Agenda Cultural

0
159

Magia e Teologia em debate no CCC
Nuno André, teólogo, professor de Moral e ilusionista, é o próximo convidado do ciclo de debates “21 às 21” que se vai realizar no dia 21 de Abril, pelas 19h30, no “Sons, Tons e Sabores” no CCC.
Como a data é próxima do dia 25 de Abril, associada à palestra vai realizar-se um jantar convívio que incluirá momentos de magia e de música.
Este evento é organizado pelo Movimento Viver o Concelho e as inscrições podem ser feitas pelo tel. 937254836. N.N.

Enfermeiras expõem fotografias
Até domingo pode ser vista no Mercado Municipal de Torres Vedras uma exposição fotográfica intitulada “Somos uma equipa multidisciplinar que cuida de si”.
A exposição foi organizada pela equipa de enfermagem do Bloco Operatório do Hospital de Torres Vedras, que faz parte agora do Centro Hospitalar do Oeste.
As fotografias, da autoria das enfermeiras Luísa Corado e Madalena Pires, pretendem retratar o bloco operatório e o contexto cirúrgico em que se vê envolvido o doente.
A mostra decorre no âmbito da iniciativa “Abril – Mês da Saúde”, da Câmara Municipal de Torres Vedras. P.A.

Homenagem a Giacometti no CCC
No próximo dia 24 de Abril, (quarta-feira) às 21h30, vai realizar-se no CCC, “O Rondó da Carpideira”, um espectáculo multidisciplinar de homenagem ao trabalho de Michel Giacometti. Este tem por base as recolhas etno-musicais em Portugal, apresentadas no programa de televisão “Povo que Canta”. O espectáculo foi criado pelos músicos Mário Marques (saxofonista), Daniel Bernardes (pianista) e Gonçalo Tarquínio, que teve a cargo o vídeo e a concepção visual do espectáculo.

Os bilhetes custam 7,50 euros. N.N.

Olha-te promove meditação e relaxamento
O Projecto Olha-te está a promover sessões de Meditação e Relaxamento, coordenadas por Mafalda Sousa. Estas decorrem à sexta-feira, entre as 11h30 e as 12h30, são gratuitas para doentes oncológicos mas estão abertas para todos. Para mais informações contactar através do tel. 910889912. N.N.

Domingos Lobo fala sobre Álvaro Cunhal
Hoje à noite (19 de Abril), pelas 21h00, o poeta, dramaturgo e ensaísta, Domingos Lobo, é o convidado para uma sessão pública sobre a vida, pensamento e luta de Álvaro Cunhal que terá lugar no Museu do Ciclismo.
Esta iniciativa, organizada pela concelhia caldense do PCP, está integrada na exposição sobre o histórico comunista, que se encontra patente até 25 de Abril. F.F.

Zorro nos Pimpões
No próximo domingo, dia 21 de Abril, às 15h00, vai ser exibido nos Pimpões, o filme O Sinal do Zorro, um filme de 1940, realizado por Rouben Mamoulian e que conta com Tyrone Power, Linda Darnell e Basil Rathbone no elenco.
A exibição do filme faz parte do Ciclo Clássicos do Cinema Mundial e do programa das Comemorações dos 75 anos dos Pimpões. As entradas são livres. N.N.

Record Store Day amanhã no Parqe Club
Amanhã, dia 20 de Abril, vai realizar-se no Parqe Club, o Record Store Day (RSD). O bar e club, situado em frente ao Parque D. Carlos I, vai abrir entre as 13h00 e as 20h00 com bancas de discos, merchandising, fanzines, posters e de roupa alternativa.
Esta iniciativa conta ainda com um salão de tatuagens improvisado da loja caldense Glorybound Tattoo Parlor, uma conferência de ilustração com Esgar Acelerado e com a apresentação do primeiro disco da nova editora Chaputa! Records.
O RSD celebra-se em lojas de discos em todo o mundo que neste dia fazem descontos, apresentam edições e produtos especiais e ainda contam com performances de artistas. N.N.

Visita guiada para ver ceramistas ao vivo
Amanhã, sábado, dia 20 de Abril, o Conselho da Cidade realiza visitas aos ateliers da ceramista Bolota e de Carlos Enxuto, que ficam respectivamente na Travessa da Água Quente (zona próxima da Rainha) e na Rua Vítor Lopes, 23, que é paralela à Rua Manuel Mafra, no Bairro da Ponte.
Durante esta visita, os participantes vão ter oportunidade de conversar com vários ceramistas como Bolota, Victor Mota, Paula Violante, Carlos Amaral e Carlos Enxuto, conhecer os seus locais de trabalho, bem como as técnicas que utilizam nos seus trabalhos.
A visita terá início amanhã, às 15h00, no largo Frederico Ferreira Pinto Bastos (junto à Farmácia Perdigão e será repetida na quarta-feira seguinte, 24 de Abril, com início no mesmo local e à mesma hora. N.N.

Atelier no Paul de Tornada
O Dia Mundial da Terra (22 de Abril) vai ser assinalado no Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada com um atelier para alunos do jardim de infância e do primeiro ao terceiro ciclo. Estes irão decorrer entre as 10h00 e as 12h00 e entre as 14h00 e as 16h00, e as inscrições custam dois euros por aluno.
No dia 30 de Abril (terça-feira), data em que se assinala o Dia do Associativismo Jovem, estará patente no Centro Ecológico uma exposição sobre “O papel do GEOTA e da Associação Pato na preservação do Paul de Tornada”, dirigida ao público em geral.
Os interessados poderão contactar o centro através do tel. 262881790, 969860659, ou paultornada.ceept@gmail.com F.F.

Ateliers temáticos para crianças na Casa dos Barcos
Vão ter início amanhã, 20 de Abril, os ateliers temáticos para crianças desenvolvidos por duas ex-alunas do curso de Teatro ESAD, Sofia Seno e Goreti Mourão, na Casa dos Barcos, no Parque D. Carlos I.
A parceria com o Museu do Hospital e das Caldas é aberta a crianças dos seis aos 12 anos.
Este mês o tema dos ateliers é o Som e o Movimento, estando previsto para amanhã, entre as 10h00 e as 12h30, um atelier sobre a exploração do espaço, do corpo e do movimento. Para 27 de Abril os temas a abordar são a música e a dança.vP.A.

Caminhada do 25 de Abril no Landal
No próximo dia 25 de Abril, quinta-feira, terá lugar a “Caminhada do 25 de Abril”, com início pelas 16h00 e final uma hora depois, seguido de convívio com café, chá, bolos e fruta.
O percurso tem uma distância de oito quilómetros, entre o Centro de Desenvolvimento Comunitário do Landal (CDCL), Casais da Serra, Estrada D. Maria II, Ameais e Casais da Pedreira.
Esta iniciativa é organizada pelo CDCL, podendo os interessados em obter mais informações contactar a instituição através do tel. 262949300 ou lojasocial@centrolandal.com F.F.

Sara Coito apresenta livro na Biblioteca
“Afinal também posso Voar” é como se designa o livro de Sara Coito que vai ser apresentado amanhã, 20 de Abril, pelas 17h00, na Biblioteca Municipal. A autora vive nas Caldas e aos 21 anos teve cancro. O livro conta a história de luta da autora contra a doença.
No dia 23 de Abril, a biblioteca vai assinalar o Dia Mundial do livro e vai promover a leitura em espaços menos habituais como os cafés. Vão participar cafés Infante, Pituca e S. Marcos. N.N.

ÓBIDOS

Três bandas filarmónicas na Praça Santa Maria
A Praça de Santa Maria (Óbidos) recebe no próximo domingo, 21 de Abril, a partir das 17h00, um concerto com a actuação conjunta das três bandas do concelho. Ao todo, serão 120 músicos em palco, oriundos da Sociedade Musical e Recreativa Obidense, Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense e União Filarmónica de A-da-Gorda.
De destacar que a segunda obra a ser interpretada neste concerto, denominada “Cerburus”, é da autoria de Rui Rodrigues, um jovem musico obidense.
O espectáculo, ao ar livre, tem entrada livre. F.F.

Velharias e artesanato em A-da-Gorda
No próximo domingo, 21 de Abril, realiza-se em A-da-Gorda (Óbidos) a segunda edição da Feira de Velharias e Artesanato. A iniciativa vai decorrer no Largo de Santo António e os interessados podem vender ou comprar artigos nas áreas das velharias, antiguidades, colecionismo, artesanato, livros antigos, entre outros. No domingo irão participar a Banda da União Filarmónica de A-da-Gorda (UFA) e os Bombos do Monte Olivett (Caldas da Rainha).
Pelas 15h30 decorrerá uma cerimónia dedicada ao Dia do Idoso e será feito um rastreio auditivo gratuito aberto à população.
A organização é da UFA e conta com o apoio do município de Óbidos. F.F.

Variedades nas Gaeiras
Mais de três horas de música, dança, poesia e teatro, asseguradas por 12 artistas e grupos das Gaeiras, vão assinalar o aniversário da sua elevação a vila, na noite de 19 de Abril, sexta-feira.
A I Jornada Cultural da vila de Gaeiras irá decorrer na sede da Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense (SFRG), a partir das 21h00, e termina com os parabéns à vila das Gaeiras ao som da banda da SFRG.
O evento, que conta com entradas livres, é organizado pela Junta de Freguesia de Gaeiras, com o contributo das colectividades, voluntários e amigos da terra.F.F.

Feira da Primavera na Amoreira
No próximo domingo, 21 de Abril, o Centro Social Cultural e Recreativo de Amoreira irá realizar a Feira da Primavera. O evento irá decorrer durante a tarde, entre as 13h30 e as 18h00, e serão dinamizados ateliers de artesanato por artistas do concelho de Óbidos e  oficinas de expressão plástica, com a participação dos utentes do Centro de Convívio da instituição.
Na feira haverá à venda roupa, sapatos, objectos de decoração e artigos do lar. Estará, igualmente, preparada uma banca para recolha de livros usados com destino à biblioteca do Centro.
Os visitantes têm à sua espera filhós e pão quente. A animação musical estará a cargo do grupo “Os Gaiteiros da Fanadia”. F.F.

Abril Cultural em A-dos-Negros
Uma exposição sobre José Afonso vai estar patente entre os dias 24 e 28 de Abril no Grupo Desportivo e Recreativo de A-dos-Negros. Trata-se de uma mostra composta por 32 painéis sobre a vida e obra do cantor e compositor português, cedida pela Associação José Afonso.
A exposição será inaugurada no dia 24 de Abril (quarta-feira) pelas 20h00 e, uma hora depois, terá início uma conferência subordinada ao tema “As tradições como afirmação da identidade e liberdade”, com a participação da professora Celeste Afonso e da antropóloga Teresa Perdigão.
No dia 25 de Abril, pelas 15h00, haverá musica, poesia, teatro e dança na colectividade, seguido do tradicional lanche popular.
No dia seguinte, pelas 21h00, será realizado o colóquio “Agricultura que futuro?”, e a 27 de Abril, decorrerá um outro encontro, que terá por tema “Intervenção Cívica e Associativismo”.
Os festejos de Abril terminam a 28, pelas 16h00, com uma “futebolada” no campo da escola de A-dos-Negros.
Esta iniciativa é organizada pela Junta de Freguesia de A-dos-Negros e tem entradas livres. F.F.

ALCOBAÇA

Feira do Livro no Externato da Benedita
A partir da próxima terça-feira, 23 de Abril, e durante seis dias, o Centro Cultural Gonçalves Sapinho transforma-se em local de passagem obrigatória para os amantes da leitura. São 91 as editoras que estarão representadas na XI Feira do Livro do Externato Cooperativo da Benedita.
Aos livros, juntam-se a danças, as palestras, o teatro, a pintura e a fotografias como alguns dos atractivos de um certame que este ano tem a Solidariedade como tema.
A XI Feira do Livro tem um vasto programa de animação, do qual se destaca a palestra com Camilo Lourenço marcada para as 18h30 do dia 25 de Abril e a presença de autores como Ágata Roquette, Nygel Filho, Brigite Salvado ou Diana Coelho.
A inauguração da feira está marcada para as 17h30 do dia 23. O público em geral pode visitá-la diariamente, até 28 de Abril, entre as 15h00 e as 23h00. J.F.

Festival de teatro sénior
Hoje, 19 de Abril, pelas 14h30, decorre no Cine-Teatro o X Festival de Teatro Sénior, que vai contar com a participação das universidades das Caldas da Rainha, Estarreja, Ferreira do Zêzere e Santarém.
Os alunos da universidade caldense vão representar o exercício teatral “O Baile”, que resultou das sessões de trabalho com o professor José Ramalho.
Este é um evento organizado pela Rede de Universidades de  Terceira Idade em parceira com a Universidade Sénior de Alcobaça. N.N.

“O Menino que Virou História” em palco na Benedita
O Grupo de Teatro “Os Gambuzinos” volta amanhã, 20 de Abril, ao palco do Centro Cultural Gonçalves Sapinho com mais uma produção. Desta feita, são jovens actores do Externato Cooperativo da Benedita que dão vida a “O Menino que Virou História”, de Nanna de Castro.
Dirigida a maiores de três anos, esta é uma peça sobre Rafael, um menino que não gostava de ler mas que acaba por ser engolido por um livro encantado da biblioteca da sua escola. O petiz acaba por se ver metido em sarilhos por não conhecer personagens tão famosas como o lobo mau ou a bruxa e o espelho mágico.
Encenados por José Carlos Saramago e Mónica Santos, 22 actores e actrizes estarão em palco em quatro sessões distintas para contarem esta história. A estreia é amanhã às 21h30.
“O Menino que Virou História” pode ainda ser visto a 21 de Abril às 17h00 e a 27 Abril e 4 de Maio às 21h30. Os bilhetes custam quatro euros para público em geral e dois euros para estudantes. J.F.

Doçaria no Parque dos Monges
É em torno do tema “7 Doces, 7 Segredos” que vai andar o workshop de doçaria que o chef beneditense Nelson Félix orienta, a partir deste fim-de-semana, no Parque dos Monges, em Alcobaça. A iniciativa arranca este domingo, 21 de Abril, repetindo-se uma vez por mês (à excepção de Maio, que terá duas sessões), até Setembro.
A participação custa 85 euros e o workshop dura cinco horas. J.F.

Semana Internacional de Acordeão até domingo
Prolonga-se até domingo, 21 de Abril, a 17ª Semana Internacional de Acordeão de Alcobaça. Iniciada no passado dia 13, a iniciativa contou já com uma Noite dos Jovens Acordeonistas e uma Masterclass com o professor sérvio Mijan Bjeletic.
A partir de hoje, dia 19, e até domingo decorre o 18º Troféu Nacional de Acordeão, no auditório da Biblioteca Municipal.
No último dia desta Semana Internacional realiza-se a conferência “Os segredos da construção de um acordeão”, dirigida por Massimo Pigini e com início marcado para as 14h30, também no auditório da biblioteca. No mesmo local decorre o Concerto de Encerramento e Entrega de Prémios, quando forem 17h00. J.F.

Poesia na Biblioteca de Alcobaça
A Biblioteca Municipal de Alcobaça acolhe amanhã, 20 de Abril, um sarau de poesia dedicado aos Descobrimentos. A partir das 21h30 há poemas de autores portugueses contemporâneos acompanhados de chá e biscoitos, numa iniciativa do Clube de Leitura aberta a todos os interessados. J.F.

NAZARÉ

Mário Daniel leva magia ao Cine-Teatro
A magia do Mário Daniel conquistou miúdos e graúdos através do programa “Minutos Mágicos” da SIC. O mágico promete agora deixar deliciados todos os que assistirem ao espectáculo “Fora do Baralho”, que sobe ao palco do Cine-Teatro da Nazaré na próxima sexta-feira, 26 de Abril.
A história gira em torno de um mágico que está num ateliê a tentar criar o seu próximo espectáculo e a sua relação com outras personagens, como uma empregada ou um artesão, num guião que invoca os valores da amizade, cooperação e família.
“Fora do Baralho” é apresentado em três sessões: às 11h00, 15h00 e 21h30. Os bilhetes custam 6 euros para escolas e 10 ou 12 euros para público em geral. As reservas podem ser feitas através do tel. 915063072 ou reservas@palcopartil hado.pt. J.F.

TORRES VEDRAS

Jorge Palma hoje em concerto acústico
Jorge Palma actua hoje, 19 de Abril, pelas 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras onde apresenta o concerto “Íntimo”.
Neste espectáculo acústico Jorge Palma será acompanhado por um músico muito especial – o seu filho, Vicente Palma. Considerado por muitos como o melhor cantautor português, Jorge Palma criará neste concerto um ambiente de interactividade e proximidade com o público. O artista vai viajar por 40 anos de carreira revisitando temas sobejamente conhecidos. Umas vezes sussurrados ao piano, outras em plenos pulmões à guitarra, mas sempre com o excêntrico génio que se lhe reconhece.
Os bilhetes custam 14 euros. N.N.

CADAVAL

Autora caldense apresenta livro no Cadaval
“Laços fortes e decisões difíceis” é o título do romance de Graça Jacinto que será apresentado amanhã, 20 de Abril, a partir das 16h00, na Biblioteca Municipal do Cadaval.
Este é o primeiro romance da autoria de Graça Jacinto, que nasceu em 1965 no Chão da Parada (Caldas da Rainha).
Segundo a “Folheto Edições”, trata-se de “um excelente livro, onde o leitor se embrenha entre a realidade e a ficção que passa por locais tão diferentes como Nova Iorque, Paris, Pico (Açores) e São Martinho do Porto”.
A autora é professora, uma profissão que a levou, ao longo dos anos, a fazer as malas e a percorrer vários pontos, de norte a sul do país. Graça Jacinto é actualmente docente de Educação Especial com um grupo de crianças autistas, num agrupamento de escolas de Leiria. P.A.

PENICHE

Música de intervenção com Francisco Fanhais
Hoje, 19 de Abril, pelas 21h30, o cantor Francisco Fanhais dará um concerto na capela de Santa Bárbara, na Fortaleza de Peniche. Neste espectáculo, intitulado “Poemas Cantados”, Francisco Fanhais revisita a sua extensa carreira musical, assim como de outros cantores de Abril, como Zeca Afonso, num concerto intimista.
Francisco Fanhais nasceu em Praia do Ribatejo em 1941. Cantor de música de intervenção, ordenado padre em 1964, integrou o movimento progressista de oposição ao regime do Estado Novo desenvolvido no seio da Igreja Católica. Impedido de exercer o sacerdócio e de leccionar nas escolas oficiais, emigra para França em 1971, regressando após o 25 de Abril de 1974.
Esta iniciativa, de entrada livre, está integrada no programa Abril – Mês da Liberdade, Abril – Mês da Liberdade e é promovida pelo Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, com o apoio da autarquia. F.F.

Fado Peniche evocado na Fortaleza
Amanhã, 20 de Abril, pelas 16h00, terá lugar na Fortaleza de Peniche uma conferência evocativa do Fado Abandono, também conhecido como Fado Peniche, que terá como conferencista David Ferreira, filho do escritor David Mourão-Ferreira.
Esta iniciativa, integrada no ciclo de conferências do Forte, pretende contribuir para a revalorização de um poema ligado à história de Portugal e à da Fortaleza onde funcionou durante 40 anos uma prisão política do regime fascista. O poema foi escrito por David Mourão-Ferreira e musicado por Alain Oulman para a voz de Amália Rodrigues.
Associada a esta iniciativa será descerrada uma placa evocativa do Fado Peniche, com a presença de familiares de David Mourão-Ferreira e de Amália Rodrigues.
Este evento, de entrada livre, é organizado pelo município de Peniche. F.F.

BOMBARRAL

Círculo de Cultura Musical comemora 34 anos
A sede do Círculo de Cultura Musical Bombarralense (CCMB) recebe amanhã, 20 de Abril, a partir das 21h00, um concerto do Ensamble de Metais do Oeste – Decateto de Metais, integrado nas comemorações do 34º aniversário desta colectividade.
A 25 de Abril, pelas 15 horas, realizar-se-á, na Praça do Município, o Concerto da Liberdade e de Aniversário, pela banda filarmónica do CCMB.
Um concerto de coros na igreja do Santíssimo Salvador do Mundo, no Bombarral, deu início, a 7 de Abril, às comemorações, com a actuação dos dois grupos corais do CCMB. O coro adulto é dirigido pela maestrina e soprano Ana Cardoso, e o coro Infanto-juvenil é dirigido pelo maestro e tenor Nuno Cardoso.
Para além do concerto de coros, o dia 7 ficou ainda marcado pela realização do 1º Passeio de Todo-o-terreno do CCMB. No domingo passado, 14 de Abril, teve lugar o almoço de aniversário. P.A.

LISBOA

Exposição mostra obra de Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro
Inaugura hoje, 19 de Abril, pelas 19h00, no Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa, a exposição “Através do traço de Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro” que pretende dar a conhecer a obra do filho de Rafael Bordalo Pinheiro, que viveu entre 1867 e 1920 e, tal como o pai, foi caricaturista, ilustrador, cartoonista e desenhador.
Da mostra fazem parte desenhos originais, muitos deles inéditos, e publicações em que o autor colaborou entre 1884 e 1920. Apresentam-se, em paralelo, peças de cerâmica onde se fez uso do desenho ou se reconheça uma abordagem gráfica. Estão presentes peças de colecções privadas e públicas, do próprio museu e de outros como do Museu Militar, Biblioteca Nacional e de outras colecções do município de Lisboa.
O Museu Bordalo Pinheiro fica no Campo Grande, em Lisboa, e a exposição pode ser vista de 20 de Abril a 14 de Setembro. N.N.