The Gift lançam novo álbum e escolhem Alcobaça para arranque de digressão

0
438
notícias das Caldas
Com novo álbum prestes a ser lançado, a banda viu a capa de “Explode” ser considerada uma das 50 melhores de 2011 pela londrina Art Vinyl

É em Alcobaça, a cidade que os viu nascer, que os The Gift dão início à digressão “Primavera e Explode – mil cores possíveis”. Já praticamente esgotados, os espectáculos marcados para 13 e 14 de Janeiro no Cine-Teatro de Alcobaça João d’Oliva Monteiro são os primeiros de uma série de 18 concertos que o grupo vai dar nos meses de Janeiro e Fevereiro, não só em salas de norte a sul do país, mas também em Madrid e Barcelona. Uma digressão que antecede uma pausa nos concertos a apresentações do grupo, dado que Sónia Tavares está prestes a ser mãe pela primeira vez.
À Mala, os músicos alcobacenses levam o seu mais recente trabalho: “Primavera”, que tem lançamento marcado pra a próxima segunda-feira, dia 9 de Janeiro. São doze novos temas, “na sua maioria gravados em dez dias no Centro Cultural de Belém”, explicam os The Gift.

De acordo com Nuno Gonçalves, um dos elementos do grupo, são “melodias que há muito existiam mas que o tempo ou a ausência de tempo as fizeram esperar”. “Primavera” é um álbum que “sobreviveu às noites de chuva, aos dias de calor, às folhas caídas, às folhas em branco, às noites de explosão de cor, aos concertos ao ar livre e àqueles dentro de portas”.
Já para Nuno Ribeiro, “Primavera vive do detalhe, do momento em que se diz para parar porque o que temos já chega e já nos enche por completo. É uma Primavera que transforma em música toda a vida que nos rodeia e transporta para a ponta dos dedos sentimentos que não se podem explicar mas apenas ouvir”.
Mas nem só dos temas novos deste álbum se vão fazer os concertos dos The Gift. Para a segunda parte do espectáculo os músicos de Alcobaça guardaram os temas de “Explode”, o álbum lançado em 2011 que, apesar de não ter feito as delícias da crítica nacional, fez algum sucesso no estrangeiro, sobretudo em terras americanas. “RGB”, “Made for You” e “Primavera” são alguns dos temas que prometem levar a plateia do Cine-Teatro de Alcobaça, e das restantes salas que compõem a digressão, ao rubro.
As duas presentações em Alcobaça têm início marcado para as 21h30. Os bilhetes custam 15 euros para 1ª plateia e camarotes, 12,5 euros para 2ª plateia e 10 euros para o balcão, podendo ser comprados na bilheteira da sala ou em alcobaca.bilheteiraonline.pt.

Capa de “Explode” entre as melhores do ano

No início desta semana a Art Vinyl incluiu o disco “Explode” na lista das melhores capas em vinil do ano de 2011 em todo o mundo. A galeria de Londres, que trabalha unicamente com capas de discos de vinil, considerou que a capa do álbum lançado no passado mês de Março é a 27ª melhor, numa lista de 50 capas, liderada por “The People’s Key”, dos Bright Eyes.
Para os The Gift, a distinção foi recebida “com enorme satisfação, pois é a primeira que uma banda nacional entra nesta importante lista”. Na reacção, a banda destaca “o trabalho fantástico da Velcro Design – com sede em Alcobaça – o trabalho fotográfico de Poras Chaudhary – fotógrafo indiano responsável por todas as fotos do inlay” e agradece aos fãs “que ainda continuam a escolher o vinil como forma especial de ouvir música”.