Ciclismo: João Almeida foi o melhor português em prova com o 6º lugar na geral

0
172
O ciclista de A-dos-Francos liderou a UAE Team Emirates

Caldense brilhou no Alto do Malhão e chegou a estar no pódio, mas perdeu muito tempo no contrarrelógio final

João Almeida (UAE Team Emirates) terminou no passado domingo a Volta ao Algarve no 6º lugar da geral e como o melhor português em prova.
A fazer uma prova consistente nas etapas iniciais, que o mantiveram dentro do top 10 da geral, João Almeida esteve em grande destaque no sábado, na subida ao Alto do Malhão. O caldense chegou mesmo a comandar o grupo de favoritos para acabar com a fuga que liderava a corrida à entrada para o último quilómetro, acabando por ficar sozinho com Thomas Pidcock (Ineos Grenadier), que atacou já perto da chegada para vencer a etapa, com João Almeida a apenas 1 segundo.
Essa prestação, que o colocou em terceiro da geral, abriu apetite para o contrarrelógio individual que concluiu prova, mas as coias não correram como líder da UAE pretendia. “Infelizmente, o contrarrelógio foi menos bem sucedido, depois de algumas falhas”, lamentou João Almeida, 13º da etapa com 30m46s, a 1m12s do vencedor da etapa, Stefan Kung (Groupama FDJ).
O contrarrelógio acabou por baralhar as contas na frente, com a luta pela vitória a transformar-se num duelo entre dois ciclistas da Ineos Grenadier. Daniel Martinez bateu por apenas dois segundos o companheiro Filippo Gana.
João Almeida acabou por cair três posições para fechar a prova no 6º lugar, melhorando o desempenho da sua primeira participação na prova algarvia, então um 9º lugar.
O ciclista de A-dos-Francos fez um balanço “muito positivo” da sua participação, “muito satisfeito com a forma e com o sucedido diariamente etapa após etapa”.
O ciclista de A-dos-Francos volta à ação dentro de semana e meia para a clássica italiana Tirreno-Adriático, a 6 de março, de onde segue, depois, para a Vuelta Ciclista a Catalunya. ■