Agenda Cultural

0
444

CALDAS DA RAINHA

Militares expõem no CCC
Hoje, 5 de Setembro, pelas 17h00, será inaugurada no CCC a exposição “O horizonte do sonho”, uma exposição de pintura e fotografia de militares portugueses. Poderão ser apreciadas obras de pintura do tenente-coronel Mário Álvares, do major José Rosa e dos capitães José Barradas e Pedro Teixeira e ainda fotografias do sargento-ajudante Pedro Monteiro. O evento é promovido pela Câmara das Caldas, CCC e Escola de Sargentos do Exército.

Beco d’Obra expõe na Casa dos Barcos

Será inaugurada amanhã, 6 de Setembro, pelas 16h00, na Casa dos Barcos, no Parque D. Carlos I, uma exposição de trabalhos do ano lectivo 2013/14 dos alunos do Atelier de Artes plásticas Beco d’Obra. A mostra está patente até ao dia 14 de Setembro.

Orquestra Ligeira Monte Olivett na Praça do Peixe

Amanhã, 6 de Setembro, pelas 21h30, vai realizar-se um concerto na Praça 5 de Outubro (ex-praça do Peixe) da Orquestra Ligeira Monte Olivett. A actuação é antecedida pelo desfile do Grupo de Bombos Monte Olivett pelas ruas da cidade que terá início às 20h00.
A Orquestra Ligeira, dirigida por David Santos, é constituída por 18 músicos e três vocalistas que vão assegurar duas horas de actuação.

Conferência e concerto assinalam 80 anos do Museu Malhoa
“A cidade precisa de um Museu de Arte: História politica da criação dos museus das Caldas da Rainha”, assim se intitula a conferência que será proferida pelo investigador caldense João Serra, no domingo, 7 de Setembro, pelas 16h00, no Museu Malhoa.
Esta iniciativa, que será antecedida por um concerto a quatro mãos com as pianistas Maria Vieira e Inês Gomes, visa assinalar os 80 anos daquele espaço museológico.

Feira d’Avenida de novo na 1º de Maio
Este fim-de-semana, dias 5 e 6 de Setembro, regressa a Feira d’Avenida à 1º de Maio. Este será o terceiro momento deste evento, organizado pela Papelaria Vogal, que fará voltar a animação cultural e musical, com a presença de bancas de artesanato, velharias, e doçaria e licores àquela zona da cidade. Do programa fazem parte actividades de teatro, poesia, música, contadeiras de historias, insufláveis, pinturas faciais e ainda aulas práticas e demonstrações desportivas.
No sábado, pelas 11h00 vai decorrer o primeiro encontro de animais de estimação e meia hora depois decorrerá a segunda Cãominhada até ao Parque D. Carlos I. Às 14h30, na Avenida realiza-se uma demonstração de agilidade e obediência. Haverá vários concertos, dramatizações e projecções de imagens das anteriores edições desta feira d’Avenida. A organização prevê que nesta terceira edição haja 120 participantes.

Associação de Cultura Espírita das Caldas

Hoje, 5 de Setembro, às 21 horas, vai realizar-se a conferência “Livro dos Espíritos: Farol para a Humanidade”, onde será abordada a obra composta por 1019 perguntas e respostas.
Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das  Morenas, nas Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c. As entradas são gratuitas.

BENEDITA

Lan Party na Benedita
O Pavilhão dos Bombeiros da Benedita acolhe a partir de hoje, 5 de Setembro, e durante três dias, a BG Lan Party, que na última edição juntou 80 jogadores em rede. Num evento em que os jogos de computador vão estar em destaque, há torneios de League of Legends, Counter Strike: Global Offensive, FIFA 14, PES 14 e Tekken 6.
Além dos jogos em rede, os participantes vão ainda poder usufruir da Zona Retro, com simuladores de corrida. Todas as informações estão disponíveis em www.bg-lanparty.com

Associação de Cultura Espírita de Alcobaça

Amanhã, 6 de Setembro, às 16 horas, decorrerá uma conferencia sobre “A educação num mundo em transição”.
O evento terá lugar na sede da Associação de Cultura Espírita de Alcobaça, na rua da Escola, nos Capuchos – Alcobaça.
As entradas são gratuitas.

Cerâmica Contemporânea em S. Martinho

Nos dias 5, 6 e 7 de Setembro decorre a Feira de Cerâmica Contemporânea na antiga colónia de férias da Cimpor, em S. Martinho do Porto. Além da exposição–venda, vai haver vídeo-mapping e uma demonstração de cozedura raku. No domingo, 7 de Setembro, pelas 19h00, há fados com Deolinda Bernardo, acompanhada à viola de fado por José Pires.
O evento decorre na sexta-feira, entre as 16h00 e a meia-noite, no sábado entre as 10h00 e a meia-noite e no domingo das 10 às 22h00.

TORRES VEDRAS

Feira Rural “invade” centro da cidade
Amanhã, 6 de Setembro, entre as 8h00 e as 18h00, vai realizar-se mais uma Feira Rural no centro de Torres Vedras. Ao todo, a feira vai ter 250 bancas onde se vendem produtos típicos do concelho de Torres e da região Oeste, como as hortícolas, frutas, artigos de agricultura biológica, flores, plantas, vinhos e outras bebidas, pão, doçaria, queijos, enchidos, artesanato (contemporâneo e tradicional), antiguidades, velharias e artigos de coleccionismo.
Da feira fazem parte concertos, actuações de ranchos, actividades para os mais novos e um comboio turístico que circula gratuitamente.

Pintura na Galeria Municipal
“Continuação”, intitula uma exposição de pintura de Fernando d’F Pereira que vai estar patente na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras, entre os dias 6 e 30 de Setembro. A inauguração decorre amanhã, 6 de Setembro, pelas 18h00..