campos, na Benedita, acolhe amanhã, dia 22 de Dezembro, a 1ª edição do Mercado de Usados e Artesanato. Numa iniciativa da associação “Gambuzinos com 1 Pé de Fora”, entre as 13h00 e as 19h00 a praça vai encher-se de roupas em segunda mão, peças de artesanato e velharias, entre outros atractivos num mercado que tem entrada gratuita.
Quem quiser ter uma banca no mercado, “dar uma nova vida ao que é velho e levar uns trocos para casa”, deve contactar a associação, através do facebook ou pelo e-mail gambuzinoscom1pedefora@gmail.com.
J.F.

PENICHE

Manuscrito em exposição na Atouguia da Baleia
O livro da Confraria de Nossa Senhora da Conceição está exposto no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia (CIAB) durante o mês de Dezembro como peça integrante da exposição temporária “Restaurando o Passado: Arte Sacra em Atouguia da Baleia”.
Esta obra expõe os momentos marcantes por que passou esta confraria, fundada a 21 de Março de 1696. De acordo com informação do CIAB, trata-se de um “in-fólio de cerca de 700 páginas com encadernação portuguesa em pele, do século XVIII, de tom avermelhado, reforçada sobre outra mais recente, com motivos vegetalistas e florais dourados”.
A exposição “Restaurando o Passado: Arte Sacra em Atouguia da Baleia” apresenta um conjunto de peças de arte sacra, com destaque para o espólio escultórico dos séculos XVII e XVIII. Pode ser visitada até 2 de Março de terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, com entrada gratuita.
F.F.

Concerto de Natal da Orquestra Ligeira de Óbidos
A Orquestra Ligeira de Óbidos dá um Concerto de Natal, no próximo dia 28 de Dezembro, no auditório da Casa da Música, a partir das 21h30.
Os cantores Ricardo Sousa e Joana Marques são os convidados a participar neste espectáculo, onde a Orquestra Ligeira da Sociedade Musical e Recreativa Obidlense vai estrear um reportório original.
As entradas são livres.
F.F.

BOMBARRAL

Concerto de Natal da Orquestra de Sopros do Oeste
Vai realizar-se a 23 de Dezembro, no Teatro Eduardo Brazão (Bombarral), a Gala de Natal da West Europe Orchestra, com sessões às 16h00 e às 21h30.
A primeira parte do espectáculo vai ser constituída por repertório clássico, incluindo obras de Rossini e temas de “O Quebra-Nozes” de Tchaikovsky. A segunda parte vai ser composta por temas de Natal.
Com a direcção artística do maestro Élio Leal, a WEO vai ter como convidados as sopranos Ana Cardoso e Rita Marques, o tenor Nuno Cardoso, o barítono Leandro César, o bailarino Miguel Ramalho da Companhia Nacional de Bailado e bailarinos da Escola de Danças Gecely.
O concerto é organizado pelo Círculo de Cultural Musical Bombarralense e pela União Cultural e Recreativa do Bombarral.
O preço dos bilhetes para a plateia e balcão central é de 10 euros, enquanto os bilhetes para o balcão lateral e para as crianças até aos 12 anos custam 7,50 euros. Os camarotes-frisas têm um preço único de 30 euros.
Os bilhetes estão à venda na sede do Círculo de Cultura Musical Bombarralense, no posto da Galp do Bombarral, no quiosque S. Salvador (Bombarral) e, no próprio dia do espectáculo, no Teatro Eduardo Brazão.
Podem ser feitas reservas através do tel. 262283877 ou para teatroeduardobrazao@g mail.com.        .
P.A.

NAZARÉ


Academia Municipal das Artes dá espectáculo de Natal

A Escola de Dança da Academia Municipal das Artes da Nazaré apresenta amanhã, 22 de Dezembro, o seu espectáculo de Natal no Cine-Teatro da vila piscatória. Às 16h00 é a classe de ballet a subir ao palco. Já às 21h00 é a vez dos alunos de hip-hop e danças de salão mostrarem o seu talento.
J.F.