A S.A. Marionetas marca presença, com o Teatro D. Roberto, no Festival de Teatro Tradicional que decorre, entre os dias 18 e 19 de Setembro, em Bratislava, na Eslováquia, naquela que é a primeira deslocação ao estrangeiro da conhecida companhia alcobacense.
Este certame decorre em espaços ao ar livre e em teatros da capital eslovaca, sendo a S.A. Marionetas uma das companhias estrangeiras contratadas para um festival que procura manter viva a arte do teatro tradicional.
No evento, que é acompanhado também da exibição de filmes, está também confirmada a presença de artistas italianos, checos e britânicos, para além de representantes locais.
Num ano atípico, devido aos impactos causados pela pandemia de covid-19, a companhia sedeada em Alcobaça tem visto muitos dos espectáculos serem cancelados ou adiados. Contudo, a equipa dirigida por José Gil não tem parado de criar e no passado mês de Agosto marcou presença em Santa Maria da Feira no “Fora dos Eixos”, um ciclo de teatro de marionetas, que se realizou pela terceira vez.
Já este ano, no mês de Maio, a S.A. Marionetas esteve em destaque, ao vencer a categoria de Melhor Música Original nos prémios Guia dos Teatros 2020, com “Consonância” – Piano e Teatro Dom Roberto”, de José Gil e Daniel Bernardes.