Quinta-feira, 5 _ Fevereiro _ 2026, 2:28
InícioDesportoFutebol: Líder reaviva ferida que não está fácil de sarar

Futebol: Líder reaviva ferida que não está fácil de sarar

-

O Caldas enfrenta um duro teste à sua resistência. Continua sem pontuar na segunda volta e quebrou um recorde negativo: nunca o clube tinha somado sete derrotas consecutivas para o campeonato.
Com o campeonato superequilibrado e as equipas no miolo da tabela ainda muito juntas, tudo pode ainda acontecer, mas quebrar esta série torna-se primordial para reavivar a confiança dos pelicanos.
Nem tudo é negativo. O adversário, o líder Belenenses, vinha descansado e sem pressão, mas com vontade de continuar a senda de bons resultados e o facto é que os pelicanos voltaram a estar bem no jogo, apenas mal nos pormenores.
Os pelicanos voltaram a entrar com algum receio, mas rapidamente assumiram uma postura positiva e quando o Belenenses se adiantou no marcador, não o merecia. O Caldas estava bem no jogo, a trabalhar bem a bola e o adversário, tinha tido em Zé Ricardo (16’) e Gonçalo Barreiras (22’) dois remates muito perigosos. Mas, mais uma vez, a eficácia que faltou ao Caldas, sobrou ao adversário, que numa transição rápida conseguiu chegar ao golo por Wilson Eduardo (34’).
O Caldas estava bem e continuou. O empate chegou seis minutos depois num belo movimento coletivo de uma asa esquerda bastante ativa. Clemente e Tarzan trabalharam a bola, este centrou para o desvio certeiro de Gonçalo Barreiras. E, logo depois, foi Januário a ir à esquerda criar, também ele, perigo.
Mas o Belenenses cresceu na segunda parte, ganhou alguma primazia, ou pelo menos conseguiu controlar melhor a saída do Caldas, e a abrir a segunda parte chegou novamente à vantagem com o bis de Wilson Eduardo, servido por Evandro Barros.
Não houve baixar os braços nem derrotismo. Os pelicanos continuaram a lutar e a acreditar que podiam alterar o desfecho. Matheus Palmério (84’) e Gonçalo Chaves (90’+6) quase o fizeram, mas Guilherme não permitiu.
O Caldas não conseguiu evitar o desfecho do jogo, mas está muito a tempo de escrever uma história diferente no campeonato e travar esta fase negra.
A maior série de derrotas do clube era de seis, nas temporadas de 2007/8, 1989/90 e 1958/59, que têm em comum serem, todas elas, épocas de descida. O Caldas tem ainda duas oportunidades para não quebrar outro recorde negativo, o de passar toda uma volta sem vencer um único encontro, o que nunca aconteceu. O pior registo é apenas uma vitória na segunda volta das épocas 2011/12 e 2007/8. Falta jogar em Évora com o Lusitano e em casa com a Académica. ■

 

“Basta uma falha de concentração”

José Vala considerou que a derrota frente ao Belenenses surgiu num dos jogos em que o Caldas apresentou mais qualidade nas últimas jornadas. “O Belenenses entrou melhor, tivemos alguma dificuldade, mas depois equilibrámos e, tanto na primeira como na segunda parte, fizemos talvez o jogo com mais qualidade dos últimos tempos”, afirmou. Ainda assim, Vala reconheceu que qualquer erro tem sido fatal. “É difícil ganhar quando entramos nesta espiral de derrotas. Basta uma falha de concentração e é golo do adversário. Estamos com muita dificuldade em dar a volta a esta situação”, disse, sublinhando, porém, que não consegue apontar falta de atitude, vontade ou de querer aos jogadores. ■

 

Momento do jogo

Ao minuto 84, uma grande oportunidade para o Caldas que podia ter mudado o desfecho da partida. O Caldas trabalha a bola em ataque posicional, Clemente bem adiantado recupera a bola aliviada da área, dá para Zé Gata e recebe de volta, cruza para a área onde Gonçalo Chaves toca para Matheus Palmério e o médio, de costas para a baliza, nem pensa duas vezes e remata em balão para uma grande defesa de Guilherme. A entrar, seria um grande golo que galvanizaria a equipa para a vitória. ■

Loading

- Advertisment -

Edição #5628

Capa da Semana


VER CAPA


INICIAR SESSÃO

Acesso exclusivo a assinantes
Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.