Agenda Cultural

0
350

CALDAS DA RAINHA
Comedy Pack hoje nos Pimpões
Hoje, sexta-feira, 31 de Maio, pelas 22h30, vai realizar-se nos Pimpões um espectáculo de stand up comedy com os Comedy Pack.
Do grupo de comediantes faz parte Daniel Carapinha, Pedro Laranjeira, Diogo Batáguas, Manuel Cardoso, João Maria, André Pereira e Bruno Marques.
O preço dos bilhetes é de cinco euros para sócios e sete para não sócios.

Animação, pinturas faciais e jogos no Centro Comercial D. Carlos I
O Centro Comercial D. Carlos I vai celebrar o Dia Mundial da Criança, amanhã, 1 de Junho, com animação, pinturas faciais, balões, jogos e charadas. Haverá tabuleiros de xadrez da Associação Tabuleiros de Cor.   Ainda decorrerá uma apresentação dedicada às crianças, pela LeaderOeste.

Insufláveis gratuitos no Vivaci
Esta fim-de-semana, dias 1 e 2 de Junho, o Vivaci Caldas da Rainha assinala o Dia Mundial da Criança com a quarta edição do Festival de Insufláveis. Das 14h00 às 19h00, os petizes vão poder divertir-se à grande nos dois insufláveis aos quais podem aceder gratuitamente e devidamente acompanhados por vários animadores.
“Numa altura difícil para algumas famílias, fizemos questão de recebermos um evento totalmente gratuito para todas as crianças”, referem os responsáveis pelo centro comercial. Além do festival de insufláveis, quem passar pelo shopping tem ainda a oportunidade de ver a exposição de Fotografia Macro, onde diversos insectos são ampliados até 10 vezes o seu tamanho. Uma mostra que pode ser vista até 17 de Junho e que promete surpreender “pelas suas cores e formas fantásticas”, afiançam os responsáveis.

Festival do Marisco na Foz do Arelho
Hoje 31 de Maio e nos dias 1 e 2 de Junho vai realizar-se na Foz do Arelho, no Centro Social e Recreativo local, o 3º Festival do Marisco.
Na iniciativa haverá pratos de amêijoa-real, amêijoa macha (cão), berbigão, mexilhão, lingueirão, percebes, camarão, sapateira, caranguejos, saladas de ovas, salada de búzios, enguias fritas e ainda um “pack promo” que inclui sapateira, ostras, percebes e camarão. Os convivas podem escolher entre comer dentro do salão da colectividade ou cá fora no arraial.
Hoje o evento abre às 19h00, no sábado, dia 1 de Junho, às 17h00 e no domingo às 13h00.
Haverá animação, música ao vivo, dança, artesanato e piscinas insufláveis. Serão feitos rastreios dentários gratuitos no sábado durante a realização deste evento.

Obra de Aquilino Ribeiro vai estar em destaque nas Caldas
Vai realizar-se a 5 de Julho, pelas 21h00, no Hotel Sana, uma conferência que pretende assinalar os 50 anos da morte do escritor Aquilino Ribeiro por António Lopes Marques.
Este evento destinado a falar sobre a obra do autor de “A Casa Grande de Romarigães” cuja primeira publicação teve lugar em 1957, é uma das maiores figuras da literatura portuguesa do século XX.
Esta iniciativa é da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha com o apoio  da Gazeta das Caldas, da 102 Fm Rádio e do Sana Silver Coast Hotel.

Electricidade Estética promove leilão de artes
No próximo dia 6 de Junho, pelas 22h00, vai realizar-se um leilão de artes, promovido pela Electricidade Estética, que terá lugar nos ateliers do Centro de Artes.
A Electricidade Estética  é um colectivo artístico que promove eventos relacionados com várias artes, todas as quintas-feiras à noite nos espaços do Centro de Artes.

Concerto no domingo no Museu de José Malhoa
No domingo, 2 de Junho, pelas 16h00, no Museu de José Malhoa vai realizar-se um concerto da Orquestra de Câmara Phydellius e Coro Juvenil do Choral Phydellius, do Conservatório de Música de Torres Novas. Esta iniciativa é organizada pela Liga dos Amigos do Museu de José Malhoa.

Obras de Herculano Elias na Escola Rafael Bordalo Pinheiro
No próximo dia 5 de Junho, pelas 18h00, será inaugurada uma exposição de mestre Herculano Elias, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro. A mostra designada “Memórias do Mar” inclui obras deste artista de pintura e de escultura cerâmica.

“Perdidos num Verão Quente” no Chão da Parada
Hoje, 31 de Maio, pelas 21h30,vai ser apresentado na Associação Paradense, no Chão da Parada, o livro “Perdidos num Verão Quente” da autoria de Faria Artur. Esta obra tem várias passagens no Oeste pois há momentos vividos nas Caldas da Rainha e na Nazaré. A sessão vai contar com a presença de Dário Marques e do jornalista da Gazeta das Caldas Pedro Antunes. O autor, Faria Artur, foi durante vários anos jornalista e editor do Diário de Notícias.
Também amanhã, 1 de Junho, pelas 21h30, na Associação Social e Cultural Paradense (ASCP), no Chão da Parada, será representada a peça “Quem é o próximo?” pelo grupo Teatro de Boca, dos Pimpões.
Os bilhetes custam 2,5 euros para os sócios e três euros para não sócios. Esta iniciativa realiza-se em parceria entre a ASCP e os Pimpões.

Debate, teatro e concurso nas Jornadas da Juventude
Bullying e Violência no Namoro são o tema do debate que se realiza hoje, 31 de Maio, pelas 15h00, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro. A iniciativa contará com a presença de professores, juristas, psicólogas e uma gestora do Gabinete de Apoio à Vitima de Santarém e faz parte das Jornadas da Juventude que estão a decorrer desde a semana passada.
Hoje, o grupo de teatro do Colégio Rainha D. Leonor representa “O doente imaginário”, às 21h00, no CCC.
No dia 5 de Junho vai realizar-se pela cidade o concurso “Uma Aventura Urbana”, cujos vencedores serão premiados com uma viagem para duas pessoas a uma capital europeia. Os segundos classificados recebem aulas de surf e os terceiros têm como prémio um jantar para dois. Estas iniciativas integram as Jornadas da Juventude, organizadas pela autarquia.

Conselho da Cidade visita oficinas artesanais
O Conselho da Cidade  – Associação para a Cidadania, prossegue com as visitas programadas aos ateliers de artesãos locais, nos dias 1 e 6 de Junho, às 15h00. Está prevista uma visita à oficina de Orlando Trindade, que se dedica à construção e restauro de cordofones e réplicas de instrumentos antigos, e outra à de Mónica Correia, que trabalha em conservação e restauro de pintura, cerâmica, escultura, arte sacra e mobiliário.
Ainda é possível marcar lugar na visita do dia 6 de Junho através do e-mail [email protected] ou do tel.. 963405129.

Academia de Música de Óbidos no CCC
No dia 2 de Junho (domingo), pelas 17h00, a Academia de Música de Óbidos actuará no CCC, num dirigido pelo maestro Pedro dos Santos Filipe.
Os bilhetes custam quatro euros.

ÓBIDOS
Exposição de pintura inaugura hoje na novaOgiva

Hoje, 31 de Maio, pelas 18h00, sera inaugurada na galeria novaOgiva, em Óbidos, a exposição Velocidade da pintora Marta Moura. Trata-se de uma mostra de pintura onde, segundo a artista, “versa a aceleração e a intensificação da produção e do consumo em massa”.
A mostra vai estar patente até ao dia 26 de Agosto e pode ser visitada todos os
dias, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, excepto às terças-feiras.

Os loucos anos 80 em A-dos-Negros

No domingo, 2 de Junho, a partir das 16h00, haverá uma matiné dos anos 80 na sede do Grupo Desportivo e Recreativo de A-dos-Negros. O evento contará com a presença do “mítico” dj Zé Barbas.
A organização aconselha os participantes a levarem os seus discos em vinil e a participar com pedidos de músicas.

ALCOBAÇA
Três dias de festa em Turquel
Três dias de festa assinalam, este fim-de-semana, 16 anos sobre a reelevação a vila de Turquel. No largo do Hóquei, há animação infantil, folclore, música e tasquinhas, numa organização da Junta de Freguesia.
A festa arranca amanhã, 1 de Junho, com actividades lúdicas que assinalam o Dia Mundial da Criança. Às 16h30 inauguram as tasquinhas e meia hora depois tem início o jogo de hóquei feminino onde as atletas da casa defrontam a equipa de Vila Boa do Bispo. Às 18h00 é a vez da equipa sénior de hóquei enfrentar o H.A. Cambra. À noite há concerto de pop/rock com as bandas FadeOut e Ben.
No domingo, dia 2 de Junho, as comemorações têm início às 10h00 com arruada da Banda Filarmónica Turquelense. Às 11h00 há aeróbica no hóquei e ao meio dia abrem as tasquinhas. A Banda tem actuação marcada para as 15h00 horas e uma hora mais tarde arranca o festival de folclore. A animação da noite fica a cargo do grupo Chaparral.
No último dia de festa, a 3 de Junho, há tasquinhas a partir das 19 horas e baile com Os Lord’s.

Orquestra Típica e Coral em concerto
A Orquestra Típica e Coral de Alcobaça comemora esta noite, 31 de Maio, o seu 10º aniversário com um concerto no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro. A primeira parte está a cargo da Orquestra Matono, cabendo a segunda parte à apresentação da orquestra aniversariante, que aproveita as comemorações para lançar o seu segundo CD, Presente com Memória. O concerto tem início marcado para as 21h30.

Teatro de Revista no Valado de Sta. Quitéria
Amanhã, 1 Junho, pelas 15h00, o Grupo de Teatro “Pó D’Palco”, da Associação Recreativa Desportiva Quiterense vai realizar uma tarde de convívio para “jovens maiores de 65 anos” e irá representar o espectáculo de teatro de revista “Saúdinha é Qu’eu Desejo”. O evento  conta com o apoio de instituições locais que acolhem seniores dos concelhos de Alcobaça, Caldas e de Óbidos. Às 17h00 realiza-se um lanche convívio para os convidados.À noite, pelas 22h00 realiza-se mais uma representação da peça, destinada à população geral.

NAZARÉ
Jazz de volta ao Valado dos Frades
O 16º Jazz Valado está de volta à Biblioteca de Instrução e Recreio de Valado dos Frades este fim-de-semana. Hoje, 31 de Maio, cabe a Sérgio Carolino (tuba), Mário Marques (saxes), Rúben Santos (trombone), Jorge Queijo e Alexandre Frazão (bateria), animarem a noite no festival que é já uma referência na cena jazzística nacional. O concerto do “TUBAB Quinteto” tem início às 10 horas.
Já amanhã, 1 de Junho, também pelas 22 horas, a proposta é Sofia Ribeiro “AR”, com a sua voz a ser acompanhada pelo piano de Juan Andrés Ospina, pelo contrabaixo de Petros Klampanis e pela percussão de Marcelo Woloski. A programação deste fim-de-semana fica completa com o concerto comentado “Aprende-se a ouvir Jazz?”, às 16h30 de 2 de Junho.

BOMBARRAL
Artes Plásticas abre amanhã no museu municipal
Amanhã, 1 de Junho, pelas 17h00, será inaugurado o primeiro Salão Internacional de Artes Plásticas no Museu Municipal do Bombarral. A iniciativa é do Rotary Clube daquela localidade. O Museu Municipal fica na Rua D. Afonso Henriques.

Passeio pedestre no Vale Covo
No próximo domingo, 2 de Junho, pelas 9h30, terá início um passeio pedestre no Vale Covo (Bombarral), para angariação de fundos para os bombeiros voluntários daquele concelho.
O percurso compreende a passagem pela igreja do Vale Covo, ruas da Relva e de São José, percurso rural, Casalinho e Camarão, Moita Boa e Vale Pato, num total de 14 quilómetros. A concentração nas Caldas da Rainha é às 9h00 na rotunda do Cencal.
Mais informações pelo tel. 919088066.
A organização é do Rotary Club do Bombarral, com o apoio e participação do Grupo de Caminheiros das Caldas da Rainha e dos Caminheiros das Caldas da Rainha e Óbidos.

LISBOA
Artista caldense expõe na Plataforma Revólver
Está patente em Lisboa, na Plataforma Revolver, uma exposição de obras de finalistas do Mestrado de Arte Multimédia da Faculdade de Belas Artes de Lisboa que pode ser apreciada até ao dia 27 de Julho.
Entre os autores conta-se com uma artista caldense, licenciada na ESAD, Paula Nobre. Poderão igualmente ser apreciadas obras de Ana Garcia, Anabela Bravo, Conceição Abreu, Fernando Fadigas, Filipa Cordeiro, Luísa Baeta, Sandra Henriques e Teresa Cortez.

TORRES VEDRAS
Luísa Sobral amanhã no Teatro-Cine

A cantora Luísa Sobral actua amanhã, 1 de Junho, pelas 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras.
Dois anos depois de ter surpreendido o país com o álbum de estreia  The cherry on my cake, Luísa Sobral regressou recentemente a estúdio para gravar There´s a flower in my bedroom. No Teatro-Cine de Torres Vedras a cantora será acompanhada por João Hasselberg (contrabaixo), João Salcedo (piano) e Carlos Miguel (bateria). O preço dos bilhetes é de 15 euros.

ALMADA
O Parque D. Carlos I em Almada
“Jardim com Artes” é como se designa a exposição de fotografia de Luís Eme que pode ser vista, até ao dia 7 de Junho, no Espaço “Doces da Mimi” que fica na Rua da Liberdade nº 20 A, em Almada.
O autor é o caldense Luís Milheiros, escritor e jornalista que vive em Almada desde 1987. Dedica-se igualmente à fotografia e esta é a sua quarta exposição individual.