Agenda Cultural

0
963

CALDAS DA RAINHA

Teatro da Rainha estreia hoje peça no CCC
O Teatro da Rainha estreia hoje, 25 de Janeiro, às 21h30, a peça “O teatro dos Papás” do dramaturgo francês Joseph Danan.
Entre os dias 26 de Janeiro e 2 de Fevereiro a peça será representada às 21h30, e no dia 27, também às 16h30. Entre  28 e 31 de Janeiro e de 1 a 8 de Fevereiro haverá sessões às 10h30 e às 14h30.
Os bilhetes custam 7,50 euros mas há descontos para estudantes e seniores (cinco euros). As crianças com menos de 12 anos pagam 2,50 euros.
N.N.

Cruz Vermelha promove aulas de artes decorativas
A delegação das Caldas da Rainha da Cruz Vermelha está a organizar acções de formação de artes decorativas que vão realizar-se nas suas instalações, a partir do dia 1 de Fevereiro. As aulas decorrem às terças, quartas e quintas-feiras, entre as 14h30 e as 16h30 e pode aprender-se respectivamente Trapologia, Pintura e Bijutaria.
A delegação das Caldas da Rainha da Cruz Vermelha fica na Rua Cardeal Alpedrinha, nº 33 B. Para mais informações contactar através dos telfs. 262836300, 914157179 e  913207997.
N.N.


Caricaturas de Rui Pimentel no Museu de José Malhoa

Será inaugurada a 1 de Fevereiro, pelas 17h30, no Museu de José Malhoa, a exposição de caricaturas designada “Paródias nas Caldas” da autoria de Rui Pimentel.
“Sempre que uma obra de arte conhecida, seja pintura, escultura, fotografia ou outra, for utilizada como ponto de partida para outro autor se expressar com humor, então a isso chama-se paródia”,  explica uma nota de imprensa sobre esta mostra de Rui Pimentel, autor que usa regularmente o humor nos seus cartoons, desde os tempos de estudante de arquitectura  no Politécnico de Zurique (1969-1975). Mais tarde, enquanto colaborador de O Jornal e depois da revista Visão (1987-2007), inúmeras vezes recorreu à paródia para fazer crítica com humor. Alguns destes desenhos, depois de terem estado em exposição em Estremoz (2011) e Lajes do Pico (2012), podem agora ser apreciados no Museu de José Malhoa.
A exposição de caricaturas poderá ser apreciada até ao dia 17 de Março de 2013.
N.N.


Mestre Vitor Baraça ensina cerâmica no Cencal

Vai realizar-se no Cencal, entre os dias 18 e 23 de Março mais uma acção do ciclo Grandes Mestres Barristas Portugueses. O mestre Vitor Baraça, da conhecida família ceramista Baraça, oriunda de Barcelos, vai estar nas Caldas para coordenar a acção
“A Arte dos Mestres Baraça – Tradição, Costumes e Religião na Cerâmica Barcelense”.
O programa inclui modelação figurativa de cerâmica, incluindo a abordagem das ferramentas e dos materiais, bem como o amassamento e preparação do barro. Serão abordados temas como a  criatividade e imaginário da tradição  popular, rural, religiosa e contemporânea.
O curso, com a duração de 50 horas, destina-se a ceramistas, pintores, artesãos, artistas plásticos, designers e professores que desejem aproveitar esta oportunidade de trabalhar com mestre Vítor Baraça.
As sessões decorrem no Cencal de segunda-feira a sábado, das 9h00 às 18h30.
N.N.


Travessia traz música popular brasileira aos Pimpões

Amanhã, 26 de Janeiro, pelas 21h30, vai realizar-se nos Pimpões um concerto “Tons da MPB” com o grupo Travessia.
O grupo promete uma viagem ao outro lado do Atlântico interpretando canções dos grandes compositores clássicos e contemporâneos brasileiros.
Todos os elementos da banda são amadores, mas já tiveram experiências semi-profissionais no passado.
Travessia integra Carlos Silva (teclas, percussão, direcção musical), José Carlos Flores (violão, teclas, voz), Tó Macedo (viola baixo), Daniela Pinheiro (flauta transversal) e Susana Mendes (voz).
Trata-se de mais um evento que integra a programação dos 75 anos da colectividade, data que está a ser assinalada ao longo de todo o ano de 2013.
N.N.


O Monge Detetive na Abadia de Alcobaça

Amanhã, dia 26 de Janeiro, pelas 16h00, decorre na Biblioteca Municipal das Caldas a apresentação do novo livro “O Monge Detetive na Abadia de Alcobaça”. Trata-se de uma obra da alcobacense Vanda Furtado Marques, em co-autoria com Isabel França Neto e ilustrado por Flávia Grilo.
Esta iniciativa destina-se ao público infantil e suas famílias.
A autora tem vários livros infantis publicados no âmbito da temática da História de Portugal. Este versa a mesma temática – uma fantástica aventura na Idade Média, apresentando a Ordem de Cister, a abadia alcobacense e as superstições da altura.
N.N.


Nutrição e yoga nas Caldas da Rainha

O Áshrama de Caldas da Rainha – Centro do Yoga realiza no próximo dia 26 de Janeiro (domingo), pelas 16h00, um workshop de alimentação e nutrição, dirigido pela nutricionista Rita Parente.
Nesta sessão serão abordadas questões como a qualidade dos alimentos e o emagrecimento; a motivação para perder peso e os mitos e verdades da alimentação vegetariana.
Esta iniciativa é gratuita e insere-se no âmbito das actividades que esta associação desenvolve para a promoção da saúde e do bem-estar em todas as idades.
Os interessados em obter mais informações poderão contactar a associação através do site www.yogacaldas.com, pelo e-mail centroyogacaldas@yogacaldas.com ou através dos tel. 262382479 e 919166510.
No dia 30 de Janeiro (quinta-feira), pelas 18h00, haverá uma aula aberta de yoga para gestantes. Neste encontro serão abordadas as técnicas de respiração, posições psicobiofísicas, técnicas de relaxamento e meditação, que ajudam a que a gestante tenha um parto mais natural e não traumático.
Estas iniciativas terão lugar nas suas instalações, na Rua Almirante Cândido dos Reis, n.º83 – 2.º Esq. (Rua das Montras). Mais informações pelo tel. 917743102.
F.F.


Vivaci acolhe amanhã feira de artesanato urbano

Amanhã, sábado, 26 de Janeiro, entre as 10h00 e as 23h00, realiza-se no Vivaci a Feira de Artesanato Urbano, que vai reunir 12 autores da região, alguns deles formados na ESAD e no Cencal.
Poderão ser vistos trabalhos do “Atelier do Papel”, de João Carvalho, que tem como base a reutilização de materiais. Dina Costa vai apresentar os seus trabalhos de bijutaria onde também usa materiais reciclados desde 2004.
A cerâmica vai estar representada com trabalhos de Hugo Reis e do projecto Cer-Amar-te, de Carla Soares. As propostas únicas de Laura Ferreira são feitas a partir de tecidos, pretex (material moldável composto por fibras sintéticas), cascas de árvore, cabaças e pedaços de madeira. Mafalda Vivas vai trazer trabalhos de pintura  e de escultura reaproveitando vários materiais. Dedica-se à pintura decorativa em móveis, aos murais, panos, desenhos e também ao artesanato ecológico.
Estes são alguns dos autores que vão marcar presença na primeira edição da Feira de Artesanato Urbano do Vivaci, evento que promete regressar ao centro comercial ainda este ano.
N.N.


Passeio pedestre entre Torre e Infantes

No próximo dia 3 de Fevereiro (domingo) terá lugar um passeio pedestre entre as localidades da Torre e Infantes, nas Caldas da Rainha.
O percurso terá uma distância de 12 quilómetros e uma duração aproximada de três horas, por caminhos rurais e troços asfaltados. A partida será junto ao CCC, pelas 9h30, e serão visitadas localidades e espaços como o Imaginário, Torre, Infantes, Formigal, Escola Primária do Avenal e Pavilhões do Parque D. Carlos I.
Esta iniciativa não precisa de inscrição, bastando comparecer no local de partida. Os interessados em obter mais informações poderão ligar para to tel. 919088066.
Este passeio é organizado pelo Grupo de Caminheiros das Caldas da Rainha e dos Caminheiros das Caldas da Rainha e Óbidos.
F.F.

NAZARÉ

Carnaval dá mote a exposição
O Centro Cultural da Nazaré acolhe a partir de amanhã, 26 de Janeiro, a exposição “Haja Alegria a Rodos!”. Fotografias, vídeos e vários documentos ajudam a retratar os grupos e os costumes do Carnaval nazareno.
A exposição pode ser vista até 17 de Fevereiro, todos os dias das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00. A entrada é livre.
“Haja Alegria a Rodos!” integra um intenso programa de festejos carnavalescos num dos mais tradicionais carnavais do país. Ainda que na Nazaré o Carnaval só arranque oficialmente a 3 de Fevereiro, na Festa de S. Brás, a vila anda já numa roda-viva com os habituais bailes de máscaras. Este fim-de-semana os bailes realizam-se no Círculo Cultural Mar-Alto na noite de amanhã, 26 de Janeiro, e na tarde de domingo há baile de rua na Praça Sousa Oliveira, a partir das 15h00.
J.F.


Giovanni D’Amore no Teatro Chaby Pinheiro

O tenor italiano Giovanni D’Amore actua esta noite, 25 de Janeiro, no Teatro Chaby Pinheiro, na Nazaré. Abel Dias, Yolanda Soares e Daniel Tapadinha são os convidados especiais de um concerto que conta ainda com a participação do maestro Stefano Nanni, antigo pianista de Luciano Pavarotti. Pelo palco vai ainda passar o Grupo de Danças e Cantares da Nazaré.
O concerto tem início às 22h00.
J.F.

OBIDOS

Seminário sobre conciliação da família e trabalho

No próximo dia 29 de Janeiro, pelas 10h30, terá lugar no Convento de S. Miguel, nas Gaeiras, um workshop subordinado ao tema “A importância da conciliação da vida profissional e familiar para o sucesso empresarial”.
O encontro, de participação gratuita, será coordenado por Laura Sanchez Pardos, da Fundación Más Família e decorrerá entre as 10h30 e as 13h00. Devido ao número limitado de participações terá que ser feita inscrição através dos contactos 262950194 e óbidos.com@gmail.com
F.F.

Workshops para pais e filhos
Vai realizar-se amanhã, 26 de Janeiro, na Toca dos Láparos, que fica no Moinho Saloio (Óbidos), um workshop destinado a pais e filhos sobre “A arte da fazer pão”.
Esta é uma iniciativa da CriarEco e da Toca dos Láparos que custa 15 euros (inclui lanche) e que terá lugar entre as 14h00 e as 16h00.
As reservas podem ser feitas através do facebook das entidades organizadoras ou dos tel. 934249871 e 968900198.
A CriarEco está a promover também ateliers de tricot, coordenados por Ana Maria Caetano que serão dedicados aos torcidos e às malhas cruzadas.
N.N.

“O Incrível Testamento de Dom Agapito”
Hoje, pelas 18h00, será lançado na Casa do Arco, em Óbidos, o livro “O Incrível Testamento de Dom Agapito”, de Hélder Moura. Trata-se de uma obra literária, que descreve a história de “cobiça e de tudo o quanto as pessoas são capazes, quando levadas pelos seus instintos mais primitivos”.
Hélder Moura nasceu em Campina Grande (Paraíba), Brasil. Iniciou o seu percurso jornalístico em 1983, na Gazeta do Sertão, onde se tornou responsável pela área da política e, actualmente é também professor universitário do Instituto Federal da Paraíba.
F.F.

PENICHE

Poesia de Fernando Pessoa
“Tabacaria”, o conhecido poema de Álvaro de Campos (um dos heterónimos de Fernando Pessoa), dará o mote à próxima sessão d’ A poesia anda por aí…, que terá lugar no Centro de Actividades Recreativas e Melhoramentos dos Casais do Júlio (Peniche), no dia 26 de Janeiro, pelas 22h00.
Este e outros poemas de Fernando Pessoa, e dos seus heterónimos, estarão em destaque nesta sessão.
A poesia anda por aí… é um projecto dinamizado pelos pelouros da cultura e solidariedade social da Câmara de Peniche, herdeiro das sessões de poesia que foram tendo lugar na Biblioteca Municipal, nos últimos 15 anos. Em Março de 2010 começaram a descentralizar estas sessões e, desde então, a poesia tem sido dita e ouvida em diversas colectividades e instituições daquele concelho.
F.F.

CADAVAL

Venda de garagem na Murteira
Nos próximos dias 2 e 3 de Fevereiro, entre as 10h00 e as 22h00, haverá uma venda de garagem na Casa do Rancho, na Murteira (Cadaval).
“O que não serve a uns pode servir a outros!” refere a organização do evento que conta com entrada gratuita.
Parte das receitas revertem a favor do Rancho Folclórico Videiras em Flor de Murteira.
F.F.

LISBOA

António lança livro sobre caricatura no Metro em Lisboa
Hoje, sexta-feira, dia 25 de Janeiro, pelas 18h30, no Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa, será apresentado o livro de António Antunes “Caricaturas do Metro Aeroporto”.
O lançamento da obra será seguido de uma conversa com o autor, conhecido caricaturista do Expresso, sobre caricatura e arte pública.
António Antunes publicou os seus primeiros cartoons no diário lisboeta República, em Março de 1974. No final do mesmo ano, ingressou no semanário Expresso onde continua a publicar as suas obras. Além da realização de exposições individuais e colectivas, em Portugal e no estrangeiro, a sua obra tem sido premiada em certames nacionais e internacionais. É director do salão de humor gráfico, World Press Cartoon. António dedica-se também ao design gráfico, à escultura e à medalhística.
O caricaturista realizou, naquele espaço museológico, uma exposição em finais de 2012 onde estiveram presentes alguns dos estudos em desenho que o autor desenvolveu para chegar às representações definitivas que, uma vez passadas à pedra, deram lugar aos painéis.
O Museu Bordalo Pinheiro fica no Campo Grande, em Lisboa.
N.N.

ALCOBAÇA

Workshop de Carnaval na Academia de Dança
A pensar nos festejos de Carnaval que se aproximam, a Academia de Dança de Alcobaça promove nos próximos fins-de-semana o workshop Forróbodó. Amanhã, 26 de Janeiro, e no dia 2 de Fevereiro, entre as 17h00 e as 18h15, a professora Camila Moreira ensina aos participantes os passos e coreografias das músicas brasileiras.
“Prepara-te para o Carnaval! Vem Aprender a Dançar as Músicas Brasileiras!” é o mote para o workshop que custa 7,50 euros por pessoa e cujas inscrições podem ser feitas até ao final do dia de hoje pelos tel. 262597611 e 962543544 ou através de e-mail para geral@academiamalcobaca.com.
J.F.


Escuteiros do Vimeiro comemoram 20 anos

O Agrupamento de Escuteiros do Vimeiro, concelho de Alcobaça, comemora este fim-de-semana o seu 20º aniversário. Na tarde de amanhã, sábado, os escuteiros vendem filhós e promovem alguns jogos por vários locais do Vimeiro. À noite recordam-se histórias das duas décadas de existência do agrupamento, com um encontro de actuais e antigos elementos, membros fundadores e ex-dirigentes.
No domingo é celebrada missa às 11h00, seguindo-se um almoço de angariação de fundos. Os festejos são abertos a toda a comunidade.
J.F.


Bebés brincam com sons

A Academia de Música de Alcobaça promove este domingo, 27 de Janeiro, o ateliê “Brincando com os Sons no Inverno”, que tem lugar no Clube Alcobacense a partir das 11 horas. Destinado a bebés até aos 36 meses, o ateliê vai ser orientado por Maria João Costa e Ana Carlota Silveiro.
As inscrições devem ser feitas até ao final do dia de hoje, sexta-feira, e custam 7,50 euros para bebé e um acompanhante, ou dez euros para bebé e dois acompanhantes. Há descontos para quem se inscrever em simultâneo no ateliê de domingo e no de Primavera, marcado para 26 de Maio. Neste caso, os bilhetes para os dois ateliês custam 10 euros para bebé e um acompanhante e 15 euros para bebé e dois acompanhantes.
As inscrições devem ser feitas pelos tel. 262597611, 962543544 ou através de e-mail para geral@academiamalcobaca.com. Outras datas estão já marcadas, com o Verão a ser assinalado a 29 de Setembro e o Outono a 17 de Novembro.
J.F.


I Love Portugal na Benedita

O Glee Club do Externato Cooperativo da Benedita sobe hoje, 25 de Janeiro, ao palco do Centro Cultural Gonçalves Sapinho para a sua estreia em português, com “I Love Portugal”. Num espectáculo que tem início às 21h30, o grupo promete homenagear a língua portuguesa relembrando grandes artistas e temas portugueses.
Além da sessão de hoje, o espectáculo “I Love Portugal” está de volta no dia 31 de Janeiro, à mesma hora.
J.F.


Um passeio pelo Valado de Santa Quitéria

A Casa da Cultura José Bento da Silva, de São Martinho do Porto, promove este fim-de-semana mais um passeio pedestre que vai contar com a participação do Grupo de Caminheiros dos Pimpões, das Caldas da Rainha.
Ao longo de duas horas e meia, o desafio é para percorrer os caminhos entre Valado de Santa Quitéria (na freguesia de Alfeizerão, concelho de Alcobaça) e S. Domingos (já na freguesia de Salir de Matos, concelho das Caldas da Rainha). Um percurso de nove quilómetros com um grau de dificuldade fácil.
O ponto de encontro está marcado para as 9h00 nos Pimpões e na Casa da Cultura de São Martinho do Porto ou às 9h30 na Associação Recreativa e Desportiva Quiterense, no Valado de Santa Quitéria.
J.F.

TORRES VEDRAS

Miguel Araújo actua hoje no Teatro-Cine de Torres Vedras
Hoje, dia 25 de Janeiro, pelas 21h30, Miguel Araújo dá um concerto no Teatro-Cine de Torres Vedras. O músico, que se destacou como elemento do grupo Azeitonas, lançou em Maio o seu primeiro álbum em nome próprio, intitulado “Cinco Dias e Meio”.
Miguel Araújo é natural do Porto e depois de vários anos ligado à música como criador, músico e autor do referido grupo, tornou-se num fenómeno da música pop portuguesa.
O primeiro single do seu trabalho a solo, “Os Maridos das Outras”, transformou-se num êxito e o álbum entrou directamente para o top dos mais vendidos em Portugal, onde tem permanecido com regularidade.
Além dos seus temas, Miguel Araújo também compõe para outros artistas como António Zambujo ou Ana Moura, trabalha em parceria com Nuno Markl e com João Só.
O preço dos bilhetes para se assistir ao concerto de Miguel Araújo no Teatro-Cine de Torres Vedras é de cinco euros.

Marionetas dão vida a história de Miguel Sousa Tavares
Amanhã, dia 26 de Janeiro, pelas 16h00, no Teatro-Cine será apresentado o espectáculo de marionetas intitulado “O Segredo do Rio, apresentado pela Companhia Chão de Oliva.”
Trata-se de um espectáculo de marionetas de luva, que conta a história de uma amizade entre um peixe e um rapaz, baseando-se no livro homónimo da autoria de Miguel Sousa Tavares.
O preço do bilhete para se assistir a ”O Segredo do Rio no Teatro-Cine de Torres Vedras” é de dois euros.
N.N.