Terça-feira, 3 _ Fevereiro _ 2026, 23:21
- publicidade -
InícioBrevesCâmara das Caldas deixou de adoptar acordo ortográfico

Câmara das Caldas deixou de adoptar acordo ortográfico

-

A Câmara das Caldas da Rainha aprovou, na reunião de 4 de Março, uma deliberação pela qual toda a correspondência oficial passa a não obedecer ao novo Acordo Ortográfico até 2015, altura em que a decisão será reavaliada.
A proposta foi apresentada pelo vereador Rui Correia e aprovada por unanimidade pelos vereadores do PS, PSD e CDS (o presidente da Câmara não estava presente na sala).
A decisão da autarquia caldense, conhecida na segunda-feira através do perfil de facebook de Rui Correia, foi de imediato divulgada pelos críticos do Acordo Ortográfico como um exemplo a seguir por outras câmaras. Em Junho de 2012 a autarquia da Covilhã tomou a mesma decisão, num comunicado cujo texto foi agora aproveitado para redigir a proposta aprovada nas Caldas.

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entrou em vigor em Portugal a 13 de Maio de 2009. A resolução do Conselho de Ministros, publicada no Diário da República em 2011, determinava a aplicação do Acordo Ortográfico, a partir de 1 de Janeiro de 2012, ao governo e a todos os serviços, organismos e entidades na dependência do governo. Está previsto um prazo transitório de seis anos para a implementação da nova grafia, ou seja, até 2015 há um período de transição durante o qual ainda se pode utilizar a grafia actual.
O Brasil, país com maior número de falantes em português, adiou a vigência obrigatória do Acordo Ortográfico, prevista para este ano, para Janeiro de 2016.

Loading

12 COMENTÁRIOS

- Advertisment -

Edição #5628

Capa da Semana


VER CAPA


INICIAR SESSÃO

Acesso exclusivo a assinantes
Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.