Exposição de Santa-Bárbara abre amanhã no CCC

0
537
- publicidade -

notícias das Caldas“Memórias – Anos 50 – 2010” é como se designa a exposição de José de Santa-Bárbara que será inaugurada amanhã, 4 de Junho, pelas 19h00, no CCC.
Da exposição fazem parte pinturas, esculturas, peças de cerâmica, medalhística e objectos de design deste autor que tem ligações familiares nas Caldas da Rainha.
José de Santa Bárbara nasceu em 1936 e frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroio, onde cursou Cerâmica. Mais tarde estudou Escultura nas Belas Artes de Lisboa, tendo sido aluno de Abel Manta. Estudou ainda Cenografia no Conservatório Nacional de Lisboa e fez Gravura na Cooperativa de Gravadores Portugueses.

Como bolseiro da Gulbenkian, no final dos anos 60, realizou em conjunto com o arquitecto Keil do Amaral, o levantamento do equipamento urbano a nível nacional. Em 1978, José Santa-Bárabra é presidente da Associação Portuguesa de Designers, entidade da qual é sócio fundador.
Quadro da CP durante várias décadas, foi o autor do design e pintura de várias comboios daquela empresa. Trabalhou também, entre 1962 e 1964, no Estúdio Secla.
Em 2005 foi agraciado com e Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro pela Câmara de Sintra, em cujo concelho reside, e quatro anos depois recebeu o mesmo galardão, atribuído pela autarquia das Caldas da Rainha.
Desde os anos 60 que este artista expõe de forma individual e colectiva e em Maio de 2002 realizou a mostra “Pintura” no Museu do Hospital e das Caldas. Entre as muitas exposições destaca-se por exemplo “Vontades” uma mostra onde este artista apresenta obras inspiradas na obra “Memorial do Convento” de José Saramago. É ainda autor de várias capas de discos de Zeca Afonso.
Santa-Bárbara tem um longo currículo nas áreas da arte pública, da cerâmica e da medalhística. São de sua autoria várias intervenções plásticas em estações de caminho de ferro e de metro como em Entrecampos, Santa Apolónia e Pragal (Almada). Entre as medalhas destacam-se as comemorativas de efemérides ligadas ao caminho de ferro, à EPAL e ao 25 de Abril.

- publicidade -

 

- publicidade -