Quinta-feira, 5 _ Fevereiro _ 2026, 5:45
InícioCulturaMailArt em destaque na Ghostbirds

MailArt em destaque na Ghostbirds

-

Perto de duas centenas de artistas, de 27 países, enviaram os seus trabalhos por correio para a galeria caldense

Abriu a 9 de janeiro, no Atelier e Galeria Ghostbirds, que fica na Rua da Paz, a exposição “Fragments of What Makes Us Alive”. Esta tem a particularidade de ser constituída por trabalhos artísticos que chegaram a esta galeria caldense através do correio.
Ao todo estão a participar184 artistas de 27 países que enviaram 321 trabalhos pelo correio.

A mostra, – que contou com uma inauguração muito participada com a presença de artistas da cidade e ESAD.CR e vários estrangeiros, amigos da responsável da galeria a artista e professora de gravura, Mika Aono. A responsável recordou que a mail art “nasceu do espírito radical e subversiva do Dadaísmo, utilizando o próprio sistema postal como forma de abalar fronteiras, hierarquias e expectativas sobre o que a arte pode ser”.

Nesta exposição, “Fragments of What Makes Us Alive” estão presentes as mais variadas propostas artísticas, feitas com diversos materiais e que chegaram de autores da Austrália, Lituânia, USA, Itália, China, Turquia, Canadá, França, Alemanha e do Japão. E como o espaço da Ghostbirds é limitado, muitos dos trabalhos estão pendurados a partir do teto.

Estão presentes trabalhos de alguns artistas que vivem nas Caldas e que também entregaram as suas propostas pelo correio.

Esta mostra – que vai estar patente até março – “mostra fragmentos dos autores, do seu dia e todos têm significado”, disse a galerista recordando que hoje se vivem dias de guerras “num mundo que está profundamente dividido”. Como tal, para a artista, estes trabalhos transportam “também um desejo de elevar o ânimo, de afirmar as ligações frágeis mas persistentes que existem entre nós”. Em março, as 319 peças serão novamente reunidas num leilão online de angariação de fundos, com 100% das receitas a reverter para o Fund for Global Human Rights pois há muita gente no mundo com os seus direitos fundamentais em risco e a venda das propostas artísticas pretende ser um ato solidário na defesa dos direitos fundamentais. Mika Aono já tinha participado numa exposição de mail art por isso quis trazer e desenvolver uma exposição deste tipo na sua galeria, nas Caldas, neste início de ano. “A arte é vida, e a vida é arte”, rematou a artista que está a planear várias exposições para a Ghostbirds. Terá artistas convidados dos EUA que vêm às Caldas para dar a conhecer o seu trabalho com a realização de mostras individuais e de trabalho in loco na galeria caldense. A mostra está patente até 13 de março.

Loading

- Advertisment -

Edição #5628

Capa da Semana


VER CAPA


INICIAR SESSÃO

Acesso exclusivo a assinantes
Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.