Festival de Teatro Ofélia está de volta

0
483
O evento, que decorre desde 2011, realiza-se entre os dias 18 e 22 de março

O Ofélia, festival de teatro e arte performativas quer “tudo a nu”, sem preconceitos

Entre os dias 18 e 21 de março vai realizar-se mais uma edição do Festival Ofélia – Teatro e Artes Performativas, dinamizado por estudantes do 2.º ano da licenciatura em Teatro, da ESAD.CR. Nesta edição, que tem como mote ‘Despe-te’, o público terá a oportunidade de assistir a uma diversidade de exercícios teatrais, criados pelos participantes, estudantes da ESAD.CR e convidados de outras escolas de todo o país, de cursos similares.
Além das apresentações, estão também previstos workshops, palestras e debates, “que procuram proporcionar um ambiente de aprendizagem e troca de experiências entre todos os que se juntarem à iniciativa”, explica nota da organização do evento.
Na 13.ª edição do festival procura-se “uma experiência de desconstrução da ideia convencional de teatro, encorajando os artistas a despirem-se das suas camadas sociais e a transformarem a sociedade e a arte, através de performances inovadoras e criativas, sem preconceitos, apelando ao ‘nu e cru’ da expressão artística”. Explicam também que não se trata de um convite superficial ao nu físico, mas sim “uma chamada ousada à desconstrução da sociedade, à transformação das ideias preconcebidas e à revelação das camadas mais íntimas da existência”.
O festival, que decorre anualmente desde 2011 é “uma celebração da arte como agente de mudança, uma experiência onde o teatro deixa de ser um mero espetáculo e se torna uma jornada coletiva de autoconhecimento”, refere a organização da 13.ª edição do Festival Ofélia. ■