A autora é arquitecta e expõe obras de pintura desde 1991
- publicidade -

“Apontamentos de Paisagem” é a mostra que abriu portas no sábado, 22 de Fevereiro, no Posto de Turismo. A mostra é constituída por trabalhos em aguarela, pastel seco e óleo onde a artista retrata paisagens de vários locais, de Portugal e do estrangeiro

Cristina Luís é arquitecta mas gosta de pintar desde sempre. “Apontamentos de Paisagem” é a mostra que se encontra numa das salas expositivas do Posto de Turismo das Caldas da Rainha, desde 22 de Fevereiro.
“Gosto muito das Caldas, que considero um cidade linda, que tem muita vida cultural”, disse a autora que vive no Cartaxo e se dedica com afinco à pintura de paisagem. Cristina Luís traz referências fotográficas dos lugares por onde passa e é sobre essa base que depois cria as suas obras. “Faz parte do meu equilíbrio emocional estar sempre a pintar”, disse a artista, que se formou em Arquitectura nas Belas Artes de Lisboa. Durante algum tempo, ainda ensinou Educação Visual no ensino oficial.
Posteriormente, retornou à arquitectura por conta própria e sempre teve tempo para continuar a pintar. A autora gosta de ultrapassar desafios no que diz respeito ao seu trabalho artístico e, por isso, trabalha em óleo, aguarela e pastel seco, tendo aprendido esta última técnica com o pintor José Cascada. Aprecia, sobretudo, a possibilidade que esta técnica oferece no que diz respeito às possibilidades e intensidade que permite no trabalho com a cor. A arquitecta pertence a grupos de autores de pintura que analisam e comentam as obras que vão criando. “Só coloco on-line na minha página, as obras que foram vistas e discutidas pelos meus pares”, disse à Gazeta.

Primazia à natureza

Entre as pinturas que estão presentes nas Caldas constam vários tipos de paisagem que rodeiam a autora, desde as folhas de um carvalho até aos grandes espaços naturais. Prefere dar primazia aos tons e às cores da natureza e pouco se dedica ao que é artificial e dependente da intervenção do Homem. A artista retrata paisagens da zona onde vive, da terra da sua família no Minho: Gondomar de Guimarães. Também pinta outras paragens para onde viaja e de onde traz fotografias, sobretudo de locais que captaram a sua atenção. Há nesta mostra, patente no Posto de Turismo caldense, paisagens naturais oriundas da Alemanha e de Inglaterra.
Cristina Luís trabalha intensamente a cor e nalguns trabalhos deixa sobressair o traço do desenho. Habitualmente, a autora trabalha em pequenos formatos mas diz que está a aumentar a escala e que numa próxima mostra irá apresentar obras de maiores dimensões. A arquitecta-pintora, que nas visitas que faz às Caldas visita o Museu Malhoa. Classificou-o como “um fantástico espaço dedicado ao naturalismo”. Aprecia, também, as praias desta região. A artista expõe há 28 anos, tendo começado por mostrar pintura em galerias de Lisboa. Com o apoio de várias Câmaras, a autora tem feito mostras por todo o país. A exposição-venda possui trabalhos da autora que custam entre os 180 e os 400 euros. “Apontamentos de Paisagem” está patente no Posto de Turismo até 21 de Março.

- publicidade -