Organizações e Trabalhadores: Estamos desalinhados e agora?

0
348
Andreia Mendes
HR Consultant | DR

Muitas vezes ouvimos as Organizações a indicar que os trabalhadores não estão alinhados com a Organização, ou com as ideias da Organização. Já teve este sentimento ao olhar para os seus trabalhadores? Quais as causas possíveis deste desalinhamento?
Antes de mais é importante perceber que as Organizações são compostas essencialmente por pessoas, e que estas pessoas são elementos chave para o sucesso de uma Organização. Para tal é de extrema importância que os colaboradores estejam constantemente alinhados com os valores da Organização, para que seja possível alcançar os resultados pretendidos.
Este desalinhamento pode dever-se a vários fatores dependendo da Organização em questão, contudo é a cultura organizacional que baliza as acções dos indivíduos envolvidos nos processos organizacionais, e esta, consiste nos valores e crenças firmemente partilhados pelos membros de uma organização (Schneider, Brief & Guzzo, 1996). Temos que ter em consideração que a cultura organizacional tem um caracter dinâmico, ou seja, apesar de não se mudar facilmente, é aberta à mudança. As organizações mudam por motivos internos, ou externos, e com elas mudam os valores e as normas. Contudo, muitas vezes esta mudança não é acompanhada pelos trabalhadores.
Estamos desalinhados e agora? Agora importa observar, analisar e perceber em que ponto está a sua organização, e depois desenvolver um conjunto de atividades ou procedimentos que podem ser pontuais, ou ter uma cadência pré-definida que trabalhem este alinhamento para que a Máquina que é a sua Organização funcione de forma equilibrada. Quando isto acontece as mudanças são visíveis, passa a ter respeito no ambiente de trabalho, diminuição de conflitos internos, maior satisfação dos clientes, mais produtividade e uma maior retenção de talentos.
Assim a proposta é olhe para a sua organização e consequentemente para a sua equipa e que perceba o quão alinhados estão, caso tenha dúvidas não hesite em contactar técnicos especializados que o ajudarão a tomar as melhores decisões.

Andreia Mendes