
O primeiro número da Fitacola & Co, uma publicação de origem caldense que junta obras inéditas criadas com recurso a técnicas e estilos de colagem manual e digital, foi apresentado pela primeira vez numa galeria de arte em Amesterdão, no âmbito de uma exposição que esteve patente em Holanda durante o mês de Outubro.
Fitacola & Co. é um projecto de colaboração criativa desenvolvido pelo colectivo caldense (fitacola.com) que cruza diferentes medias como a fotografia, a ilustração, tipografia, a pintura e desenho, em formatos bidimensionais.
Carlos e Graça Quitério, o casal que compõe o colectivo, convidaram vários artistas que também se dedicam às colagens para um projecto mais abrangente, que inclui um mini-livro com edições limitadas, mas também outros eventos, como exposições.
A primeira edição, que foi lançada a 8 de Outubro, contou com a colaboração de Zé Burnay (be.net/zeburnay), Benedita Feijó (interactcreative.com) , João Pombeiro (joaopombeiro.com) e Paulo Barros (barrospaulo.blogspot.com).
A exposição, na galeria holandesa Atelier Open, abriu a 18 de Outubro e esteve patente até ao final de Novembro. No dia 21 de Outubro houve uma vernissage onde Carlos Quitério pôde apresentar o projecto.
O artista tinha estado na Holanda em 2009, na apresentação dos Junior Jetsetters Guide, guias turísticos dedicados aos jovens. Editados por uma empresa canadiana, os guias eram dedicados a Lisboa, Paris e Amesterdão, tendo o artista caldense ilustrado o livro da capital portuguesa.
Nessa altura conheceu os responsáveis da Atelier Open, onde estiveram expostos os trabalhos desses guias, com quem manteve contacto. Na sequência destes contactos, o projecto Filacola foi convidado para voltar a expor em Amesterdão. “Aproveitei esse convite para fazer um projecto mais elaborado em relação à colagem“, contou à Gazeta das Caldas Carlos Quitério.
O Fitacola & Co. terá sido muito bem recebido na Holanda e alguns dos trabalhos expostos acabaram por ser vendidos. Outras das colagens dos portugueses estão agora representadas numa exposição colectiva com artistas holandeses durante o mês de Dezembro.
A colagem como forma de arte
A colagem é uma disciplina visual que existe há 100 anos, “mas que foi sempre considerada como uma arte menos nobre“, disse o artista, que também é mais conhecido pelos seus trabalhos de ilustrador (colabora como publicações como o Expresso ou a Visão). A verdade é que até Picasso chegou a fazer composições com recortes de jornais e colagens.
Fitacola & Co. é uma iniciativa baseada em Portugal, mas prevê a internacionalização nas colaborações, distribuição, promoção e apresentações futuras “ambicionando desta forma uma maior projecção e visibilidade dos artistas e trabalhos expostos, assim como uma maior variedade de estilos e propostas que se adaptem às temáticas e objectivos“, explicou Carlos Quitério.
O número dois, previsto para Março de 2012, também terá o seu lançamento numa cidade europeia (Barcelona ou Madrid).
“Queremos mostrar que é possível, com algum esforço, levar as coisas lá fora“, disse o artista.
Segundo Carlos Quitério, a continuidade deste projecto só será possível com parcerias como as que já conseguiram com a Gallery & Bookshop (Lisboa), o Bixo Mau e o restaurante Maratona.